Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3627-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-3623-3
DOI: 10.24824/978652513627.1
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 146
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
ORGANIZADORES
DAYSE GRASSI BERNARDON
Licenciada em Letras e Espanhol pela Faculdade Educacional de Medianeira – Facemed. Mestra e doutora em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste/Cascavel. É professora efetiva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR/Medianeira. É membro do grupo de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Políticas Educacionais – UTFPR/Medianeira.
LAIRTON MOACIR WINTER
Licenciado em Letras pela Universidade Paranaense – Unipar. Licenciado em Filosofia Pela Universidade São Francisco/SP – USF. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. É professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR/Medianeira. É membro do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Políticas Educacionais da mesma Universidade.
JOICE MARIA MALTAURO JULIANO
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – Unesp/Marília. É professora efetiva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR/Medianeira. É membro do grupo de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Políticas Educacionais – UTFPR/Medianeira.
AUTORES
ALESSANDRA PAWELEC DA SILVA
Mestra em Genética Médica pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-RS. Docente da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Unila e Médica Geneticista. Membro do Projeto de Pesquisa Análise de Instabilidade do DNA em Portadores de Diabetes do tipo 2.
CLAUDIMARA CASSOLI BORTOLOTO
Doutora em Ciências Sociais – Unesp de Araraquara. Mestra em Educação – Unioeste, Bacharel e licenciada em Ciências Sociais – Unioeste. Docente efetiva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR/Medianeira. Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais – GPPS da Unioeste, Membro do Grupo de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Políticas Educacionais – UTFPR/Medianeira e Membro do Laboratório de ensino, pesquisa e extensão “Fronteiras, Estado e Relações Sociais” – LAFRONT.
FABIO ROGERIO LONGEN
Doutor em Física pela Universidade Estadual de Maringá – UEM e docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Campus Medianeira. Membro do Grupo de Pesquisa LARES.
MÁRCIA APARECIDA STUMPF RIBEIRO
Professora da Rede Municipal de Educação de Foz do Iguaçu – Paraná. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste/Foz. Especialista na Pós-Graduação em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino – Polo UAB do Município de Foz do Iguaçu, Modalidade de Ensino a Distância, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Campus Medianeira.
MARIA TEREZA COSTA
Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.
NATALIA VALDÉS
Mestra em Bioquímica pela Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción, Filial Alto Paraná. Docente na Universidad Nacional del Este UNE.
SERGIO ANTÔNIO ANTONIUK
Médico Neurologista Infantil. Mestre e doutor em Pediatria. Professor Associado do Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Coordenador Científico do Centro de Neuropediatria do Hospital de Clínicas.
SHIDERLENE VIEIRA DE ALMEIDA
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Campus Medianeira. Líder do Grupo de pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Políticas Educacionais.
SILVANA MENDONÇA LOPES VALENTIN
Doutora em Distúrbios da Comunicação pela Tuiuti do Paraná. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Campus Medianeira. Membro do Grupo de pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Políticas Educacionais.
SILVIO AUGUSTO BASSE
Mestre em Ensino de Física pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Campus Medianeira. Professor efetivo da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná.
SOLANGE MENDONÇA LOPES
Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior e Urgência e Emergência. Estudante de Medicina pela UPAP-PY.