Capa do livro: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO ULTRALIBERAL

OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO ULTRALIBERAL

Autores: Maély Ferreira Holanda Ramos - Carlos Nazareno Ferreira Borges (Organizadores)

Esta coletânea, intitulada “Os desafios na formação docente no contexto da globalização ultraliberal”, faz um debate atual sobre a temática a partir dos resultados de pesquisas realizadas por docentes e discentes da Linha Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, Universidade Federal do Pará.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3213-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-3210-5
DOI: 10.24824/978652513213.6
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 228
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO ULTRALIBERAL

ALDER DE SOUSA DIAS

Docente Adjunto Classe C, nível 1, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), lotado junto ao Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA/UNIFAP) e ao Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC). Doutor em Educação (UFPA), Mestre em Educação (UEPA), Especialista em Filosofia da Educação (UFPA) e Licenciado em Pedagogia (UEPA). É mestrando em Ciências da Religião pelo PPGCR/UEPA, vinculado à Linha de Pesquisa: Religião e Sociedades. Leciona disciplinas pedagógicas na LEDOC/UNIFAP. É pesquisador vinculado à Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia (RPPDA) e parecerista ad hoc de periódicos científicos.

 

ARLETE MARIA MONTE DE CAMARGO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1977), mestrado em Educação Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Titular Aposentada da Universidade Federal do Pará, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha Formação de Professores, Trabalho Docente Teorias e Práticas Educacionais na condição de professora visitante. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores e trabalho docente na educação básica; Currículo, formação e organização institucional e acadêmica da educação superior. Integra a Rede UniversitasBr e é associada da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação -ANPED e Associação Nacional de Política e Administração em Educação – ANPAE.

 

BENEDITO DE JESUS PINHEIRO FERREIRA

Graduação em Tecnólogo em Processsamento de Dados pela Universidade Federal do Pará. (1990), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (2003) e pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da UNESP de Araraquara. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Pará. Realiza pesquisas, a partir da pedagogia histórico-crítica, nas áreas: uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação; e alfabetização: políticas e referenciais teórico-metodológicos no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará.

 

CARLOS NAZARENO FERREIRA BORGES

Possui Graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1990), Graduação (Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e Graduação Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2022); Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação Física pela Universidade Gama Filho; Pós-doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é Docente Titular da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação em Educação Física e Pedagogia. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atuando na linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas.

 

DOUGLAS ALMEIDA DE OLIVEIRA

Possuo graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA–2009), especialização em “Língua portuguesa e Literaturas” pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA- 2011), especialização em “Educação de Jovens e Adultos para juventude” pela Universidade Federal do Pará (UFPA–2014), mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/ICED/UFPA-2021), doutorando no programa de pós-graduação da Universidade Federal do Pará-PPGED-ICED-UFPA.

 

ELZA PEIXOTO

Pós-Doutora em Filosofia da Educação pela Universidade de Lisboa (2014-2015). Estágio Pós-Doutoral na ESEFID-UFRGS (2019-2020). Doutora em Filosofia e História da Educação (2007) pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Mestre em Educação Física (1996) pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Professora Associada 1 da Universidade Federal da Bahia (2011– ). Atuou no Programas de Pós-Graduação “Mestrado Associado em Educação Física UEM/UEL” (2008-2013). Atua no “Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFBA” (2011- ), linha Educação, Cultura Corporal e Lazer. Orientadora de Mestrado e Doutorado. Atuou como pesquisadora nos projetos (a) do Diagnóstico Nacional do Esporte; (b) Epistefe Nordeste. Líder do Grupo Marxismo e Políticas de Trabalho e Educação – M.T.E. FACED UFBA.

 

GABRIELA MILENKA ARRAYA VILLARREAL

Possui graduação em Ciencias de La Educación – Universidad Mayor de San Andrés (2007) e mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (2015). Atualmente é estudante doutorado da Universidade Federal do Pará, professora interina – Universidad Mayor de San Andrés, professora interina – Universidad Mayor de San Andrés, docente de formador de formadores – Universidad Mayor de San Andrés e professora interina – Universidad Mayor de San Andrés. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidad, adolescencia, género e migración. Estudante de doutorado no programa PPGED da UFPA) (Bolsa de estudos CAPES).

 

GLENDA CAROLINE MEIRELES DA COSTA RODRIGUES

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) na Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante da equipe do Projeto de Pesquisa em Educação na Amazônia: História, política, formação de professores e diversidade cultural (PROCAD/Amazônia) e do Grupo de Estudos e Pesquisas de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente (Gestrado/UFPA).

 

HARRISON DE SOUZA BEZERRA

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (2016). Tem experiência na área de Educação Física escolar. É membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), atuando na linha de pesquisa “Corpo, Cultura Corporal e Práticas Corporais”. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Professor efetivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. Foi professor preceptor do Programa Residência Pedagógica (CAPES/UFPA-Castanhal) de outubro de 2020 a março de 2022.

 

JOSÉ MARIA SOARES RODRIGUES

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde desenvolveu estudos e pesquisas em Educação Matemática. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Associado da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática (GEPFORMA) do Instituto de Ciências da Educação da UFPA.

 

JULIANE GOMES DE SOUSA

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Tocantins – UFT (2017). Graduada em Pedagogia – Universidade Federal do Tocantins (2015). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID (UFT/TOC). Foi professora efetiva nas séries iniciais do ensino fundamental (2017). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Norte do Tocantins UFNT/Câmpus de Tocantinópolis.

 

JÚLIO SÉRGIO CAMARGO

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED-UFPA), mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (PPGPSI-UNIR). Graduado em pedagogia. Orientador escolar na Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná-RO. Docente universitário na Estácio UNIJIPA. Especialista em Orientação e supervisão escolar, faculdade UNINA e especialista em Psicologia educacional e Gestão em Educação a Distância, ambas pela Uniasselvi.

 

LENILSON CORRÊA PUREZA

Mestrando em Educação (2020) pela Universidade Federal do Pará. Possui Especialização em Docência no Ensino Superior (2014-2015) e é graduado em Pedagogia (2011) pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Exerce a função de Coordenador Pedagógico, bem como de Professor na Rede Municipal de Ensino em Breves-PA.

 

LUCIANO CORRÊA TADEU MEDEIROS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2021). Mestrando em Educação pelo programa de Pós-graduação em Educação – PPGED/UFPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Matemática e Inclusão.

 

MARINALVA VERAS MEDEIROS

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará-PPGED/UFPA, mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGED/UFPI, especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual do Piaui-UESPI, graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Atuou como tutora de cursos a distância por dois anos consecutivos (2007/2008) do curso de Formação Continuada para Professores em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal de Ceará-UFC. Exerceu a função de professora do curso de Pedagogia na Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão- FACEMA no período de 2009 a 2011.

 

MARY JOSE ALMEIDA PEREIRA

Doutora em Educação (2022), linha de pesquisa: Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/ICED/UFPA). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará- UFPA. Linha de pesquisa: Políticas Públicas Educacionais (2015), e Pós Graduação em Metodologia da Pesquisa Científica pela Universidade do Estado da Pará (2007).

 

MAYRANDA CARVALHO MIRANDA

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (2013) e Especialista em Pedagogia da Cultura Corporal pela Universidade Estadual do Pará (2015). Atualmente é Professora do Ensino Superior na Universidade Norte do Paraná – FAMAC e Professora de Educação Infantil na Escola Legião da Boa Vontade. Portanto, tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação.

 

SÔNIA REGINA DOS SANTOS TEIXEIRA

Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Atua como professora de Psicologia da Educação no Curso de Pedagogia e como professora orientadora de mestrado e doutorado na Linha de Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UFPA. É doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará. Desenvolve estudos e pesquisas na interface entre a Educação e a Psicologia, dedicando-se ao estudo da teoria de L. S. Vigotski, visando extrair implicações teórico-práticas para a formação de professores, o trabalho docente e as práticas pedagógicas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria Histórico-Cultural e Educação – GEPEHC.

 

WALDIR FERREIRA DE ABREU

Pós-Doutor em Ciências da Educação – UC/Brasil-Espanha (2013), Doutor em Ciências Humanas e Educação pela PUC-Rio (2010), Mestre em Educação e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (2002), fez Especialização em Educação Especial ( 1998); Professor Associado III da Universidade Federal do Pará, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação -PPGED/ICED/UFPA, Filiado à Associação Nacional de Pós-Graduação em Pesquisa e Educação (ANPED), Coordenador do FORPRED Norte. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia – GEPEIF/UFPA/CNPq. Foi Coordenador Pedagógico da Organisation Terre desHommes / SUISSE-BRASIL (1989-1995).