Autores: Kátia Alexandrina Matos Barreto Motta
Este livro sobrapiano apresenta cinco trilhas essenciais na atuação com o trabalho de grupo, quais sejam: A primeira trilha é compreender a cultura do grupo e todos os processos envolvidos no campo grupal que são os elementos presentes no universo simbólico e concreto A segunda trilha é a compreensão de que o aprendizado grupal deve ocorrer, respeitando as concepções humanísticas de aprender a conhecer, saber, conviver e ser, em direção ao pensamento reflexivo, da análise crítica e da ativação do raciocínio. A terceira trilha apoia-se nos fundamentos teóricos da abordagem psicanalítica, do psicodrama, do campo social de Kurt Lewin com os postulados da gestalt e os pressupostos teóricos de grupo advindos dos estudos de Lewin. Essas escolas teóricas oferecem suporte para a percepção dos elementos presentes no campo da dinâmica grupal, que impulsionam ou restringem o funcionamento, a estrutura e o conteúdo. A quarta é a gestão por competências, desenvolvendo as habilidades, os conhecimentos e as atitudes. A quinta trilha é a metodologia de educação de laboratório, utilizando a ferramenta do Círculo Vivencial de Atividade, que possibilita desenvolver a confiança mútua, fortalecer o grupo, estabelecer vínculos, compartilhar as informações, visando equilibrar o lado da produção e o humano. O processo de desenvolvimento grupal não tem origem em uma mente individual, mas emerge do coletivo, sendo o seu significado construído na relação entre as pessoas. Conhecer a si mesmo e ao outro, estimula tanto a si como ao outro a perseguir seus sonhos, a delinear seus projetos, a descobrir potencialidades, possibilitando compreender os entendimentos e os desentendimentos do seu espaço de convívio. Também expande a troca de conhecimento e possibilita compartilhar a experiência e a vivência de novas interações. No mesmo processo de desenvolvimento do eu é que se constrói a relação com o outro social.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-568-0
DOI: 10.24824/978858042568.0
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 174
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Denize Bouttelet Munari
Enfermeira, doutora em Enfermagem/USP. Especialista em Gestão e Coordenação de Grupos/SOBRAP-GOIÁS (Instituto Brasileiro de Psicanálise, Dinâmica de Grupo e Psicodrama). Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Líder do Núcleo de Pesquisa em Enfermagem na Gestão de Grupos, desenvolvimento de pessoas e tecnologia de grupos no contexto da Saúde.
Fernanda Costa Nunes
Psicóloga (PUC/GOIÁS), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Consultoria e Gestão de Grupos pela SOBRAP / PUC GO, consultora nas áreas de treinamento e desenvolvimento de pessoas, membro titular da Sociedade Brasileira de Psicoterapia, Dinâmica de Grupo e Psicodrama (SOBRAP), psicóloga da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás da Gerência de saúde mental, professora convidada da Faculdade Delta, da UFSC nos cursos de pós-graduação. Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento interpessoal, habilidades sociais, trabalho em equipe, grupo e liderança, saúde mental, álcool e outras drogas.
Gessilda de carvalho Padilha
Psicóloga, especialista em Dinâmica de Grupo e Didata dos cursos de Formação em Dinâmica de Grupo da SOBRAP (Instituto Brasileiro de Psicanálise, Dinâmica de Grupo e Psicodrama. Psicoterapeuta com especialização em Psicologia Clínica pela UnB, Psicodrama Triádico e Psicoterapia de Orientação Psicanalítica pela SOBRAP. Especialista em processos de desenvolvimento humano e seleção de talentos, consultora do SEBRAE/Nacional, Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil/CASSI e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/EMBRAPA, entre outras organizações públicas e privadas.
Isabel Hermínia Egler
Consultora organizacional, especialista em administração de recursos humanos e administração pública (Fundação Getúlio Vargas) e em Dinâmica de Grupo (SOBRAP), Dinâmica de Grupo e Psicodrama (SOBRAP/Instituto Brasileiro de Psicanálise, Dinâmica de Grupo e Psicodrama). Didata da SOBRAP, onde atua como coordenadora dos cursos de Formação e Especialização em Dinâmica de Grupo. Servidora do Banco Central do Brasil atuante nos programas de treinamento e desenvolvimento de talentos humanos. Consultora atuante em instituições e empresas públicas e privadas nas áreas relacionadas à Gestão de Pessoas, Planejamento e Gestão Estratégica, Mudança Organizacional e Programas de desenvolvimento interpessoal, gerencial, de equipes e organizacional.
Kátia Alexandrina Matos Barreto Motta
Graduada em licenciatura e psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), mestre em psicologia pela PUC/GOIÁS, doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG), didata e professora da SOBRAP (Instituto Brasileiro de Psicanálise, Dinâmica de Grupo e Psicodrama) dos cursos de Formação e especialização em Coordenação de Grupo. Professora assistente do Instituto Tecnológico Cambury e professora convidada da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atuação Profissional como consultora em gestão de grupo, desenvolvimento de pessoas e organizações, processos de mudança e gestão de pessoas. Experiência com grupos na área da psicologia do trabalho, da organização e da saúde.
E-mail: katyadesenvolverh@hotmail.com
Maria da Penha de Oliveira
Psicóloga; master of science em ciências da educação pela Universidade Internacional – Portugal, especialista em Dinâmica de Grupo e Didata/Supervisora dos cursos de Especialização em Consultoria e Gestão de Grupos e de formação básica em Dinâmica de Grupo da SOBRAP. Psicoterapeuta com especialização em Gestalt Terapia. Consultora internacional nas Alfândegas de Moçambique, contratada pela Intertek Testing Services – ITS e Logiex. Consultora atuante em instituições e empresas públicas e privadas nas áreas de gestão de pessoas e Desempenho Organizacional, Mudança Organizacional, elaboração de programas sociais, diagnóstico, programas de desenvolvimento e formação de recursos humanos. Coordenadora e facilitadora de trabalhos voltados para Desenvolvimento Interpessoal, gerencial e de equipes. Professora da disciplina de Desenvolvimento de Recursos Humanos nos cursos M.B.A (Master of Business Administration).
Maria Lúcia Soares Leal
Psicóloga (PUCG0); Mestre em Psicologia Social/PUCGO com especializações em Dinâmica de Grupos/SOBRAP, Marketing e Comunicação (ECA/USP); Coach (SLAC); Didata e Coordenadora dos Cursos de pós-graduação de Consultoria e Gestão de Grupos da SOBRAP - GO/PUC GO. Professora de cursos de pós-graduação e palestrante na área de Gestão de Pessoas, Processos Grupais e Formação de Educadores; Consultora e Coordenadora de programas de desenvolvimento de grupos, liderança e equipes; Especialista em grupos focais de intervenção e pesquisa. Gerente de Projetos da (OSCIP), ABAS - Associação Beneficente Aldeia dos Sonhos, Diretora do Centro de Educação Infantil Aldeia dos Sonhos.
Marcelo Medeiros
Graduado em enfermagem, mestrado em enfermagem fundamental e doutorado em enfermagem, especialização em Saúde Pública e Acupuntura. Professor Associado e diretor da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (2006/2010 em segundo mandato 2010/2014). Editor da Revista Eletrônica de Enfermagem desde 1999. Experiente no ensino de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Enfermagem) em Enfermagem e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências da Saúde. Desenvolve pesquisas em Enfermagem com ênfase em Saúde Pública e Enfermagem de Saúde Pública na Saúde da Criança e do Adolescente em seus aspectos da vulnerabilidade e risco social, atualmente lidera o Grupo de Estudos Qualitativos em Saúde com ênfase em desenvolvimento de processos grupais.
Nair de Araújo Nogueira
Psicóloga, psicoterapeuta, coach pelo Núcleo de Ação e Pensamento, Especialista em Psicoterapia Psicanalítica pela Vertente Psicanalítica, Especialista em Coordenação e Gestão de Grupos (Dinâmica de Grupo) e Psicodrama Triádico pela SOBRAP. Atua como Psicoterapeuta individual e de grupos no Centro de Educação e Psicologia, professora Didata e membro efetivo da SOBRAP (Instituto Brasileiro de Psicanálise, Dinâmica de Grupo e Psicodrama), onde atua como coordenadora dos cursos de Formação e Especialização em Dinâmica de Grupo e no Psicodrama Triádico.
Pedro Humberto Faria Campos
Psicólogo social com atuação na elaboração, implantação e execução de projetos de intervenção. Tem experiência de trabalho em instituições nas áreas da infância, adolescência, terceira idade e saúde mental. Especialista em grupos terapêuticos, grupos operativos e grupos focais de intervenção e pesquisa. Foi coordenador da clínica-escola da PUC-Goiás e do Centro de Saúde Mental do IPASGO-GO. Doutor em psicologia social pela Universidade de Provence na França, atualmente é professor da Faculdade de Educação da UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA-RJ. Sua principal linha de pesquisa é o estudo das representações sociais.