Capa do livro: METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO<br> reflexões e ações possíveis pela pesquisa-ação

METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
reflexões e ações possíveis pela pesquisa-ação

Autores: Maria Elisabeth Kleba - Dunia Comerlatto - Carine Vendruscolo (Organizadoras)

A pesquisa e a intervenção, quando integradas, por meio de metodologias participativas, constituem-se como processo educativo, à medida que os sujeitos envolvidos são instigados a se posicionarem diante dos problemas e a reconhecer a realidade de modo mais crítico, na construção e implementação de estratégias para sua transformação. Ao optar pela aplicação dessas metodologias nas diferentes áreas do conhecimento e de atuação profissional, praticamos um ato intencional político e de cidadania, buscando transformar relações nos espaços e ambientes de atuação e na sociedade. Nessa perspectiva, a pesquisa-ação participativa se constitui ferramenta de produção de conhecimentos coerente com a práxis, defendendo a necessidade de se implicar e implicar os sujeitos envolvidos no processo compartilhado de produção de realidades, de saberes e práticas engajadas. Além disso, possibilita parcerias entre a academia e os cenários de prática profissional, estimulando o compartilhamento de saberes e experiências, tendo em vista a construção coletiva do conhecimento e a produção de mudanças na realidade.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3552-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-3553-3
DOI: 10.24824/978652513552.6
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 236
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO<br> reflexões e ações possíveis pela pesquisa-ação
ORGANIZADORAS/AUTORAS
MARIA ELISABETH KLEBA
Enfermeira. Mestra em Enfermagem (UFSC). Doutora em Filosofia pela Universidade de Bremen (Uni-Bremen/Alemanha). Pós-Doutora em Enfermagem (UFSC). Atua como consultora e educadora nas áreas de gestão de políticas públicas e participação social e de educação permanente em saúde. Membro integrante do Grupo Articulador da Rede de Pesquisa Ação Participativa do Brasil (RePAP.Br) e da International Collaboration on Participative Health Research (ICPHR). Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC).

CARINE VENDRUSCOLO
Enfermeira. Pós-Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Enfermagem. Mestra em Saúde Pública. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária a Saúde (Mpeaps/Udesc). Líder do Laboratório de Inovação e Tecnologias para a Gestão e Educação Permanente em Saúde (Labigeps/Udesc) e membro do Grupo de Estudos sobre Saúde e Trabalho (Gestra/Udesc).

DUNIA COMERLATTO
Assistente Social. Pós-Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (Furb/SC). Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestra em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atuou como docente na Universidade Comunitária da Região de Chapecó /Unochapecó (1991-2019), vinculada ao curso de Graduação em Serviço Social e ao Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais.

AUTORES / AUTORAS
AIDA MARIS PERES
Enfermeira. Pós-Doutora pela Universidad de Alicante (UA/Espanha). Doutora em Enfermagem. Mestra em Administração. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR. Líder do Grupo de Pesquisas em Políticas, Gestão e Práticas em Saúde (GPPGPS/UFPR). Pesquisadora CNPq 2A.

AMANDA DE LEMOS MELLO
Enfermeira. Doutora e Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente na Instituição Estácio de Sá – Idomed – Polo Jaraguá do Sul/SC. Gerente da Atenção Primária à Saúde no município de Jaraguá do Sul/SC. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cuidado em Saúde Mental e Formação em Saúde (GP Foresm/UFSM).

ANA LUCIA LAGO
Médica Pediatra com área de Atuação em Nutrologia Pediátrica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mestra em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapeco). Post Graduate Program in Pediatric Nutrition pela Boston University School of Medicine. Professora Assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó. Professora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Membro do grupo de pesquisa Grupo de estudo e pesquisa sobre evidências do cuidado à saúde em pediatria e hebiatria (GEPE-CPDH).

ANA PAULA GOMES DA CRUZ
ENFERMEIRA. MESTRANDA EM ENFERMAGEM NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES). Especialista em Gestão da Saúde. Enfermeira em Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Ebserh/Hucam/UFES). Membro do Laboratório CuidarTech (UFES).

BIANCA JOANA MATTIA
Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó. Mestra em Ciências da Saúde. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho em Saúde da Unochapecó.

CÂNDIDA CANIÇALI PRIMO
Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Saúde Coletiva. Docente Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade do Espírito Santo. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF/UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/UFES). Líder e fundadora do Laboratório de Tecnologias CuidarTech (UFES) e Membro fundador da RePPE: Rede de Estudos em Processo de Enfermagem e Membro fundador da RETE – Rede de Estudos em Tecnologias Educacionais.

CRHIS NETTO DE BRUM
Enfermeira. Pós-Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em ciências da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e Pós-Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Enfermagem. Mestra em Enfermagem. Docente Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó (UFFS/SC). Possuí liderança compartilhada do Grupo de estudo e pesquisa sobre evidências do cuidado à saúde em pediatria e hebiatria (GEPE-CPDH).

CRISTIANE TRIVISIOL ARNEMANN
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Cuidado em Saúde Mental e Formação em Saúde (GP Foresm/UFSM).

DAIANA KLOH KHALAF
Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFSC). Coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (NEPES). Vice-líder do Núcleo de estudos em Saúde Coletiva (NESC).

DEBORAH CRISTINA AMORIN
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra e Doutora em Serviço Social pela UFSC. Experiência na área de Serviço Social, com ênfase na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Serviço Social, Proteção Integral, Exclusão Social, Violências, Família e Políticas Públicas.

DENISE ANTUNES DE AZAMBUJA ZOCCHE
Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Educação (UFRGS). Docente Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Coordenadora do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária a Saúde (Mpeaps). Vice-líder do Laboratório de Inovação e Tecnologias para a Gestão do Cuidado e Educação Permanente em Saúde (Labigeps/Udesc).

DIONE MATOS DE SOUZA CARDOSO
Psicóloga. Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Especialista em Gestão Comunitária e Saúde Mental. Docente do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

EDLAMAR KÁTIA ADAMY
Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora Adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina- Udesc. Membro da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE). Membro do Grupo de Estudos sobre Tecnologias e Práticas do Cuidado em Enfermagem e Saúde (Getecs) e membro do Laboratório de Inovação e Tecnologias para a Gestão do Cuidado e Educação Permanente em Saúde (Labigeps).

ELIANE DE FATIMA ALMEIDA LIMA
Enfermeira. Mestra e Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF). Líder e fundadora do Laboratório de Tecnologias CuidarTech (UFES) e membro do Grupo de Estudos de Pesquisa em Gestão e Avaliação em Saúde Coletiva (Nupgasc).

FABIANE FERRAZ
Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva (PPGSCol/Unesc). Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão do Cuidado, Integralidade e Educação na Saúde (GECIES/Unesc).

FERNANDA CORDEIRO SIRTOLI VANTIL
Enfermeira. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Qualidade e Segurança do Paciente pelo Instituto de Ensino Sírio-Libanês. Enfermeira assistencial do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Ebserh/Hucam/UFES).

GABRIELA COSTACURTA
Psicóloga. Graduada na Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó. Bolsista do Projeto de Extensão Universitária RAIA Unochapecó entre os anos de 2017 e 2019.

HELEN BEATRIZ MARTINS
Acadêmica de Psicologia na Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó. Bolsista de pesquisa no projeto Cartografia da Rede de Atendimento a Infância e Adolescência de Chapecó, financiado pela Fapesc, entre os anos de 2019 e 2020.

IVONETE TERESINHA SCHULTER BUSS HEIDEMANN
Enfermeira. Pós-Doutora em Enfermagem de Saúde Pública pela Lawrence Bloomberg Faculty of Nursing at University of Toronto (UofT). Doutorado em Enfermagem de Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo/EERP/USP. Professora Associada IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Laboratório de Pesquisa em Enfermagem e Promoção da Saúde (Lapeps) da Ufsc.

IZABELLA SOARES DE OLIVEIRA
Enfermeira. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Enfermeira da Unidade de Regulação Assistencial no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (EBSERH/HUCAM/UFES).

JACQUELINE HERMES
Enfermeira. Mestra em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Enfermeira Coordenadora da Atenção Primária à Saúde no Município de Itapiranga-SC.

JACKS SORATTO
Enfermeiro. Pós-Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor e mestre em Enfermagem. Professor dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina, Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde Coletiva e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol). Mestrado profissional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Membro do Grupo de Pesquisa em gestão do cuidado, integralidade e educação na saúde (Gecies/Unesc).

JEANE BARROS DE SOUZA
Enfermeira. Pós-Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Doutora em Ciências. Mestra em Saúde Pública. Docente Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (Uffs). Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS) da Uffs e membro do Laboratório de Pesquisa em Enfermagem e Promoção da Saúde (Lapeps) da Ufsc.

JULIANA ANDRÉIA DUARTE ARAÚJO
Juliana Andréia Duarte Araújo: Enfermeira. Mestra em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Especialista em Emergência. Enfermeira na Secretária Municipal de Saúde do Município de Xanxerê, Santa Catarina.

LETÍCIA DE LIMA TRINDADE
Enfermeira. Pós-Doutora em Enfermagem pela Universidade do Porto (UP). Doutora em Enfermagem. Mestra em Enfermagem. Docente Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Docente permanente do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária a Saúde (Mpeaps/Udesc) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Líder do Grupo de Estudos sobre Saúde e Trabalho (Gestra/Udesc), membro do Praxis/UFSC e da Redeson.

LINDA MARGARETHE BONIATTI TONINI
Acadêmica de Psicologia na Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó. Bolsista de pesquisa no projeto Cartografia da Rede de Atendimento a Infância e Adolescência de Chapecó, financiado pela Fapesc, entre os anos de 2019 e 2020.

MARCOS ANTÔNIO NUNES
Assistente Social. Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Coordenador do Centro de Atendimento à Comunidade (CAC) – Programa Permanente de Extensão, vinculado à Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

MARIA EDUARDA DE CARLI RODRIGUES
Enfermeira. Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Saúde (EDEN); do Núcleo de Estudos em Metodologias Participativas (NEMP) e do Grupo de Pesquisa em Educação Popular e Formação em Saúde e Enfermagem (Edufes).

MARIA HENRIQUETA LUCE KRUSE
Enfermeira. Mestra em Enfermagem (UFRJ). Doutora em Educação (UFRGS). Professor Titular, Escola de Enfermagem da UFRGS. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS. Líder do grupo de Estudos Culturais na educação em saúde e enfermagem (CULT).

MARIA MADALENA COLETTE
Facilitadora em metodologias participativas, Arte Educadora. Mestra em Educação e Doutora em Administração. Atuação em projetos educacionais, sociais, socioeconômicos e socioambientais, com organizações governamentais e não governamentais; cooperação internacional, no Brasil e no exterior. Experiência em educação não formal de jovens e adultos, com métodos participativos e aprendizagem vivencial; e com docência no ensino superior com ênfase sobre a articulação teoria e prática e a relação entre vida acadêmica e sociedade. Membro integrante do Grupo Articulador da Rede de Pesquisa Ação Participativa do Brasil – RePAP.Br, atualmente em atividade através de seu Laboratório Criativo.

MARLENE GOMES TERRA
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cuidado em Saúde Mental e Formação em Saúde (GP Foresm/UFSM). Orcid:

MORGANA LUIZA SBRUSSI GRANELLA
Psicóloga. Graduada pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó. Bolsista do Projeto de Extensão Universitária RAIA Unochapecó entre os anos de 2017 e 2019.

MICHEL THIOLLENT
Doutorado em Sociologia – Université de Paris V (René Descartes). Formação em Desenvolvimento Econômico e Social – Institut d’Etude du Développement Économique et Social – Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne). Professor pesquisador do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou como Professor da Unigranrio no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA); como Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Coppe e como Professor de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tem experiência nas áreas de Estudos Organizacionais; Metodologia de Pesquisa Qualitativa e Participativa; Gestão de Projetos Sociais e Educacionais. Membro integrante do Grupo Articulador da Rede de Pesquisa Ação Participativa do Brasil – RePAP.Br.

MURILO CAVAGNOLI
Psicólogo. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor na Universidade Comunitária Regional de Chapecó – Unochapecó. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, estética, política e processos de criação, produção de subjetividade, música, arte e intervenção intersetorial no contexto das Políticas Públicas.

SAMUEL SPIEGELBERG ZUGE
Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Mestre em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Líder do Grupo de Pesquisa Saúde e Interdisciplinaridade Baseado em Evidências (GP – Evidências).

TASSIANA POTRICH
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Mestra em Enfermagem. Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó (UFFS/SC). Possuí liderança compartilhada do Grupo de estudo e pesquisa sobre evidências do cuidado à saúde em pediatria e hebiatria (GEPE-CPDH).

VANEZIA GONÇALVES DA SILVA
Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – Emescam. Chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Ebserh/Hucam/UFES). Gerente da Coorte Nacional de Trabalhadores pós-vacina covid.

VALQUÍRIA TOLEDO SOUTO
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem e Mestra em enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cuidado em Saúde Mental e Formação em Saúde (GP Foresm/UFSM).