Capa do livro: PERCURSOS INVESTIGATIVOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA<br> desafios e perspectivas

PERCURSOS INVESTIGATIVOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
desafios e perspectivas

Autores: Michelle Camara Pizzato - Liliane Madruga Prestes - Andressa Fassbinder dos Santos (Organizadoras)

Nesta obra, compartilhamos algumas das pesquisas produzidas por estudantes e docentes do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ofertado em rede nacional pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. As temáticas escolhidas emergiram de problemáticas enfrentadas no cotidiano das práticas de ensino da EPT e potencializadas pela pandemia da COVID-19, a qual além de ceifar milhares de vidas, também tem acirrado as desigualdades sociais. Neste enfoque, as pesquisas que constituem essa obra evidenciam o esforço coletivo de educadores/as, estudantes, comunidades escolares e não-escolares na busca de estratégias promotoras de transformação social e da articulação entre ensino, pesquisa e extensão no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Acima de tudo, contribuem para ressaltar a importância da educação pública e gratuita enquanto direito fundamental para todos/as e, principalmente, da articulação entre educação e trabalho visando a formação humana integral de jovens e adultos.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3755-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-3756-8
DOI: 10.24824/978652513755.1
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 202
Formato do Livro: 21x28 cm
Número da edição:1

PERCURSOS INVESTIGATIVOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA<br> desafios e perspectivas
DISCENTES E EGRESSOS

ADRIANE REGINATTO

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias em Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Sustentabilidade e Políticas Públicas pela UNINTER. Graduação em Tecnologia em Processos Gerenciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Farroupilha. Atua como Tecnóloga em Processos Gerenciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

 

ALESSANDRA ARAGON NEVADO

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias em Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Cultural pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – RS (Senac). Bacharel em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua como jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

 

ANDRÉA MARTA DONADEL BERGONCI

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias em Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Pedagogia Gestora: Administração/ Supervisão/Orientação e Interdisciplinaridade pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atua como Assistente em Administração da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

 

ANDRESSA FASSBINDER DOS SANTOS

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão escolar pela IERGS - Uniasselvi. Especialização em Coordenação Pedagógica pela IERGS - Uniasselvi. Especialização em Mídias na Educação pelo Instituto Federal Sul rio-grandense (IFSul). Especialização em Educação: Espaços e Possibilidades para a Educação Continuada pelo Instituto Federal Sul rio-grandense (IFSul). Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em Psicomotricidade e Ludopedagogia pela UNIP - FAMEPLAN. Licenciatura em Educação Física pela Universidade Feevale. Graduação em Pedagogia pela IERGS - Uniasselvi. Magistério pelo Instituto Estadual de Educação Sapiranga. Atua como professora na rede pública municipal de NH e no corrente ano está na direção da Escola Municipal de Educação Básica Marcos Moog (Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo).

 

ANGELA ZANOTELLI CAGLIARI

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Economia da cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Artes visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como Docente de Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - campus Restinga.

 

CASSIANO NOIMANN LEAL

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias em Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialização em Educação Especial e Educação Física Escolar; Informática na Educação e EJA e Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão, Orientação, Inspeção e Administração Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialização em Psicomotricidade pela Faculdade Liberdade - Educação e Tecnologia (FALIBER). MBA Profissional em Gestão Administrativa e Marketing pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB). Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade de Ciências da Saúde do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (IPA). Licenciatura em Pedagogia pela FAERPI. Atua como Professor das Redes Públicas de Educação do Município de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul.

 

ELAINE DOS SANTOS PINTO

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Comunicação Empresarial pela Universidade Cândido Mendes. Atua como Assessora de Comunicação da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul.

 

ERLIANDRO FELIX SILVA

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Graduação em Letras-Libras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua como Professor Substituto da Universidade Estadual do Estado Mato Grosso do Sul (UEMS).

 

 

ESTER MIRIANE ZINGANO

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Poéticas Visuais pela FEEVALE e em Docência no Ensino Superior pela IERGS. Bacharelado em Artes Plásticas pela FEEVALE. Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Pedagogia pela Uniasselvi. Atua como professora de Artes da rede municipal de Porto Alegre (RS).

 

FABIANO SORIA VAZ

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em História Contemporânea  pelas Faculdades Porto-Alegrenses (FAPA). Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como professor do Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.

 

FLAVIO AUGUSTO PAGARINE DA SILVA

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como Auxiliar de Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Canoas.

 

FRANCIANE TUSSET

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias em Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Administração de Empresas pela UNITER. Graduação em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI). Atua como Servidora Técnico-Administrativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

 

GRAZIELLE MARIN LEITE

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias em Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Administração Patrimonial em Organizações Públicas pela Universidade de Brasília. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atua como Diretora de Licitações e Contratos da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

 


IVAN JOSÉ SUSZEK

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias em Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão da Qualidade pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Graduação em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Atua como Assistente em administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Erechim.

 


 

JONAS BARONIO

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Administração Estratégica pela Uniasselvi. Bacharelado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atua como Servidor Técnico-Administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

 

 


LEDA MARIA PEREIRA DA SILVEIRA

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atua como Assistente de Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

 

MÁRCIA CULAU

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias em Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Escolar pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – RS (SENAC/RS). Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atua como Professora da rede municipal de Viamão (RS).

 

MARCOS VINÍCIUS BRASIL

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias em Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Direito Administrativo pela UCS. Especialização em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pela Universidade Candido Mendes. Graduação em Administração e em Ciências Contábeis pelas Faculdades Porto-Alegrenses (FAPA). Atua como Servidor Técnico-Administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

 

PABLO HENRIQUE SILVA DOS SANTOS

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias em Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Uniritter, em Orientação e Supervisão Escolar pelas Faculdades São Luís e em Didática do Ensino Superior pelas Faculdades São Luís. Graduação em Direito pela Uniritter e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como Professor de Direito e Legislação na Educação Profissional do Estado do Rio Grande do Sul e como Orientador Educacional do Município de Montenegro.

 

SABRINE DE OLIVEIRA

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Tradução, Interpretação e Docência de Libras pela Universidade Tuiuti do Paraná. Especialização em Libras pela Universidade Barão de Mauá. Graduação em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atua como Tradutora Intérprete de Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Ibirubá.

 

 

SOLANGE ARAÚJO DIAS LOPES

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Orientação Educacional pela Uniasselvi. Graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Atua como Pedagoga do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Camaquã.

 

TATIANA RODRIGUES DAITX

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva pela Associação Catarinense de Ensino Faculdade Guilherme Guimbala. Graduação em Pedagogia Empresarial pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Atua como Diretora Pedagógica do Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos.

 

VANDERLEI SOUTO DOS SANTOS

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias em Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Pedagogia Empresarial pela Universidade Candido Mendes – UCAM. Especialização em Neurociência Pedagógica pela UCAM. Especialização em Contabilidade, Direito e Economia com ênfase na gestão pública – Faculdade UniBF e MBA em Finanças e Banking pela Faculdade UniBF. Graduação em Pedagogia – Licenciatura pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro – UniverCidade, e Bacharel em Administração pela Faculdade UniBF. Atua como Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

 


DOCENTES

ALINE GRUNEWALD NICHELE

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.

 

 


ANA SARA CASTAMAN

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Psicologia pela UNIJUÍ. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Sertão. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Líder do Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

 

ANDREA POLETTO SONZA

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Bento Gonçalves. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.

 

ANDREIA MODRZEJEWSKI ZUCOLOTTO

Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.

 

CLARICE MONTEIRO ESCOTT

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica.

 

 

JOSIANE CAROLINA SOARES RAMOS PROCASKO

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.

 

JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Sertão. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica.

 

LILIANE MADRUGA PRESTES

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Professora permanente e coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.

 

MARIA AUGUSTA MARTIARENA DE OLIVEIRA 

Pós-doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciada em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Osório. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica.

 

MARIA CRISTINA CAMINHA DE CASTILHOS FRANÇA

Pós-doutora pelo Banco de Imagens e Efeitos Visuais (Biev) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química para a Vida e Saúde (PPGQVS/UFRGS). Editora-chefe da Revista ScientiaTec (IFRS). Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Identidade e Trabalho (CNPq/IFRS).

 

 

MICHELLE CAMARA PIZZATO

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidad de Burgos (UBU) - Espanha. Mestre em Ensino de Ciências – Modalidade Química pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Professora permanente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.

 

SERGIO VIANA

Doutorado em Educação em Ciência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Economia do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), área de Concentração em Organização Industrial e Linha de Pesquisa em Inovação e Aglomerados Produtivos Locais. Graduação em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Professor da área de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Porto Alegre.