Capa do livro: ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS <br>Volume 1

ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Volume 1

Autores: Amanda Melchiotti Gonçalves - João Batista Zanardini - Roberto Antonio Deitos (Organizadores)

A coletânea Estado e Políticas Educacionais – volume 1 – é a primeira de um conjunto de três volumes que iniciam as publicações comemorativas do aniversário de 15 anos do GEPPES – Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. A coletânea reúne um conjunto de artigos de pesquisadores do GEPPES e de outras instituições e universidades que nesses 15 anos estiveram refletindo sobre questões que envolvem o estado, a política social e, em especial a política educacional brasileira, sempre com firme e radical intencionalidade teórica, política e ideológica trilhando o caminho do estudo como rotina habitual e o debate acadêmico e teórico como fundamento crítico da necessidade de pensar questões socioeconômicas e educacionais em âmbito nacional e internacional.    Neste segundo volume congrega um conjunto de artigos com o foco principal nas relações, mediações e contradições que tratam do estado e das políticas educacionais, com destaque para as políticas educacionais empreendidas no Brasil.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3687-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-3686-8
DOI: 10.24824/978652513687.5
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 178
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS <br>Volume 1

AMANDA MELCHIOTTI GONÇALVES

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2017) e Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste do Paraná (2020). Doutoranda em Educação pela mesma instituição e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES).

 

DHYOVANA GUERRA

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus de Cascavel. Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação pela mesma instituição. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES).

 

ELIANA CLÁUDIA NAVARRO KOEPSEL

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Fundamentos da educação (DFE). Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (1991). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2014), com bolsa concedida pelo Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior- PDSE, na Universidade de Lisboa. Atua na graduação em Pedagogia. Foi Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ago. 2018 a jan. de 2020. Foi Chefe de Departamento de Fundamentos da Educação (2018-2020). Pesquisadora participante dos grupos de Pesquisa CNPQ: Grupo de Estudos e Pesquisa em Estado, Políticas Educacionais e Infância (GEPPEIN) e EMpesquisa – Ensino Médio em Pesquisa. Pesquisa em temas como: políticas educacionais, educação e trabalho, ensino médio, educação profissional e gestão escolar.

 

ELIANE CLEIDE DA SILVA CZERNISZ

Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), na Área de Políticas Educacionais, Estado e Sociedade. Atua no Curso de Graduação em Pedagogia, no Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos, e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Graduada em Pedagogia pela UEL, Especialista em Sociologia da Educação pela UEL, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Doutora em Educação pela UNESP/Marília. É membro do Grupo de Pesquisa EMPesquisa Ensino Médio em Pesquisa da UNICAMP. É associada à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), à Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Atua em pesquisas na Área de Educação com foco em Políticas Educacionais do Ensino Médio.

 

EPITÁCIO MACÁRIO

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de Economia Política e do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Grupo de Pesquisa “Trabalho, sociabilidade e lutas sociais” (UECE/CNPq) e do Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social (Cetros).

 

IRENI MARILENE ZAGO FIGUEIREDO

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus de Cascavel. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES).

 

ISAURA MONICA SOUZA ZANARDINI

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIOESTE – Campus de Cascavel. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIOESTE – Campus de Cascavel. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

 

JOÃO BATISTA ZANARDINI

Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Curso de Pedagogia. É Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Especialista em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003). Possui graduação em Matemática (licenciatura plena) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1998). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Sociais – GEPPES – UNIOESTE. É membro da RELIEVA – Red Latinoamericana de Investigación en Evaluación.

 

JULIANA FATIMA SERRAGLIO PASINI

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2016). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Dinâmica das Cataratas (2005). Possui cursos de especialização na área da Educação. Atualmente é Professora Visitante do Instituto Latino Americano de Arte, Cultura e História, ILAACH, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. Atuou como técnica no Núcleo Regional de Educação – SEED/PR. Possui experiência como professora da Educação Básica, Coordenação Pedagógica, além de Docente no Ensino Superior e coordenadora de cursos de pós-graduação em Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, políticas de formação docente, gestão escolar, políticas de avaliação em larga escala. Membro dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat/UFMT) e Grupo de Pesquisa em Gestão Escolar (Gpge).

 

LIDIANE COSSETIN ALVES

Doutoranda em Letras (UNIOESTE); Mestra em Letras (UNIOESTE/2021) – Linguagem e Sociedade; e Graduada em Letras – Português/Espanhol (UNIOESTE/2018). É especialista em Mídias Digitais para a Educação (UFMT/2022) e em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira (UNINTER/2020). Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais (UNINTER). É membro do grupo de pesquisa “Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens”/UNIOESTE.

 

LUIZ FERNANDO REIS

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do curso de graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (Geppes Unioeste/CNPq) e da Rede de Pesquisas Universitas/Br.

 

MÁRCIA COSSETIN

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Especialista em História da Educação Brasileira pela UNIOESTE. Graduada em Pedagogia pela UNIOESTE. Atualmente é Professora Adjunta Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacinais (GREPPE).

 

MARGARETE CHIMILOSKI DOLLA

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009). Especialização em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1998). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1995). Atualmente é professora pedagoga – Secretaria de Estado da Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social GEPPES e do Grupo de Pesquisa em Educação e Formação de Professores – GPEFOR.

 

MONICA RIBEIRO DA SILVA

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Mestra em Educação pela Universidade de São Carlos (UFSCar) e graduada em Pedagogia pela UNESP – Araraquara. Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora 1D do CNPq. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino Médio e da Rede Nacional

 

QUELI GHILARDI CANCIAN

Possui graduação em Processos Gerenciais pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2011), graduação em Educação Física (licenciatura) pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2018), graduação em Educação Física (bacharela) pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2016) e mestrado em EDUCAÇÃO pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2020). Atualmente é Doutoranda pelo programa de pós-graduação em Educação, graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Assis Gurgacz, bolsista CAPES e membro do grupo de pesquisa Fopecim da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração. Educação e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento motor, prática de educação motora, desenvolvimento cognitivo, educação física, metodologia e formação de professores.

 

ROBERTO ANTONIO DEITOS

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (1992), Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Pós-Doutorado em Educação (2012) pela Universidade Estadual de Maringá – UEM – Paraná. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Colegiado do Curso de Pedagogia. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

 

SANDRA REGINA DE OLIVEIRA GARCIA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2009). É professora Associada do Departamento de Educação, Área de Estado, Sociedade e Políticas Educacionais da Universidade Estadual de Londrina, desde 1987. Participa da Rede Nacional EMpesquisa. Coordena o Observatório do Ensino Médio/UEL. Atualmente é a Coordenadora da Coordenadoria de Processos Seletivos da UEL. – COPS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino médio, educação profissional, educação e trabalho, educação e políticas educacionais.

 

SIMONE SANDRI

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da UNIOESTE, campus de Cascavel. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacional e Social (GEPPES), da UNIOESTE. Pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua no campo de pesquisa de Políticas Educacionais com ênfase em Políticas Curriculares para a Educação Básica: Política Curricular e Gestão Educacional/Escolar; Política Curricular e Avaliação em Larga Escala; Público-Privado na Educação.

 

VALDECIR SOLIGO

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS; Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo – UPF. Graduado em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista – UNIP. Professor adjunto no colegiado de Pedagogia e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado – da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE campus de Cascavel.

 

VILMAR MALACARNE

Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua na graduação e na pós-graduação Lato e Stricto Sensu. Tem experiência na área de Filosofia e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Ética, Ciência e Religião. Coordenador geral do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática – NUPECIM.