Capa do livro: GESTÃO DO CONHECIMENTO NO ESPAÇO ESCOLAR<br>A Memória Organizacional Como Estratégia Para a Organização do Trabalho Pedagógico

GESTÃO DO CONHECIMENTO NO ESPAÇO ESCOLAR
A Memória Organizacional Como Estratégia Para a Organização do Trabalho Pedagógico

Autores: Célia Scucato Minioli - Helena de Fátima Nunes Silva

O livro analisa do ponto de vista da Didática, da Gestão do Conhecimento e dos conceitos da Memória Organizacional as falas dos professores e pedagogos das Escolas Públicas do Estado do Paraná, retiradas de documentos próprios das escolas investigadas, procurando reconstruir uma linha de pensamento destes profissionais com relação ao uso e reuso do registro do conhecimento tácito, desenvolvido a partir das práticas pedagógicas e como forma de enfrentamento das situações futuras. Apresenta também o Registro como instrumento metodológico ao lado do Planejamento, da Observação e da Avaliação.

Potencializa a incorporação pelo espaço escolar da Memória Organizacional como forma de percepção, reflexão e análise da realidade interna da escola, a partir das quatro dimensões do Processo Ensino-aprendizagem: a construção do Projeto Político-Pedagógico, o Planejamento das práticas pedagógicas, as Práticas construídas em Sala de Aula e a Avaliação do Processo de construção do conhecimento pedagógico e do processo decisório das escolas.

Coloca a comunicação como questão chave da Gestão do Conhecimento/Memória Organizacional e como principal estratégia para a Estruturação e Organização do Trabalho Pedagógico.

A temática do livro estabelece relações com a Linha de Pesquisa: Informação, Conhecimento e Estratégia, do Programa de Pós-Graduação em “Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação” da Universidade Federal do Paraná (UFPR), refletindo sobre o papel da informação e do conhecimento como elementos de aprendizagem.

Destina-se a todos os envolvidos com a gestão, organização e operacionalização do trabalho pedagógico, professores e pedagogos pertencentes às Escolas Públicas bem como profissionais de outras Instituições de Ensino; Equipes de Ensino dos Núcleos Regionais de Educação e da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Destina-se também a todos os interessados em discutir as questões da Gestão Escolar e da Gestão do Conhecimento.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-438-6
DOI: 10.24824/978858042438.6
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 196
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

GESTÃO DO CONHECIMENTO NO ESPAÇO ESCOLAR<br>A Memória Organizacional Como Estratégia Para a Organização do Trabalho Pedagógico

Célia Scucato Minioli (In memoriam)

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Pedagogia pela Faculdade São Judas Tadeu - PR. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Curitiba (UNIBEM - Brasil). Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atuou como professora da Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Paraná por 39 anos, exercendo diversas atividades administrativas (Diretora e Diretora Auxiliar) e pedagógicas (Supervisora e Professora) nas várias modalidades de ensino: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Curso Técnico em Administração e Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental trabalhando com as disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Disciplinas da Formação Especial do Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolveu atividades voltadas ao processo de implantação de escola pública estadual com oferta de Ensino Médio e processos de implantação de Cursos Técnicos em Nível Médio, na rede escolar pública e privada, nas áreas de Meio Ambiente, Enfermagem, Radiologia Médica, Podologia e outras. Participou do Plano de Desenvolvimento Educacional – PDE, junto à Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná (2007-2008), na Área de Gestão Escolar. Pesquisadora, possui artigos e trabalhos publicados nas áreas de Gestão Escolar, Tecnologias da Informação, Gestão do Conhecimento Memória Organizacional.

 

Helena de Fátima Nunes Silva

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1996) e Drª em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Trabalhou durante 10 anos na área de apoio à pesquisa tecnológica na Fundição Tupy (Joinville); na Avibrás (São José dos Campos) e no Centro Técnico da Aeronáutica (IAE - São José dos Campos). Atua como professora da Universidade Federal do Paraná, no Departamento de Ciência e Gestão da Informação, há 23 anos. Participou em projetos de consultoria na área de gestão de documentos, da informação e do conhecimento em diversas empresas. Proferiu palestras em eventos da área de Ciência da Informação, da SBGC, da Prefeitura Municipal de Curitiba, do Encontro de Empresários Juniores do Paraná; da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Curitiba e Campo Mourão), dentre outras. Tem diversos artigos publicados. Atualmente coordena projetos na área de Gestão da Informação e do Conhecimento.