Capa do livro: APRENDIZAGENS E DOCÊNCIA<br> investigações no estágio curricular supervisionado da licenciatura em Física<br> Coleção Aprendizagens e docência na licenciatura em Física <br>Volume 2

APRENDIZAGENS E DOCÊNCIA
investigações no estágio curricular supervisionado da licenciatura em Física
Coleção Aprendizagens e docência na licenciatura em Física
Volume 2

Autores: Ivanilda Higa - Débora Larissa Brum - Karine Karsten - Sheila Sudul Marafigo - Caroline Dorada Pereira Portela (Organizadoras)

Nesta obra, que compõe o volume 2 da coleção Aprendizagens e docência na licenciatura em Física, apresentamos um conjunto de estudos sobre a aprendizagem e desenvolvimento de estudantes da licenciatura em Física, no âmbito do estágio curricular supervisionado (ECS) de docência. São abordadas questões como: que tipo de relações os licenciandos estabelecem com a docência e com o ensino de Física, a partir das e com as atividades de ECS? Quais sentidos sobre a docência são mobilizados por uma licencianda no ECS, nos ensinos presencial e remoto emergencial? Quais são as contribuições do desenvolvimento de projetos que aliam ensino e investigação, a partir de pressupostos educacionais Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), no âmbito do ECS, para a formação de professores em uma perspectiva crítico-reflexiva? Quais elementos, da base de conhecimento de professores, são indicados por licenciandos em Física, para o planejamento de ações docentes? Os estudos apresentados fazem parte do projeto de pesquisa Investigações no ensino de Ciências e Física: processos de aprendizagem da docência por professores em formação inicial, que contou com fomento do CNPq, no âmbito do Programa Ciência na Escola.



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3111-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-3112-2
DOI: 10.24824/978652513111.5
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 148
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

APRENDIZAGENS E DOCÊNCIA<br> investigações no estágio curricular supervisionado da licenciatura em Física<br> Coleção Aprendizagens e docência na licenciatura em Física <br>Volume 2
ALINE PORTELLA BISCAINO
Licenciada em Física e Mestre em Educação em Ciências e em Matemática, ambos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – campus Realeza/PR. Temas de interesse: Formação de professores em Física, Saberes Docentes e Transdisciplinaridade.

CAROLINE DORADA PEREIRA PORTELA
Possui graduação em Licenciatura em Física (2006) e Mestrado em Educação (2009), ambos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – Campus Paranaguá – desde 2012. Atualmente cursa doutorado no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da UFPR, na linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: formação de professores, iniciação à docência e ensino de Física.

CAROLINE LOPEZ BUENO PICCO
Pedagoga formada pela Universidade Federal do Paraná (2014 – março de 2019). Em seu Trabalho de Conclusão de Curso na graduação estudou a profissionalidade docente, analisando políticas de formação continuada da rede municipal de educação da cidade de Curitiba, na gestão 2013-2016. Mestrado interrompido em Educação na linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. Atua como pedagoga, concursada, na rede pública municipal de ensino de Araucária/PR. Possui experiência na área da Educação, com ênfase em Formação Continuada, Tecnologias da Informação e Comunicação e Metodologias Ativas.

DÉBORA LARISSA BRUM
Licenciada em Física pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2021). Atualmente é doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. Professora de Física na Educação Básica na rede estadual de ensino do Paraná. Interesses de pesquisa: práticas educativas CTS no Ensino de Ciências, cultura, cultura escolar e formação de professores de Física.

IANKIE GABRIEL MILANI
Licenciado em Física (2018) pelo Instituto Federal de Santa Catarina e mestre em Educação (linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (2021). Possui interesse em estudos e pesquisas na área de formação de professores e cultura escolar. Professor de Física da rede estadual de ensino de Santa Catarina.

IVANILDA HIGA
Licenciada em Física (UFPR), Mestre em Ensino de Ciências – Modalidade Física e Doutora em Educação (ambos pela USP). Professora na UFPR (Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino e Programa de Pós-Graduação em Educação). Temas de interesse: Formação de professores em Ciências da Natureza, Ensino e aprendizagem em Física e Estágios na formação inicial e desenvolvimento profissional de professores.

KARINE KARSTEN
Possui magistério pela E. E. B. Heleodoro Borges. Graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza (Habilitação em Física) no IFSC – Campus Jaraguá do Sul. Mestre em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) pela UFPR. Atualmente é doutoranda neste mesmo programa. Professora da Educação Básica no Município de São José dos Pinhais (PR). Tem experiência nos temas: ensino e aprendizagem, ensino de física, ensino de ciências, abordagem investigativa e formação de professores durante o estágio.

LUCAS EDUARDO DE SIQUEIRA
Mestrando em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM-UFPR). Graduado em Física pela Universidade Federal do Paraná (2021). Foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq). Atualmente é professor de Física das redes privada e pública do estado do Paraná. Tem experiência na área de Ensino de Física, com ênfase em Tecnologias aplicadas ao ensino de Física. Atua nos seguintes temas: formação docente, REA, TIC, TDIC, conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK) e formação inicial de professores de Física.

SHEILA SUDUL MARAFIGO
Licenciada em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2019). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2022), na linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. Atua como professora de Física na Educação Básica. Temas de interesse: Abordagem Temática, Três Momentos Pedagógicos, Ensino de Física, Formação de Professores e relações Teoria-Prática, Universidade-Escola, Cultura-Escola.

VINÍCIUS FERNANDO DE LIMA
Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (2021), atuando como professor de Física no Ensino Médio, na rede pública do estado do Paraná. Participou do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) na área de investigação no ensino de Física e Ciências e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Possui um trabalho classificado em 1º lugar no Evento de Iniciação Científica (EVINCI) (Banca 101 – Educação), na 12ª SIEPE (Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão) da Universidade Federal do Paraná.