Capa do livro: EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E PRÁTICAS DOCENTES<br> entre ações e saberes

EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E PRÁTICAS DOCENTES
entre ações e saberes

Autores: Soraya Nunes dos Santos Pereira - Iure Coutre Gurgel (Organizadores)

O livro EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E PRÁTICAS DOCENTES: entre ações e saberes é endereçado a todos os profissionais de educação e pessoas que se dedicam ao exercício da docência em todos os contextos. São olhares a partir de experiências e construções teóricas que recortam a realidade educacional brasileira com delicadas reflexões acerca de alguns programas educacionais, currículo, saúde mental de professores, formação docente, política e gestão educacional.
Este grupo de pesquisadores traz para o leitor discussões ampliadas e pautadas na articulação de saberes que se complementam e dão sentido ao fazer ciência nas Ciências Humanas; dão sentido ao encontrar o protagonismo dos professores durante o ensino remoto; ao compreender a importância dos programas formativos para professores iniciantes em sucessivas aproximações e distanciamentos de práticas inclusivas, mediadoras, que dão sentido ao currículo e às articulações do processo de ensinar e aprender.
Compreender e desvendar os aspectos dessas temáticas faz deste livro a celebração da diversidade epistemológica, que Boaventura de Sousa Santos nos permita referendar, pois traz resultados de pesquisas que nos põe a pensar que fazer ciência e pensar a educação é uma experiência extraordinariamente dinâmica, que nos leva a uma (re)apropriação de novas ações e saberes.




Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0588-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-0584-0
DOI: 10.24824/978652510588.8
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 224
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E PRÁTICAS DOCENTES<br> entre ações e saberes
ALINE PEREIRA DA SILVA
Professora Doutora do Departamento de Educação do Centro de Educação Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), localizado em Caicó-RN, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa: Formação, Currículo e Ensino da UERN e do Grupo de Pesquisa: Cognição, aprendizagem e inclusão. Pesquisadora da Linha de pesquisa Neuroeducação e processos de ensino e aprendizagem (GPCAI) onde desenvolve estudos sobre Formação de Professores, Educação Infantil e Alfabetização.

FRANCISCA EDILMA BRAGA SOARES AURELIANO
Professora Doutora do Departamento de Educação do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UERN), localizado em Caicó-RN, Brasil, onde também é membro do Grupo de Pesquisa: Cognição, aprendizagem e inclusão. Pesquisadora da Linha de Pesquisa Neuroeducação e processos de ensino e aprendizagem (GPCAI) da mesma instituição área de Formação de Professores, Educação Infantil e processo de alfabetização e membro do Grupo de Pesquisa: Formação Currículo e Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

GERCINA DALVA
Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro da Comissão Estadual de Gestão Democrática. Pesquisadora das políticas educacionais, exerce as funções de Coordenadora Pedagógica e assessora de gestão na 14ª Diretoria Regional de Educação-DIREC. Atualmente, está vinculada ao Grupo de Pesquisa: Formação Currículo e Ensino (FORMACE/UERN).

GISLÂNIA DIAS SOARES
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2006). Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas de Patos (2006); Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas no Ensino Superior – UNP. Lecionou na Universidade Potiguar – UnP na Graduação e Pós-Graduação. Atuou como docente na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Tem experiência na área de Educação e Serviço Social. Mestra em Ensino – POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN).

ISABEL MARIA SABINO DE FARIAS
Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE (supervisora de pós-doutorado e orientadora de doutorado, mestrado, especialização, graduação e iniciação científica). Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Universidade de Brasília (UNB); Doutorado e mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela PUC/MG; Licenciada em Pedagogia pela UECE.

IURE COUTRE GURGEL
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará-PPGE/UECE. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC/UERN) na área de Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008), Especialização em Língua Portuguesa e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar pelo IFRN (2010). É professor Assistente III da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN, lotado no Campus Avançado de Patu-CAP.

JACICLEIDE FERREIRA TARGINO DA CRUZ
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do quadro efetivo do Departamento de Educação no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, está vinculada aos Grupos de Pesquisa: Formação Currículo e Ensino (FORMACE/UERN) e Cognição, Aprendizagem e Inclusão (GPCAI).

JOSEANE ABÍLIO DE SOUSA FERREIRA
Doutora em Educação (2017) pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Educação (UFPB/2012). Pedagoga (UFPB/2009). Professora efetiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN – Campus Avançado de Patu). Tem experiência no campo da História da Educação, Livros escolares e didático, Cultura escolar, Disciplina escolar, História da Disciplina Escolar Geografia, Educação do Campo, Educação Popular e Formação de Professores. É integrante do Grupo de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade – GPCES (Centro de Educação – UFPB) e pesquisadora do Grupo “Formação, Currículo e Ensino” – FORMACE (Departamento de Educação do Campus Avançado de Patu/RN).

KAMILA COSTA DE SOUSA
Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), lotada no Departamento de Educação (DE) do Campus Avançado de Patu (CAP). Docente no Curso de Licenciatura em Pedagogia e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (modalidade a distância). Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Pedagoga pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É líder do grupo de pesquisa Formação, Currículo e Ensino (FORMACE/DE/CAP/UERN).

LARISSA HELLEN MORAIS DE QUEIROZ
Graduada em Pedagogia (UERN). Pós-graduanda em Psicopedagogia institucional e clínica e Educação especial. Professora na Rede Municipal de Serrinha dos Pintos/RN.

MARCILENE DE OLIVEIRA LIMA SALES
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e em graduação em Ciências Econômicas também pela UERN. Tem experiência na área de Educação.

MARIA GHISLENY DE PAIVA BRASIL
Doutora em Educação pelo ProPed/Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialização em Educação e graduação em PEDAGOGIA pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Atuou como docente efetiva na UERN no período de 2007 a 2017. Atualmente é professora concursada e pesquisadora do Departamento de Linguagens e Ciências Humana da Universidade Federal Rural do Semi-Árido/UFERSA – Campus de Caraúbas. Vinculada aos Grupos de Pesquisa: Formação Currículo e Ensino (FORMACE/UERN) e NeiPe (UERJ). Coordenadora do projeto de pesquisa FORMAÇÃO/UFERSA. Atuando principalmente nos seguintes temas: Infância, Linguagem, Ensino-Aprendizagem e Formação Docente.

MARIA GORETE PAULO TORRES
Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Educação pela Universidade Potiguar (UNP). Graduada em Letras com habilitação m Língua Portuguesa e sus respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1998). Foi professora substituta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Atualmente é Secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do município de Frutuoso Gomes e Coordenadora do BALE-FRUP.

MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO
Graduada em Pedagogia (1987-1992) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com Especialização (1998-1999), Mestrado (2000-2002) e Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002-2005). Pós-Doutoramento no Laboratoire dEtudes Romanes, na Équipe de Linguistique des Langues Romanes na Université Paris 8, France (2010-2011). Professora aposentada como adjunto IV do Departamento de Educação da UERN.

NATÁLIA THALITA VIEIRA MAIA
Graduada em Pedagogia (UERN), Pós-graduanda em Psicopedagogia clínica e institucional e professora substituta na rede municipal de Martins/RN.

PAULO AUGUSTO TAMANINI
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UFERSA/UERN/IFRN). Doutor em História pela UFSC com estágio Pós-Doutoral em História pelo PNPD/UFPR). Coordenador do Grupo de Pesquisa Imagens e Ensino: métodos, fontes e abordagens (CNPq/UFERSA).

SORAYA NUNES DOS SANTOS PEREIRA
Professora adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN).Possui graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1991), bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1998). Membro do Grupo de Pesquisa Formação, Currículo e Ensino – FORMACE nas Linhas de Pesquisa Psicologia, Educação e Estudos da Infância e Formação de Professores, Estágio e Práxis Educativa na UERN.

SUELY SOARES DA NÓBREGA
Pedagoga com habilitação em Administração Escolar. Especialista em Educação Infantil. Mestra em Educação pela UFPB. Faz parte da linha de pesquisa em Políticas Educacionais com foco na formação docente. Experiência profissional como professora e coordenadora pedagógica das redes estadual e municipal do Rio Grande do Norte. Professora do ensino superior no curso de Pedagogia e da pós-graduação em Educação. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no IFRN, Campus de Caicó.

SUENY NÓBREGA SOARES DE BRITO
Mestra em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia – PROF-FILO/UERN (2017). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica – FIP/PB (2008). Graduada em Filosofia/UERN/Caicó/RN. Professora de Filosofia (SEEC/RN). Assessora da 10ª DIREC (SEEC/RN). Possui experiência como professora na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, na docência de cursos lato sensu e Secretária de Educação de Timbaúba dos Batistas – RN.

SUENYRA NÓBREGA SOARES
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2004), especialização em psicopedagogia Institucional pela Faculdade Integradas de Patos – FIP 2005 e mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2011). Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Atua como diretora da 10ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desporto – DIREC.

THAÍS DA SALETE GOMES DA SILVA
Graduada em Administração Pública (UFRN), especialização em Gestão Pública (IFRN). Graduada em Pedagogia (UERN), especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI). Servidora pública na Prefeitura Municipal de Martins.