Capa do livro: ALFABETIZAÇÃO<br> saberes docentes, recursos didáticos e laboratórios formativos

ALFABETIZAÇÃO
saberes docentes, recursos didáticos e laboratórios formativos

Autores: Liane Castro de Araujo - Patrícia Camini - Gabriela Medeiros Nogueira - Silvana Maria Bellé Zasso (Organizadoras)

Quais saberes, recursos, estratégias didáticas e espaços as universidades têm produzido para a formação docente no campo da alfabetização? Esta obra enfrenta o desafio de investir em discussões que especificam a importância das dimensões didáticas, material e cultural da ação e formação docentes no campo da alfabetização, convidando os leitores a conhecerem trabalhos desenvolvidos em diversas universidades públicas e regiões do país.
Produzida em um contexto de estreitamento da função docente diante do avanço de perspectivas que reduzem professores a aplicadores de métodos apostilados e sistemas estruturados, a obra atribui relevo ao trabalho intelectual material e imaterial que envolve o desenvolvimento profissional de docentes como alfabetizadoras, desde a formação inicial na Universidade, incluindo-se aí a experimentação, análise e produção de jogos e outros materiais envolvidos nos processos de ensino.
Além disso, a obra discute as potencialidades dos Laboratórios de Alfabetização nas Universidades, apresentando experiências e resultados de atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas em diferentes instituições públicas e em diálogo com redes de ensino.



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3511-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-3512-0
DOI: 10.24824/978652513511.3
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 360
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ALFABETIZAÇÃO<br> saberes docentes, recursos didáticos e laboratórios formativos

ALEXSANDRO DA SILVA

Professor do Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea. É também membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da mesma universidade. Doutor em Educação pela UFPE, com período sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique - Paris. Pós-doutor pela Université Sorbonne-Nouvelle - Paris 3. Participa dos grupos de pesquisa Didática da Língua Portuguesa e Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil, ambos da UFPE, e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização, Letramento e Práticas de Ensino, da UnB. Atua na área de Educação e Linguagem, dedicando-se ao estudo de temas relativos ao ensino e à aprendizagem da língua portuguesa, como alfabetização, leitura, escrita e reflexão sobre a língua. É membro da ABAlf e integrante do GT10 da ANPEd.

 

ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVES PESSOA

Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Atua no curso de graduação de Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação da UFPE, onde desenvolve pesquisas na linha Educação e Linguagem. Atua no grupo de Pesquisa “Educação e Linguagem: ensino da língua portuguesa” e é associada ao Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL). Tem desenvolvido projetos financiados pelo CNPq, como a pesquisa “Heterogeneidade e alfabetização: concepções e práticas”, além de projetos de extensão de formação de professores, análise e produção de materiais didáticos. É membro da ABAlf - Associação Brasileira de Alfabetização.

 

ANDREIA MARIA CAVAMINAMI LUGLE

Atuou como professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (2015, UNESP/Marília), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2006), licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Filadélfia (2000). Coordenou o LAI – Laboratório dos Anos Iniciais: ensino, pesquisa e extensão (2015-2019). Dedicou-se à pesquisa com ênfase na Formação de Professores nas temáticas: Linguagem oral e escrita e Ensino de Matemática.

 

ARTUR GOMES DE MORAIS

Professor titular do Centro de Educação da UFPE, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no CEEL - Centro de Estudos em Educação e Linguagem. Doutor em Psicologia pela Universidad de Barcelona, fez pós-doutorados na mesma Universidade, no Institut National de la Recherche Pédagogique (Paris), na UFMG e na Université Paris XII. É pesquisador do CNPq desde 1997 e colaborou com o MEC em diferentes programas: PCN, PCN em Ação, Profa, Pró-Letramento, PNAIC, PNLD, PNLD de EJA, PNLD de Obras Complementares, Provinha Brasil e ANA. É autor de diversos artigos científicos, capítulos e livros como “Ortografia: ensinar e aprender” (1998), “Sistema de Escrita Alfabética” (2012) e “Consciência Fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização” (2019). Atua sobretudo nas áreas de psicolinguística da escrita, didática da língua portuguesa, alfabetização e formação de professores. É membro da ABAlf - Associação Brasileira de Alfabetização.

 

BEATRIZ CARMO LIMA DE AGUIAR

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (2015, UNESP/Marília), Mestre em Educação pela UNESP de Marília/SP (2002), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2005) e em Ciências Sociais também pela Universidade Estadual de Londrina (1995). Coordenadora do LAI – Laboratório dos Anos Iniciais: ensino, pesquisa e extensão. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, leitura, escrita, formação de professores, Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 

CARMEN REGINA GONÇALVES FERREIRA

Professora pesquisadora no âmbito do pós-doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na linha de pesquisa formação docente de professores e práticas educativas no Instituto de Educação (IE) e professora colaboradora nos cursos de pós-graduação nas áreas de alfabetização e psicopedagogia no Instituto Educar Brasil – Dom Bosco (UNICESUMAR). Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Pedagoga pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). É especialista em Ciências Sociais da Educação pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI), do Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura (LAPIL) ambos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), bem como é membro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf).

 

DANIELA FREITAS BRITO MONTUANI

Professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, ministrando diferentes disciplinas do setor de Alfabetização e Letramento. Doutora e mestre em Educação pela UFMG onde também realizou sua graduação em pedagogia. É pesquisadora e atualmente vice-diretora (2021-2023) do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE/FAE/UFMG. Integra o Grupo de Pesquisa em alfabetização - GPA/CEALE. Foi formadora e coordenadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (MEC), pela UFMG (2012-2018). Atuou como avaliadora em Programas como PNBE e PNLD – obras complementares (MEC). Coordenou o subprojeto Pedagogia - Anos Iniciais, do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES (2018-2019), na UFMG. Coordena o Laboratório de Alfabetização e Letramento da FaE/UFMG (2017-atual). Membro da Associação Brasileira de Alfabetização - ABAlf. Atua principalmente nos temas relativos à alfabetização e letramento, políticas públicas de alfabetização e mediações pedagógicas com jogos e recursos didáticos para aprendizagem inicial da língua escrita.

 

ELDA SONIA ALBISTUR CAMARGO

Especialista en Inclusión Social y Educativa. UDELAR. Facultad de Psicología. Experta Universitaria en Administración de la Educación, formación cursada en la Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED). España. Egresada del Instituto de Formación Docente de Salto, con el título de Maestra de Educación Común. Cumplió funciones en la Administración Nacional de Educación Pública (ANEP) durante treinta y tres años, ocupando cargos efectivos de Maestra, Directora e Inspectora de Zona, en el Departamento de Salto. Se desempeñó  como docente de Lengua desde el año 1998 hasta el 2019 en el Instituto de Formación Docente Rosa Silvestri. Formadora en el área de Lengua, a nivel nacional, de docentes de Escuelas de Contextos socio-cultural crítico (1999-2000). Formadora en el área de Ciencias Sociales en el curso para docentes adscriptores de Escuelas de Práctica.

 

EMANUELLA SILVEIRA VASCONCELOS

Professora efetiva da Universidade Federal de Roraima - UFRR, Coordenação Geral da Educação Básica - Colégio de Aplicação - CAp/UFRR. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, vinculada à linha de pesquisa Tecnologias em Educação em Ciências e Matemática. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima - UERR (2017), Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2012) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2009). É membro dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Educação (GEPINTE/CNPQ); Didática, possibilidades metodológicas e práticas em Educação (UFRR/CNPQ); Didática da Resolução de Problemas em Ciências e Matemática (UFRR/CNPQ). Pesquisa atualmente temas referentes a processos de ensino-aprendizagem; Alfabetização Científica e Tecnologias na Educação; Alfabetização, letramentos e tecnologias; Multimodalidade e Alfabetização.

 

EMANUELLE CAROLINE LIMA FERREIRA

Graduanda do curso de Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Anos Iniciais (2018 - 2019), é voluntária no projeto de extensão Laboratório de Alfabetização e Letramento - LAL (2021 - atual) e monitora do Programa de Monitoria da Graduação (PMG) atuando na disciplina Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva (2021 - atual).

 

GABRIELA MEDEIROS NOGUEIRA

Professora no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e letramento – GEALI e o Laboratório de alfabetização de práticas de incentivo à leitura - LAPIL. É integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância – NEPE/FURG e do Grupo de pesquisa em História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – HISALES/UFPEL. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Realizou Pós-Doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign – UIUC, em 2016, e na University of Canterbury – UC na Nova Zelândia, em 2019. É membro da ABAlf - Associação Brasileira de Alfabetização, atuando na equipe gestora.

 

GABRIELLE DE AGUILAR MAGNANI

Graduanda do curso de Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). É bolsista de extensão do Laboratório de Alfabetização e Letramento - LAL (Bolsa PBEXT/2021).

 

GRASIELA DE OLIVEIRA DARSKI

Supervisora Escolar na Prefeitura Municipal de Florianópolis, em Santa Catarina. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/ CED/UFSC, pela linha de pesquisa Sujeitos, Processos Educativos e Docência (SUPED). Membro participante do Grupo de Estudos e Pesquisa: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE). Atualmente participa do Projeto de Pesquisa em desenvolvimento, intitulado: Estado do conhecimento sobre a alfabetização nos grupos de pesquisa certificados no portal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenado pela Profa. Dra. Maria Aparecida Lapa de Aguiar, e é membro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf).

 

INGRID STEFANE DA COSTA

Graduanda do curso de Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Foi bolsista de extensão do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil - NEPEI (2021 – 2022), é voluntária do Laboratório de Alfabetização e Letramento - LAL (2021 – atual) e bolsista de extensão (?PBEXT/2022) do programa Bebeteca: uma biblioteca para a primeira infância (2022 – atual).

 

JAMILE ROSSETTI DE SOUZA

Professora efetiva da Universidade Federal de Roraima - UFRR, lotada no Colégio de Aplicação. Doutoranda em Estudos de Linguagem pelo Posling, no CEFET-MG. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UFRR (2017), Especialista em Alfabetização e Letramento pela UNINTER (2013) e Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Metodista do IPA (2010). Participa como convidada do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário (UNESP/CNPQ) e como membro do grupo Didática, possibilidades metodológicas e práticas em Educação (UFRR/CNPQ). Pesquisa, atualmente, os seguintes temas: leitura e escrita nos anos iniciais; alfabetização na perspectiva do letramento; literatura infantil e escola; estratégias de leitura.

 

LIANE CASTRO DE ARAUJO

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, docente pesquisadora do PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Linguagens, Subjetivações e Práxis Pedagógica. Licenciada em Psicologia e Pedagogia, Mestre (2004) e Doutora (2013) em Educação (UFBA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Linguagem - GELING (PPGE/FACED) e do NEPESSI - Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (FACED/UFBA). Coordena, na FACED, o LAP - Laboratório de Acervos e Práticas. É associada à ABAlf - Associação Brasileira de Alfabetização. Atua na área de educação e linguagem, com ênfase em alfabetização, leitura e escrita na Educação Infantil e Ensino Fundamental; formação para a docência em alfabetização; saberes, estratégias e recursos didáticos na alfabetização; cultura lúdica infantil, tradição oral e ensino da língua; produção, revisão e reescrita de textos.

 

LEUDA EVANGELISTA DE OLIVEIRA

Professora efetiva da Universidade Federal de Roraima - UFRR, Curso de Pedagogia, trabalha com as disciplinas de Fundamentos da Alfabetização; Fundamentos da Educação Infantil; Pedagogia e Literatura Infantil; Jogos, Brinquedo e Movimento na Educação Infantil. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2019), linha de pesquisa Linguagens, Conhecimento e Formação de Professores. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2009); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1998). Coordenadora Voluntária do Programa Residência Pedagógica/UFRR e do Projeto de Extensão: Rodas de Conversas (alfabetização e letramento; mediação de leitura literária; formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental). É membro dos Grupos de Pesquisa: Formação de Professores em Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica (UERR/CNPQ); Didática, possibilidades metodológicas e práticas em Educação (UFRR/CNPQ). Pesquisa atualmente os processos de ensino-aprendizagem; Mediação de Leitura Literária, Literatura Infantil, Alfabetização e letramento.

 

MARIA APARECIDA LAPA DE AGUIAR

Professora efetiva na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atua no Centro de Ciências da Educação (CED), no Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED), na área de Organização Escolar; leciona no curso de Pedagogia e atuou no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) entre 2017-2021, integrando a Linha de pesquisa Sujeitos, Processos Educativos e Docência (SUPED); coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE), juntamente com a professora Dra. Márcia de Souza Hobold; vem tecendo algumas parcerias com o grupo de pesquisa Linguagem, Cultura e Práticas Educativas, coordenado pela professora Dra. Cecília M. A. Goulart da Universidade Federal Fluminense (UFF); desenvolve pesquisas na área de formação de professoras alfabetizadoras e é membro da Diretoria da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf – Gestão 2020-2021 e 2022-2023).

 

MARIA JOSÉ FRANCISCO DE SOUZA

Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), setor Alfabetização e Letramento. Possui graduação em Letras pela PUC/Minas, Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Educação pela FaE/UFMG, é pesquisadora do Ceale/FaE/UFMG e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura escrita GEPHE/FaE/UFMG, desenvolvendo pesquisas sobre impressos católicos, leitura e escrita. Atuou como formadora no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/MEC) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e pela UFMG (2012-2018). É co-coordenadora do Laboratório de Alfabetização e Letramento (2020 – atual).

 

PATRÍCIA CAMINI

Professora Adjunta da área de Didática dos Anos Iniciais, Leitura e Escrita, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação (UFRGS). Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: políticas públicas para a alfabetização, formação de professores, currículo, didática e planejamento da alfabetização. Coordenadora do Programa de Extensão LÁPIS – Laboratório de Alfabetização (PROREXT/UFRGS) e do Programa Institucional Residência Pedagógica – subprojeto Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental (CAPES/MEC 2020-2022 e 2022-2024). Atuou como formadora no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/MEC), vinculada à UFRGS. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e privada de ensino (2004-2015). É membro da ABAlf - Associação Brasileira de Alfabetização.

 

Priscilla Silvestre de Lira Oliveira

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestra em Educação Matemática e Tecnológica, também pela UFPE. Professora da Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes, concursos de 2010 e 2015. Na rede em questão, já trabalhou em cargos de Supervisora Escolar e Gestora Escolar. Atualmente, dedica-se ao ensino de turmas do primeiro ano dos anos iniciais, ciclo de alfabetização. Tem interesse nos temas:  educação, formação de professores, tecnologia e educação, linguagem, alfabetização e prática pedagógica.

 

SANDRA REGINA FERREIRA DE OLIVEIRA

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em Educação, Conhecimento e Sociedade pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Socialies (FLACSO), Buenos Aires. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Lugares de aprender: relações entre escola, cidade, cultura e memória. Membro do grupo de pesquisa História e Ensino de História. Colaboradora do Programa LAI - Laboratório dos Anos Iniciais da UEL. Bolsista Produtividade Nível 2/CNPq. Trabalha com o Ensino de História e Educação com interesse nos temas: ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; formação de professores; livro didático; ensino e aprendizagem sobre as cidades; relações entre escola e cultura; construção de metodologias criativas e inovadoras sobre o ensino de História e áreas afins; potências educadoras das cidades e de outros lugares que se inter-relacionam com a escola; relações interdisciplinares entre diferentes campos do saber.

 

SILVANA MARIA BELLÉ ZASSO

Professora Associada do Instituto de Educação da FURG, onde atua no curso de Pedagogia; Coordena o Curso de Especialização em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Coordena o Laboratório de Alfabetização e Práticas e Incentivo à Leitura – LAPIL; Coordena o Sub Projeto do Programa Residência Pedagógica Alfabetização e Artes; Vice-Lider do Grupo de Estudos em Alfabetização e Letramento- GEALI. Pedagoga e Doutora em Educação pela UFRGS. Nos últimos anos participa e coordena projetos de formação de alfabetizadores e tem por tema de pesquisa o planejamento na alfabetização; integra a pesquisa Alfabetização em Rede: uma investigação sobre o ensino remoto na alfabetização na pandemia covid-19 e da recepção da PNA pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais. Membro da ABAlf - Associação Brasileira de Alfabetização.

 

TELMA FERRAZ LEAL

É Doutora em Psicologia, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, e Pós-Doutora em Educação, pela Universidad de Buenos Aires. Atua nos cursos de graduação de Pedagogia e Letras, na Pós-Graduação em Educação e na Pós-Graduação Profissional em Educação Básica da UFPE, onde desenvolve pesquisas na linha Educação e Linguagem. É líder do grupo de pesquisa do CNPq “Educação e Linguagem: ensino da língua portuguesa” e é associada ao Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL). Tem desenvolvido projetos financiados pelo CNPq, como a pesquisa “Heterogeneidade e alfabetização: concepções e práticas”, além de projetos de extensão de formação de professores, análise e produção de materiais didáticos. Compõe a diretoria da ABAlf - Associação Brasileira de Alfabetização, representando a Região Nordeste.