Capa do livro: EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA E SABERES NO ALTO SERTÃO DA BAHIA<br> Coleção Educação, Cultura e Memória no Alto Sertão da Bahia<br> Volume 1

EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA E SABERES NO ALTO SERTÃO DA BAHIA
Coleção Educação, Cultura e Memória no Alto Sertão da Bahia
Volume 1

Autores: Iamara Junqueira Sousa Carvalho - Marinalva Nunes Fernandes - Nivaldo Osvaldo Dutra - Rosemária Joazeiro Pinto de Sousa - Zezito Rodrigues da Silva (Organizadores)

A educação, a docência e os saberes ganham contornos no Alto Sertão da Bahia a partir do conjunto de textos escritos por pesquisadores vinculados ao Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem (GPCSL/CNPq), fruto dos estudos e pesquisas desenvolvidos ao longo da sua trajetória. O exercício realizado pelos autores de refletir sobre a temática, “Educação, docência e saberes no Alto Sertão da Bahia” possibilitou-lhes compreender como se desenvolvem e são mantidas as estruturas que sustentam as relações estabelecidas entre os sujeitos nos mais diversos espaços.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3819-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-3814-5
DOI: 10.24824/978652513819.0
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 208
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA E SABERES NO ALTO SERTÃO DA BAHIA<br> Coleção Educação, Cultura e Memória no Alto Sertão da Bahia<br> Volume 1
DORALICE LEITE RIBEIRO ALVES
Mestra em Letras (UESB). Especialista em Mídias na Educação; em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura; e em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Possui graduação em Letras: Português/Inglês (2008). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Malhada de Pedras — Bahia e Tutora do Programa Formação Pela Escola (FNDE). Tem experiência na área de Letras (Língua Portuguesa).

EDNA ALVES PEREIRA DA SILVA
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade — PPGELS (UNEB). Membro do GPCSL/CNPQ.  Membro do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral Integrada. Membro do Observatório Nacional de Educação Integral. Professora da Rede Municipal de Ensino de Malhada de Pedras/BA.

ELAINE ALVES LELES
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade — PPGELS (UNEB). Especialista em Gestão Pública (UAB/UNEB). Especialista em Informática em Educação (UFLA). Licenciada em Pedagogia (UNEB). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Cultura Sociedade e Linguagem (GPCSL/CNPq). Analista Universitária (Pedagoga) do quadro da Universidade do Estado da Bahia — UNEB. Professora da Rede Municipal de Ensino no Município de Bom Jesus da Lapa/BA.

IAMARA JUNQUEIRA SOUSA CARVALHO
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade — PPGELS, do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI da Universidade do Estado da Bahia.  Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental, pela Universidade do Estado da Bahia — Guanambi/BA e Especialista em Coordenação Pedagógica, pela Universidade Federal da Bahia, UFBA. Professora na Rede Municipal de Educação de Caetité/Bahia/Brasil. Membro do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral Integrada e do Observatório Nacional de Educação Integral. Membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem – GPCSL/CNPQ.  

IZAAC DOS SANTOS PEREIRA
Graduado em História pela UNEB/VI, atuou como bolsista voluntário de Iniciação Científica no projeto “Aproximações entre o ideário de Anísio Teixeira e as políticas educacionais do século XXI”.

JAIME DE JESUS SANTANA
Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Ensino Linguagens e Sociedade - PPGELS/UNEB; Pesquisador vinculado ao GPCSL/CNPq; Especialista em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva (UNICESUMAR); Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física (FACINTER); Graduado em Matemática (UNEB). Professor efetivo da rede Municipal de Caetité e da Rede Estadual da Bahia.

LUCAS DOS SANTOS PORTO
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade — PPGELS, pela Universidade do Estado da Bahia — UNEB / Campus VI — Caetité. Especialista em Gestão Pública, pela Universidade do Estado da Bahia — UNEB / Universidade Aberta do Brasil — UAB (2016). Especialista Interdisciplinar em Estudos Sociais e Humanidades, pela Universidade do Estado da Bahia — UNEB / Universidade Aberta do Brasil — UAB (2020). Graduado em Licenciatura em Letras — Habilitação em Português e Literatura de Língua Portuguesa — pela Universidade do Estado da Bahia — UNEB / Campus XX — Brumado (2011). Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (Programa Especial de Formação Pedagógica em Pedagogia — PROFORMA) — pela Faculdade Intervale, de Mantena — MG (2021). Atualmente, exerce as funções de Secretário Geral de Cursos vinculados ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica — PARFOR e Secretário do Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia, no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias — DCHT, da Universidade do Estado da Bahia — UNEB, Campus XX — Brumado. É membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem — GPCSL, vinculado à Universidade do Estado da Bahia — UNEB/Campus VI — Caetité.

MARGARETE PEREIRA FERNANDES RIBEIRO
Possui Mestrado em Ensino, Linguagem e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) do Departamento de Ciências Humanas, campus VI da Universidade do Estado da Bahia (2021), Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (2004), Especialização Lato Sensu em Geografia Física pela Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM (2008). Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Educacional pela Faculdade São Salvador (2013). É Professora da Educação Básica. Membro do Grupo de estudo GESSEC - Grupo de Estudo da Secretaria Municipal de Educação de Riacho de Santana, sobre Formação de Professores. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Cultura Sociedade e Linguagem (GPCSL/CNPq). Atua como Técnica na Secretaria Municipal de Educação no Município de Riacho de Santana-BA. Possui experiência na Docência da Educação Básica, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Formação Docente, Membro do Conselho Municipal de Educação e monitoramento do Plano Municipal de Educação.

MARINALVA NUNES FERNANDES
Possui Doutorado em Educação pela PUC/GO (2015), Mestrado em Educação pela PUC/GO (2011), Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1995). É Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) do Departamento de Ciências Humanas, campus VI da Universidade do Estado da Bahia, vinculada a Linha II, Ensino, Saberes e Práticas Educativas. Diretora do DCH/Campus VI/UNEB, Coordenadora do Projeto de Extensão “Observatório dos Planos Municipais de Educação no Território do Sertão Produtivo”. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Cultura Sociedade e Linguagem (GPCSL/CNPq) e ao Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE). Coordenou o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) e o Curso de Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares.DCH/Campus VI. Tem experiência em: Educação Básica, Coordenação Pedagógica. Discute os seguintes temas: Trabalho e educação, formação docente, política educacional e movimentos sociais.

MARTA JUVÊNIA NAVARRO CARAMELO
Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade — PPGELS, do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI da Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica, em Gestão  Educacional, Graduada em Letras Vernáculas e em Pedagogia,  Atuou como  Gerente de Acompanhamento e Planejamento Pedagógico e Articuladora local do Programa de Reelaboração dos Referenciais  Curriculares dos municípios baianos, representando Caetité, Integra o  Comitê Territorial Baiano de Educação Integral Integrada e o Observatório Nacional de Educação Integral, Membro do Grupo de Estudos Anísio Teixeira, Membro do Grupo  de Estudos  Interdisplinares de Formação do Educador  — GEINFE /Uneb Campus VI, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Cultura das Infâncias – GEPCI/ Uneb Campus VI /CNPq.

MARIA DE FÁTIMA NOVAES PIRES
Professora Associada da Universidade Federal da Bahia, Departamento de História. Área de atuação: Teoria da História e História da historiografia. Pesquisas sobre Teoria da História e História da historiografia, Escravidão e Pós-Abolição. Integra a Sociedade Brasileira de Teoria da História e História da historiografia (SBTHH), Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem (UNEB/CNPq), Grupo de Pesquisa Escravidão e Invenção da Liberdade (UFBA/CNPq). Coordena o Arquivo Público Municipal de Caetité (APMC) e o Polo do Judiciário, um convênio entre a UNEB e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBa), organização da documentação judiciária de 28 comarcas do interior da Bahia.

MARIA DE LOURDES DO CARMO SOUZA DUCA
Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade — PPGELS, do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI da Universidade do Estado da Bahia. Graduada em Licenciatura em Letras — Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia, Campus VI. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no Departamento de Ciências Humanas — DCH — Campus VI/Caetité no subprojeto intitulado “As múltiplas linguagens na formação docente”. Atou com bolsista no programa Iniciação Cientifica (IC). Atua como professora do Ensino Básico no município de Caetité.

ROSEMÁRIA JOAZEIRO PINTO DE SOUSA
Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Graduação em História pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Especialização em História Social, pela Universidade do Sudoeste da Bahia - UESB e Especialização em Gestão Educacional pela Faculdade Vasco da Gama. Atualmente professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia e Professora da Rede Estadual de Ensino, no Centro Territorial de Educação Profissional. Atuou como Secretária Municipal de Educação no Município de Caetité (2009-2016), Diretora do Território do Sertão Produtivo - UNDIME-BA (2015-2017), Coordenação do Colegiado de História da Universidade do Estado da Bahia (2006-2008) e Coordenação Pedagógica do Programa Universidade para Todos - UPT/UNEB (2019). Experiência na área Educação; Gestão Educacional; e História, com ênfase em História Medieval e Social do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, sertão, racismo, identidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola. Militante do Movimento Negro no Sertão. Faz parte do Grupo de Trabalho de Elaboração do Plano Museológico e de Implantação do Museu do Alto Sertão. Membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem -GPCSL/ CNPq, do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire NEPE/CNPQ e do Núcleo de Estudos Anísio Teixeira. Texto publicado na revista Interfaces da Educação 2020. Atuação como Conselheira Municipal de Educação de 2006 a 2009. Responsável por importantes políticas de Educação como: Elaboração do Plano de Ações Articuladas - PAR; Implantação do Plano de Carreira para o magistério; Plano Municipal de Educação; Ressignificação de Educação para as Relações Étnico-Raciais, etc. Membro da Comissão de elaboração dos Cadernos das Trilhas para Educação Escolar Quilombola 2021-SEC/BA e membro da Comissão de Validação do Sistema de Cotas da UNEB/VI.

TATIANE NOVAIS BRITO
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade — PPGELS (UNEB). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Membro do GPCSL/CNPQ.  Licenciada em Matemática — Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e em Pedagogia — Centro Universitário Internacional (UNINTER). Pós-Graduada em Metodologia do Ensino de Matemática — Faculdade Einstein (FACEI).

ZÉLIA MALHEIRO MARQUES
Graduada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia/UNEB / Campus VI /Caetité/BA (1994), especialista em Literatura Brasileira pela Universidade do Sudoeste da Bahia - UESB - (1997), mestra em Educação e Contemporaneidade pela UNEB/ Campus I/ Salvador — BA (2009), doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG (PPGE/FaE/UFMG) - (2021). Professora do Instituto de Educação Anísio Teixeira (IEAT), professora assistente do DCH/ Campus VI - UNEB - Caetité/BA, onde desenvolve projetos de ensino, extensão e pesquisa na área de educação. Coordenou o Núcleo de Pesquisa e de Extensão - NUPE /DCH Campus VI (2011 a 2016). Tornou-se membro da Coordenação Executiva do Conselho Editorial da revista eletrônica Crítica & Debates. Fez parte de projeto da área de Linguagens (PIBID/LETRAS do Programa Institucional Brasileiro de Iniciação à Docência vinculado à CAPES) e participou da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) biográfica? BIOGRAPH. Integra, como professora pesquisadora, o grupo de pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem (GPCSL-CNPq) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita (FAE-UFMG). Faz parte do corpo técnico do projeto Museu do Alto Sertão da Bahia (MASB) da equipe do Arquivo Público Municipal de Caetité, estando, no momento, como responsavel pelo Projeto Pólo Acadêmico do Judiciário. Desenvolve, na atualidade, pesquisas na área de História da Educação com ênfase às Práticas de Leitura e de Escrita em utilização de correspondências de mulheres e impressos do século XIX e XX.

ZEZITO RODRIGUES DA SILVA
Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense — UFF, Setor de História Contemporânea I, linha: Poder e Sociedade. Especialista em História Social do Brasil pela Universidade do Sudoeste da Bahia — UESB (2001), possui graduação em História pela Universidade do Estado da Bahia (1998) e graduação em Estudos Sociais pela Universidade do Estado da Bahia (1992). Atualmente é professor auxiliar nível 1-b do Colegiado de História do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI da Universidade do Estado da Bahia e docente do Programa de Pós-Graduação (lato sensu), Especialização em Práticas docentes Interdisciplinares e Pós-Graduação (lato sensu) em Gestão do Patrimônio Histórico-Cultural e Ambiental da mesma universidade. Pesquisador desta Universidade, coordena o LABORAI - Laboratório de Oralidade e Imagem, membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem, integra as Linhas de Pesquisa: Arquivos, bens culturais e patrimônio e Alto sertão: economia e sociedade, atuando principalmente nos temas: memória, cultura, oralidade, diversidade e poder.