Capa do livro: A atmosfera de um Campus em construção<BR> educação, política e estética

A atmosfera de um Campus em construção
educação, política e estética

Autores: Liliana Borges - Daniela Perri Bandeira - Laurici Vagner Gomes (Organizadores)

Este livro foi idealizado pelos integrantes do Projeto de Extensão FIC no Campus da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), como resultado de ações realizadas junto a professores de diversas áreas, que atuam em distintas Unidades Acadêmicas da Instituição.
O Projeto foi criado em 2016 pela professora Liliana Borges da Faculdade de Educação, em um cenário de disputas de narrativas e de mudanças de programas de governo, federal e estadual, em que uma significativa experiência em Programa Nacional de formação de professores, construída no governo Dilma Rousseff, foi interrompida no decorrer do processo de impeachment da presidente.
Inicialmente, intitulado FIC na FaE, o projeto contou com a participação de professores/as da Faculdade de Educação (FaE), Escola Guignard e Escola de Música da UEMG. Em 2019, a composição foi ampliada com a Escola de Design (ED) e Faculdade de Políticas Públicas (FaPP), motivando a alteração do nome para “FIC no Campus”, ao transitar por todas as Unidades Acadêmicas de Belo Horizonte. A contribuição de todas essas pessoas ao longo de todo o período constitui no fortalecimento das ações desse projeto. A integração entre as cinco Unidades propõe também despertar o sentimento de pertencimento a uma Instituição de Educação Superior (IES), que guarda memórias de sua história na capital de Minas Gerais.

Atualmente, o FIC no Campus é composto por 20 professores, a saber:
Alexandre Marini – professor na SEE/MG e ex-aluno do Mestrado da FaE/UEMG
Carla Alessandra de Lima – professora na SEE/MG e estudante da FaE/UEMG
Carla Maria Nogueira de Carvalho – professora da Unidade de Campanha/UEMG
Cibele Lauria Silva – professora na ESMU/UEMG
Daniela Perri Bandeira – professora na FaE/UEMG
Dalmir Lott Glória – egresso da ESMU/UEMG
José Rocha Andrade – professor na Escola de Design/UEMG
Jonatha Maximiniano do Carmo – professor na Escola de Música/UEMG
Laurici Vagner Gomes – professor na FaE/UEMG
Loque Arcanjo Junior – professor na ESMU/UEMG
Liliana Borges – professora na FaE/UEMG e diretora do Campus/BH
Marcelo de Magalhães Cunha – professor na ESMU/UEMG
Marilene Oliveira Almeida – professora na Escola Guignard/UEMG
Núbia Braga Ribeiro – professora na Faculdade de Políticas Públicas/UEMG
Paulo Roberto Lisboa – professor na Escola Guignard/UEMG
Telma Isabel Vieira Martins – professora na Escola de Design/UEMG
Thereza Christina Portes Ribeiro de Oliveira – professora na Escola Guignard/UEMG
Sirley Aparecida Araújo Dias – professora na Faculdade de Políticas Públicas/UEMG
Shirley Beatriz de Castro Coury Corrêa – mestranda da EBA/UFMG
Vivian Rosi Martins Cunha – graduanda Pedagogia FaE/UEMG

A produção desse livro traz em sua proposta contribuições que se concentram para o alargamento dos questionamentos e discussões acerca de diferentes processos de formação humana, dentre eles a importância do fortalecimento de seus laços afetivos nas relações. A sua elaboração ocorre em tempos de pandemia, em que as atividades nos espaços da universidade foram suspensas e a continuidade do trabalho docente se constituiu mediada pela Inteligência Artificial. Através das telas digitais, por meio das tecnologias de informação, realizamos regularmente encontros, reuniões e eventos formativos em que amplas questões sociais são debatidas, no que tange à formação humana, a sobrevida e a vida nua, diante dos impactos em tempos sombrios em que a coletividade, a convivência e a partilha dão sentido à vida de professores, que dialogam em seu isolamento social, mantendo acesa a chama da indignação, da reflexão e da capacidade de luta por dias melhores.
Gostaríamos de agradecer a todos os envolvidos no processo de construção e produção deste livro: aos autores e demais integrantes do FIC no Campus e, em especial, ao Professor Doutor Tarcísio Mauro Vago que gentilmente nos brindou com suas relevantes reflexões prefaciando esta obra e a Professora Doutora Mariah Brochado, perspicaz nas análises e integrante nas lutas.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3172-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-3173-3
DOI: 10.24824/978652513172.6
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 286
Formato do Livro: 21x28 cm
Número da edição:1

A atmosfera de um Campus em construção<BR> educação, política e estética
ALEXANDRE MARINI
É mestre em educação, professor de sociologia e trabalha atualmente como analista educacional na Coordenação de Ações de Aprendizagens da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Durante a pandemia, foi o professor responsável por este componente curricular nas aulas transmitidas pela TV Rede Minas, tendo, também, produzido alguns dos materiais didáticos para a rede escolar do estado. Organizador do livro “Revisão bibliográfica na pesquisa em educação: experiência de formação no campo da metodologia”, sua área de pesquisa mais recente focaliza a censura ao conhecimento científico nas escolas.

CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO
Tenho mais de 30 anos dedicados à educação, especificamente à formação docente. Sou graduada em Pedagogia e Estudos Sociais, especialista em Metodologia do Ensino, mestre em Educação (pela UNINCOR) e doutora em Humanidades e Artes, com menção em Ciência da Educação (pela UNR). Atualmente sou docente e subcoordenadora do Curso de Pedagogia, bem como coordenadora do Polo UAB/EaD na UEMG/Unidade Acadêmica de Campanha. Atuo como pesquisadora no Núcleo de Pesquisa LEDOC (Laboratório de Estudos sobre a Docência), como coordenadora do Projeto de Extensão Plataforma Digital: Diálogos em Educação Especial: Inclusão e Humanização e como membro do FIC no Campus.

CIBELE LAURIA SILVA
Mestre em Música e Cultura pela ESMU/UFMG. Graduou-se em psicologia na FCH-FUMEC e fez cursos de pós-graduação em Educação Musical na Escola de Música da UFMG e UEMG. Professora da Escola de Música da UEMG, desde 2000. Tem formação em Dança/ Danças Circulares; teatro e música. Participa do FIC no Campus desde 2018.

DALMIR LOTT GLÓRIA
É músico, cantor, violonista popular e compositor autoral. Licenciado em Educação Musical Escolar pela Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais – EsMu/UEMG.

DANIELA PERRI BANDEIRA
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduou-se em Letras pela mesma Universidade. Atualmente é professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Faculdade de Educação, Campus Belo Horizonte. É integrante do Projeto de Extensão FIC no Campus desde 2018.

JONATHA MAXIMINIANO DO CARMO
Jonatha Maximiniano é natural da cidade mineira de São João del-Rei. Iniciou os estudos musicais na Banda Teodoro de Faria com o Prof. José Santana de Carvalho. Participou ativamente da bicentenária Orquestra Ribeiro Bastos. Foi membro e fundador da Orquestra Popular Livre e Del-Rey Big Band, dirigidas pelo professor e violonista João Carlos Oliveira. É Mestre em Música (2014) sob a linha de pesquisa “Música e Cultura” da Escola de Música da UFMG. É Bacharel e Licenciado em Trombone pela Escola de Música da UEMG, onde foi professor de Trombone (2018-2022). Foi professor do Projeto Música de Sarzedo (2010-2017) e do CEFART, Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado (2016-2018). Atualmente, é doutorando da Escola de Música da UFMG sob a linha de pesquisa “Música e Cultura”, orientado pela Prof.ª Glaura Lucas, onde desenvolve pesquisa sobre a trágica e ambígua racialização do discurso musicológico brasileiro.

JOSÉ ROCHA ANDRADE
Graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Escola de Design (ED/UEMG). Mestre em Design (ED/UEMG), com temática sobre Design de Produção. Pós-Graduação latu sensu em Cinema pelo Instituto de Educação Continuada da PUC Minas. Experiência em Design, com ênfase na área da produção audiovisual e da educação. Professor da Escola de Design desde o ano 2000. Efetivado por concurso público em 2018. Experiência em produção de vídeo, animação, documentário, vinhetas, motion design e fotografia. Atua também em projetos como produtor de roteiro, diretor de fotografia e editor, designer de produção, projetos e ensaios fotográficos. Coordena o Centro de Estudos em Design da Imagem da Escola de Design/ UEMG. Filho de Maria, pai de Sarah e Sofia.

LAURICI VAGNER GOMES
Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Efetivo e Pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE/UEMG). Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu – Educação e Formação Humana – PPGE/FaE-UEMG. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociologia e Filosofia (NEPESF/FAE/UEMG). Participante do Projeto de Extensão FIC (Formação Inicial e Continuada) no Campus. Desenvolve pesquisas nas áreas de Filosofia da Educação e Filosofia Moderna, em especial sobre o pensamento de Friedrich Nietzsche, com ênfase nos seguintes temas: Ética, Estética, Educação, Linguagem e Niilismo.

LILIANA BORGES
Pedagoga e Professora de Educação Física do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Educação Física Escolar. Tem experiência docente no ensino superior e na educação básica. Foi membro de direção sindical e presidente de sindicato (SINDUEMG). Atua na gestão da Universidade como Diretora Geral de Campus, além de projetos de pesquisa nas áreas de Políticas Públicas, na linha Educação Superior, e de Extensão na área de Formação de Professores (FIC no Campus). Coordena o grupo de pesquisa registrado no diretório do CNPq – NEPPPE/UEMG e é membro do Grupo de Pesquisa sobre a Universidade (UNIVERSITÁTIS/FAE/UFMG). Integra a Rede Universitas/BR. Filha de Jerônima. Esposa de Vinícius. Mãe de Marcus Vinícius e Victor Bessa.

LOQUE ARCANJO JUNIOR
Doutor e mestre em História Social da Cultura e especialista em História da Cultura e da Arte pela UFMG. Pós-doutorado pela Escola de Música do Departamento de Música da UFMG na linha de pesquisa Música e Cultura. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa PAMVILLA – Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos da ECA/USP e ao Grupo de Pesquisa Corpuslab da Escola de Música da UEMG. Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes e e da Escola de Música (UEMG). Coordena o Projeto de Pesquisa intitulado Organização de um banco de dados de imagens e textos sobre as representações de música e dança afro-Brasileira – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Universal – CNPq e o projeto intitulado Heitor Villa-Lobos na América Hispânica – Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa/PQ-UEMG. Integrante do Projeto de Extensão Fic no Campus da FAE/UEMG. É autor dos livros: Heitor Villa-Lobos os sons de uma nação imaginada (Editora Letramento, 2016) e O ritmo da mistura e o compasso da História: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos (Editora E-papers, 2008).

MARCELO DE MAGALHÃES CUNHA
Doutor em Educação, com tese em Educação Musical, pela Faculdade de Educação da UFMG em 2013, mestrado em Práticas Interpretativas da Música Brasileira pela UNIRIO em 2001 e bacharelado em Contrabaixo pela UNICAMP em 1994. Professor da Escola de Música da UEMG desde 1996 e integrante do Projeto de Extensão FIC no Campus desde 2019. Formação em psicanálise desde 2013 pelo Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de MG e pela Escola Brasileira de Psicanálise.

MARILENE OLIVEIRA ALMEIDA
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, com estágio doutoral na Université de Genève. Professora da Escola Guignard e Programa de Pós-Graduação em Artes – UEMG. Pesquisadora no Museu Helena Antipoff, Ibirité, Minas Gerais. Interesse de pesquisas em Ciências da Educação, com ênfase no conceito de Educação Estética e suas possíveis interlocuções com a educação em arte no Brasil.

SHIRLEY BEATRIZ DE CASTRO COURY CORRÊA
Pedagoga e pesquisadora. Mestranda no Programa de Po?s-Graduac?a?o (PPG) da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (Conceito 6), na linha de pesquisa “Arte e Experiência Interarte na Educação”, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Lucia Gouvêa Pimentel. Tem Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contempora?neas-CEEAV realizada pelo PPG Artes/EBA/UFMG. Possui graduação em Pedagogia, pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG. Possui experiência na área de formação de professores e práticas educativas, atuando em programa e projetos de extensão. Integra grupo de pesquisa registrado no diretório do CNPq, como pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas Educacionais (NEPPPE) da UEMG, na linha Políticas Educacionais para a diversidade, inclusão e cotidiano escolar. Desenvolve estudos e pesquisas em plataforma digital inclusiva.

SÔNIA CRISTINA DE ASSIS
É professora na Escola de Música da UEMG atuando nos cursos de Licenciatura em Música e projetos de pesquisas sobre práticas tradicionais do Reinado e Reisado Mineiro. É graduada em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música pela Escola de Música da UEMG. Especialização pela Escola de Música da UFMG. Mestrado em Educação, Cultura e Organizações Sociais pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Doutorado e pós-doutorado em Estudos do Lazer na Universidade Federal de Minas Gerais. Professora integrante do Núcleo de Estudos sobre Aprendizagem na Prática Social (NAPrática) da EEFFTO/UFMG.

THEREZA CHRISTINA PORTES RIBEIRO DE OLIVEIRA
É professora de pintura da Escola Guignard – UEMG. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes da UEMG. Coordena o Instituto Undió, organização sem fins lucrativos e pioneira no oferecimento de oportunidades artísticas a crianças e adolescentes que vivem em condição de vulnerabilidade socioeconômica. Um de seus projetos, a Mesa de Thereza, criado na calçada da rua da sede do Instituto Undió, contempla, em espaços diversos, a montagem de uma mesa de café, propondo uma ação coletiva destinada à aproximação entre as pessoas através da ocupação da cidade.