Capa do livro: CARTAS PARA LÉLIA GONZALEZ

CARTAS PARA LÉLIA GONZALEZ

Autores: Isabelle Sanches Pereira - Luiza Cristina Silva Silva (Organizadoras)

O livro Cartas para Lélia Gonzalez é fruto das ações do Grupo de Pesquisa TECEMOS – Linha de Pesquisa Cultura, Identidades e Corporeidade UNEB/Campus XI Serrinha, através do Grupo de Leitura Encontro com Autorias Negras, no final do ano de 2019. As cartas, endereçadas a Lélia Gonzalez, refletem os efeitos dos encontros com a obra Primavera para Rosas Negras. As cartas falam de ancestralidade, de experiências de racismo na escola, na universidade. Falam da relação com a escrita e de como a autoria de Lélia Gonzalez mexeu com memórias afetivas, capazes de fazerem as autoras terem vontade de escrever, pela sua maneira leve, contundente de analisar as relações sociais e os efeitos do racismo. As cartas são escritas da pandemia. Falam de medos da morte, das vidas negras nesse contexto, em que violências foram acirradas, desigualdades aprofundadas. Com esse movimento de afirmação de autorias, a obra estimula debates sobre como pensadoras negras nos oferecem a possibilidade de construir outras epistemes, plantar outras políticas institucionais de citação.

Maria Nazaré Mota de Lima
Professora aposentada da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, colaboradora do ICEAFRO.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3722-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-3719-3
DOI: 10.24824/978652513722.3
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 76
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CARTAS PARA LÉLIA GONZALEZ

AS ORGANIZADORAS DO LIVRO CARTAS PARA LÉLIA GONZALEZ

ISABELLE SANCHES PEREIRA

Filha de Marlene Sanches Pereira e Reginaldo Bomfim Pereira. Mulher negra, cis, lésbica. Nascida, criada e feita (Omorixá do Terreiro do Cobre, Engenho Velho da Federação), na magistral cidade do Salvador! Doutora em Estudos Étnicos e Africanos – UFBA, mestra em Educação e Contemporaneidade – UNEB, especialista em Psicopedagogia UFBA, Pedagoga. Professora da Universidade do Estado da Bahia. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Território, Cultura e Ações Coletivas (TECEMOS/UNEB) e Entre Elas: educação e culturas, nas áreas: currículo, identidades raça-gênero-territorialidades, autorias, literatura escrita por mulheres negras, religiosidades de matrizes africanas.

 

LUIZA CRISTINA SILVA SILVA

É paraense, nascida em Belém do Pará (1991), filha das águas do Rio Purus no Amazonas e da Lagoa do Abaeté, em Itapuã, Salvador – Bahia. É professora adjunta na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), geógrafa, doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na linha Currículo, Culturas e Diferenças. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Território, Cultura e Ações Coletivas (TECEMOS/UNEB) e Entre Elas: educação e culturas. Omorixá, Ìyawó de Oxum do terreiro Axé Abassá de Ogum. Mulher afroamazônida vivente na Bahia e Alagoas do litoral brasileiro.

 

AS AUTORAS DO LIVRO CARTAS PARA LÉLIA GONZALEZ

CARINE DOS SANTOS MEIRELES

Graduanda do curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia – Campus XI, atualmente cursando o 9º semestre. Foi estagiária do programa Partiu estágio na Universidade do Estado da Bahia, campus Serrinha, atualmente é Estagiária do Programa Mais Futuro (SEC-BA) no Colégio Estadual Rubem Nogueira, Serrinha Ba e bolsista residente do programa de residência pedagógica/Capes, UNEB CAMPUS XI Serrinha, Bahia.

 

DAGMAR DA PAIXÃO DE LIMA SOUZA

Graduanda em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil. Tem experiência na área de Letras.

 

DARA DO NASCIMENTO ALMEIDA

Licenciada em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Atualmente está bacharelanda em Ciência Política com ênfase em Relações Internacionais na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Concomitantemente, exerce trabalho de coordenação e ensino de Filosofia no Pré-Acadêmico Inovação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE. Membra do Núcleo de Educação integral e Ações Afirmativas – NEAfi/UFPE.

 

DERIVÂNIA DE JESUS SANTOS

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Pós-graduanda em Coordenação Pedagógica pela Faculdade Dom Alberto.

 

GABRIELA CAVALCANTE DE JESUS

Pedagoga em formação na Universidade do Estado da Bahia, Campus II – Alagoinhas-BA. Foi pesquisadora júnior do Programa Institucional de Iniciação Científica (IC) com o Projeto de Pesquisa intitulado “Raça, Gênero, Sexualidades e produção de conhecimento” e atualmente desenvolve estágio extracurricular na Pastoral do Menor de Alagoinhas.

 

GERSIER RIBEIRO DOS SANTOS

Mestranda no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade. Universidade do Estado da Bahia/Campus XIV. Pesquisadora através da linha de pesquisa: cultura, docência e diversidade. Componente do grupo de pesquisa: FEL- Formação, Experiências e Linguagens. Componente do grupo de pesquisa: currículo, escrevivências e diferença.

 

JOSENILDA BRANDÃO COSTA

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2017), graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2009) e Pós-Graduação em Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM ). Atualmente é docente efetiva na Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu-BA.

 

JOSÉ MATEUS CARVALHO DOS SANTOS (MAR)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/Campus XI. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade na Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/Campus XIV. Componente do Grupo de Pesquisa Currículo, Escrevivências e Diferença; e do Grupo de Pesquisa Formação, Experiência e Linguagens – FEL. Membro da Linha de Pesquisa Cultura, Identidades e Corporeidade do Grupo de Pesquisa Território, Cultura e Ações Coletivas – TECEMOS/UNEB.

 

MARIA EDUARDA BARBOSA DE BARROS

Possui graduação em Jornalismo pela Faculdade Joaquim Nabuco (2018). Graduanda em Ciências Sociais pela UFRPE. Interesse em sociologia, especificamente na área de Segurança Pública e relações étnico-raciais. Fui vinculada ao grupo de estudo Dùdù Èrò, vinculado à Associação Ábàmodá de Pernambuco. Em 2019, participei do Grupo de Estudos de epistemologias negras da UFPE, vinculado ao Núcleo de estudo afro-brasileiro (NEAB). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança (NEPS) da UFPE.

 

MARIANA ANDRADE GOMES

Defendi minha Tese de Doutorado em 2018 pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLitCult) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Finalizei em 2013 o Mestrado Acadêmico pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduei-me nesta mesma universidade em 2010 pelo Bacharelado em Letras com o título de Crítica Literária e, atualmente, estou cursando a Licenciatura em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Minhas áreas de interesse e atuação abrangem os recortes étnico-raciais nas produções estéticas e/ou midiáticas, pesquisas e teorias sobre o ensino de raça, gênero e classe, além de literaturas negras, afro-brasileiras e africanas em língua portuguesa, principalmente as narrativas de Cabo Verde, com ênfase nas representações do riso. Atualmente trabalho como Revisora Textual. Sou Pesquisadora Associada I da Coordenadoria de Estudos da África da UFPE (CEAf-UFPE), colaboradora na Ed. Ogum’s Toques, integrante do Coletivo Merê (BA), Coletivo Quilombo Arruda (PE), Associação Ábàmodá (PE), além de ser uma das coordenadoras do Grupo de Estudos Dúdú Èrò (PE).

 

MICAELE DAMASCENO DE JESUS

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Departamento de Educação Campus-XI. Estudante no grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos – NPEEJA/GPEEJA, da Universidade do Estado da Bahia; Integrante do Grupo de Estudo em Educação e Meio Ambiente (GEMA). Monitora de ensino no componente curricular TEC II – Ensino de Matemática; em Educação e Pedagogia; Didática; Políticas Educacionais. https://orcid.org/0000-0003-3672-9840

 

RONNEI PRADO LIMA

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), Pós-Graduação (lato sensu) em História da África pela União das Escolas Superiores da Funeso (UNESF) – Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO) e Mestrado em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco. É Professor da Prefeitura de Camaragibe e da Prefeitura do Ipojuca. Integra a Associação Ábàmodá, o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB-UFPE) e o Grupo de Estudos Epistemologias Negras do supracitado Núcleo, é também Pesquisador I do Instituto de Estudos da África (IEAf-UFPE). Espanhol Intermediário.

 

TAINÁ DAS MERCÊS OLIVEIRA

Mestranda Profissional do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Intervenção Educativa e Social da linha 2: Novas formas de subjetivação e organização comunitária da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – 2022.1), estudante no Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS), técnica no grupo de pesquisa Entre Elas – Educação e Culturas, especialista em Gestão de Projetos (UNIFACS – 2019), graduada em Bacharelado de Administração (UEFS – 2017) com período sanduíche na Universidade de Coimbra – Portugal (UC – 2015). Trabalha como técnica administrativa de nível superior (UNEB – 2017), possui experiência na área administrativa hospitalar e administração pública, produções acadêmicas nas áreas de administração, educação e interdisciplinaridade. E-mail: tainamerces@hotmail.com

 

ÊMILLE SANTANA MOREIRA NUNES

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – DEDC -CAMPUS XI – Serrinha (2019). Cursa, atualmente, Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FAVENI) e Especialização em Educação do Campo (IFBA – Serrinha). Integrante do grupo de pesquisa Território, Cultura e Ações Coletivas (TECEMOS), da Universidade do Estado da Bahia. Pesquisadora das áreas de Currículo, Prática Docente, Relações Étnico-raciais e Educação Inclusiva, tendo apresentado trabalhos sobre os pontos de intersecção entre Currículo-Vivo, Práxis Pedagógica e Educação Antirracista. Professora da Educação Infantil. Tem experiência com crianças na primeira infância, e, também, com a Educação de Jovens e Adultos.

 

MARILENE DOS SANTOS QUEIROZ

Mestranda no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade MPED-UNEB; Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB; Especialista em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade Pitágoras de Serrinha; Pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB-Campus XI; Integra a linha de pesquisa Cultura, Identidade e Corporeidade do grupo de pesquisa Território, Cultura e Ações Coletivas (TECEMOS); Integra o grupo de Pesquisa:Currículo, Escrevivências e Diferença (@curriculoeescrevivencias) e o Grupo de Pesquisa: Formação, Experiência e Linguagens (FEL). Foi coordenadora do Diretório Acadêmico de Pedagogia (DA) e representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) no DEDC-XI; Tem experiência em monitoria de ensino, coordenação e protejo de extensão; Interesses de pesquisa: maternidades, feminismos, educação, gênero, raça, sexualidade e territorialidade.

 

ANA CECÍLIA NASCIMENTO GALINDO

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2003). Especialista em Modelagem em Ciência da Terra e Meio Ambiente (UEFS, 2008). Possui atuação na área de educação no ensino fundamental e médio e busca se aperfeiçoar na área de educação para que possa exercer seu papel de educadora com maior êxito, e criteriosidade. Trazendo os conteúdos de Geografia para próximo dos estudantes, como também auxiliar a instituição que atua na qualificação de seus profissionais.

 

GLEICE MELO SILVA QUEIROZ

Sou Pedagoga pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, Especialista em Educação Especial pela UEFS, Especialista em Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade Zacarias de Góes – FAZAG. Professora/Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Feira de Santana e como Analista Universitária pela UEFS. Atualmente sou mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UEFS e participo do Grupo de Pesquisa Corpo-Território-Decolonial. Além da experiência na coordenação pedagógica em unidade escolar, na modalidade da Educação Infantil e Ensino Fundamental, já atuei na Secretaria de Educação e na Secretaria de Assistência Social, no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, no município de Governador Mangabeira. No contexto docente, já atuei com ênfase na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva e Antirracista.