Capa do livro: EDUCAÇÃO DO CAMPO<br>diferentes campos, diversos contextos

EDUCAÇÃO DO CAMPO
diferentes campos, diversos contextos

Autores: Heloisa Vitória de Castro Paula - Janderson Vieira de Souza - Ana Luiza Zappe Desordi Flôres (Organizadores)

O livro que apresentamos objetiva reunir trabalhos que tragam aos leitores a perspectiva da Educação do Campo a partir de diversos olhares que envolvem a educação popular. Os textos apresentados convergem para a reflexão sobre a importância de uma educação crítica, emancipatória e inclusiva, em oposição a modelos atuais que coloquem em crise a ética, a política e moral, deturpando a imagem de pesquisadores, cientistas e educadores. Pensar uma educação emancipatória, perpassa por diálogos que alcançam muitos grupos populares que ficam à margem dos direitos, dentre eles o da educação. Os autores deste livro vão ao encontro de uma perspectiva freireana de que o oprimido precisa se reconhecer nesta condição, para poder superá-la e a educação é o caminho mais provável para que essa reflexão aconteça. Neste encontro de olhares, buscou-se reunir trabalhos que se proponham a contribuir com situações de pesquisa, estudo, análise e problematização de experiências formadoras de educação do campo e popular no viés da luta social que fortaleçam o acesso à educação, cultura, valores e cidadania. Foram tratados temas voltados à Educação no/do Campo; Educação Popular; Educação Libertadora; Formação de professores para o campo; Alternância; Educação e Luta Social no campo; Políticas Públicas para o campo; Territórios de Luta; Movimentos sociais e a Educação.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3808-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-3805-3
DOI: 10.24824/978652513808.4
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 200
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO DO CAMPO<br>diferentes campos, diversos contextos
ALESSANDRA GOMES DE CASTRO
Doutora em Educação - Universidade Federal Fluminense (2020). Mestre em Serviço Social - Universidade Católica Portuguesa (2010). Graduação em Serviço Social - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2003). Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás - Campus Goiás.

ANA LUIZA ZAPPE DESORDI FLÔRES
Licenciada em Ciências Biológicas na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Santiago/RS. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Franciscana, Santa Maria/RS. Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências e Ciências da Natureza. Integrante do grupo Colaborativo Flexilhas. Áreas de interesse: Letramento científico e Inovação Pedagógica na educação básica; Ensino de Ciências; Educação Ambiental; Formação de professores; Ensino de Evolução biológica; Filosofia da Ciência; História da Ciência.

ANA PAULA APARECIDA BORGES
Graduada em Licenciatura Plena em Química (2012) pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Técnica em Química na Instituição Tecnológica Aguinaldo Campos Netto - ITEGO. Mestra em Química com ênfase em Química dos Materiais pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (2018) com foco em: 1) Síntese de SrSnO3 (estrutura Perovsquita) e SrMoO4 e SrWO4 (estruturas Scheelitas; 2) Difração de Raio-X (DRX), 3) Infravermelho (IV), 4) Espectroscopia de Espalhamento Raman, 5) UV-vis, 6) Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET), 7) Análise Térmica Diferencial (DTA); 8) Fotocatálise; 9) Fotoluminescência. Atuou como professora regente na Instituição Tecnológica Aguinaldo Campos Netto - ITEGO (2011-2016) e como Assistente de Laboratório e Assistência em Expedição na empresa DuPont Pioneer no ano de 2013. Compôs quadro administrativo da Faculdade UNA de Catalão na função de Técnica de Laboratório (2016-2019). Atuou como Docente nos cursos da área da Saúde, Agrárias e Engenharias da Faculdades UNA de Catalão (2019-2020) e representante docente do Conselho Próprio de Avaliação (CPA). Professora Orientadora do Curso de Pós-Graduação em Educação (PPGDUC) da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (2018-2019). Atualmente é Professora Substituta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão (FAE/UFCAT), no curso de Educação do Campo. Cursando Doutorado em Química na Universidade Federal de Catalão.

ANIARA RIBEIRO MACHADO
Licenciada em Física pela Unijuí, Mestrado e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC. É docente na UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa) desde 2016, atuando especialmente no Curso de Educação do Campo em componentes da área de Ensino de Física e nos estágios. Tem colaborado na Coordenação do Núcleo do Programa de Residência Pedagógica em Educação do Campo e, atualmente está atuando como Coordenadora do Curso de Educação do Campo do Campus Dom Pedrito (UNIPAMPA). Desenvolve pesquisas no âmbito da Formação de Professores, Currículo e Epistemologia.

BRUNO GONÇALVES BORGES
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2014-2018), e Doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2018-). Mestre em Educação e graduado em Filosofia. Lotado na Faculdade de Educação, é professor nos cursos de Educação do Campo, Pedagogia e nos diferentes cursos atendidos pela FaE. Também é professor no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Catalão (UFCat).

CADIDJA COUTINHO
Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Especialização em TIC aplicadas à Educação e em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora adjunta no Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (MEN- CE/UFSM) e no PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS - UFSM). Líder do grupo de pesquisa Ciênciaemflor. Sócia e secretária (Gestão 2022-2023) da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEBIO). Áreas de interesse: Letramento científico e Inovação Pedagógica na educação básica e ensino superior; Ensino de Ciências; Educação Ambiental; Formação de professores.

DANILO FERNANDES LOBATO
Licenciado em Educação do Campo - Habilitação Ciências da Natureza pela UFG/RC.

HELOISA VITÓRIA DE CASTRO PAULA
Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2020). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2011). Especialista em Neuropedagogia e Psicanálise (2010). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2008). Professora Adjunta da Universidade Federal de Catalão. Coordenadora Geral de Estágios da Universidade Federal de Catalão.

JANDERSON VIEIRA DE SOUZA
Professor Adjunto da Universidade Federal de Catalão, atua na Faculdade de Educação nos cursos de licenciatura em Pedagogia, Educação do Campo e Especialização em Educação do Campo. Coordena projetos de extensão e pesquisa intitulado: Professores que ensinam matemática. Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFPA 2010-2015), Mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFG-2009), Especialista em: Matemática (UFG-2006) e Métodos e Técnicas pela (UNIVERSO-2005), e Licenciado em Matemática (UFG-2001).

JOSÉ DE LIMA SOARES
Possui graduação em Bacharel em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1993), mestrado em Sociologia (Destaque para Trabalho e Sindicalismo) pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2001) e concluiu Pós-Doutorado em Sociologia pela UnB (2013). É pesquisador do CNPQ e do Grupo de Estudos e Pesquisas para o Trabalho (GEPT, UnB). Atualmente é professor Associado do INHCS da Universidade Federal de Catalão (UFCAT/GO). Tem experiência na área de Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociologia do Trabalho, Sociologia da Educação, Ciência Política, Teoria Econômica e Economia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: mundo do trabalho e sindicalismo, alienação, tempo de trabalho e luta pela redução da jornada; situação da classe trabalhadora e movimentos sociais e História da Indústria e do Trabalho no Brasil. É autor de Sindicalismo no ABC Paulista: Reestruturação Produtiva e Outros Ensaios (CRV, 2014), Ensaios de Sociologia do Trabalho (Editora Ciência Moderna, 2011), O PT e a CUT nos anos 90: Encontros e Desencontros de Duas Trajetórias (Fortium, 2005), tendo publicado artigos em revistas acadêmicas e especializadas.

LIA ALVES MARTINS
Graduanda no curso de Educação do Campo da UFCAT. Participou do Programa de Iniciação Científica da mesma universidade.

MARIA ALICE MOREIRA ACOSTA
Graduada em Ciências do 1? grau com habilitação em Matemática. Especialista em Produção Animal e Práticas educativas no Ensino de Ciências e Matemática. Mestra profissional em Ensino de Ciências. Doutoranda em Educação em Ciências. Preceptora do Programa residência pedagógica. Atua na esfera Municipal de Dom Pedrito-RS e Estadual da rede básica de ensino em Ciências e Matemática.

MARIA JOSÉ DA SILVA
Graduação em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Goiás (1984), Especialização em História do Brasil República, pela Faculdade de História - Universidade Federal de Goiás (1988), Mestrado em Educação, pelo PPGE - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Goiás (2005), Doutorado em Educação pelo PPGE - Universidade Federal de São Carlos. Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, na Unidade Acadêmica Especial de Educação. Integrante do NEPEDUCA - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Catalão. Atua nas áreas de Sociologia da Educação e em Políticas Educacionais do Brasil.

MARIA ZENAIDE ALVES
Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Formada em pedagogia pela UFMG. Mestre pelo programa Mestrado Europeu de Estudos e Desenvolvimento em Ciências Sociais e Educacionais, Universidade do Porto-PT. Doutora em Educação pela UFMG, com estágio sandwiche na Columbia University. Presidente da Comissão Permanente de Heteroidentificação da UFCAT (2019 a 2021). Diretora de Ensino Prograd/UFCAT (2020 a 2021). Diretora da Secretaria de Ações Afirmativas da UFCAT (desde 2021). Coordenadora pedagógica do Programa Escola da Terra de Goiás (2018 a 2021). Experiência profissional: docência na educação básica, graduação e pós-graduação, coordenação pedagógica, formação de jovens e formação inicial e continuada de professores. Temas de interesse: juventude; educação popular; educação do campo; relações étnico-raciais; projetos de vida; formação de professores; migração; transnacionalismo.

RENAN FIGUEIREDO
Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE - 2014); Lato Sensu em Gestão Educacional pela mesma universidade (UNIUBE - 2020). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT - 2021). Trabalhou como Educador Social no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES - 2013-2016). Atualmente é estudante regular do curso de Mestrado Acadêmico em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) da UFCAT e está vinculado ao Grupo de Pesquisa? Educação e Leitura: História, Políticas e Práticas? (EDULE). É Coordenador Pedagógico no Colégio Tecnológico do Estado de Goiás em Artes Labibe Faiad; Trabalhou como pedagogo na Unidade Escolar “Pedro Netto Paranhos” da Secretaria Municipal de Educação de Catalão/GO (2017 -2021). Tem experiência na área de Educação, Socioeducação, Educação social, Pedagogia Social, Medidas Socioeducativas.

RENATA JOSÉ DE MELO
Licenciada em Educação do Campo - Habilitação Ciências da Natureza pela UFG/RC e Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFCAT.

FERNANDA WELTER ADAMS
Licenciada em Química pela UFG/RC e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

ROSE MARY CLEIA PIRES DE OLIVEIRA
Licenciada em Educação do Campo-UFCAT.

ROSEMARY TRABOLD NICACIO
Professora substituta na Faculdades de Educação da UFCAT. Doutora em Educação, com Estágio de Pós-Doutoramento em Educação. Licenciada em Pedagogia, Geografia e Letras (Português-Inglês), Especialista em Gestão de Redes Públicas e Gestão Escolar, Mestre e Supervisora de Ensino aposentada da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Pesquisadora e membro da SBHE - Sociedade Brasileira de História da Educação.

SIMARA MARIA TAVARES NUNES
Licenciada em Química, Mestre e Doutora em Ciências pela FFCLRP - USP. É Professora Associada e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFCAT. É vice - líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores (GEPEEC / UFCAT).

WENDER FALEIRO
Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais e Doutorado em Educação pela UFU. Pós-Doutorado em Educação PUC-GO, ênfase em Educação do Campo. Tem experiência na Educação Básica (Foi Professor concursado do Estado de 2006 a 2010). Foi Coordenador do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Presidente Antônio Carlos, campus Araguari; e de 2006-2013 foi docente nessa IES. Atualmente é Professor da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão atuando na Licenciatura em Educação do Campo - habilitação em Ciências da Natureza e, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder/Fundador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC/UFG; Vice-líder do NEPCampo /UFG (2014-2019) e Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (2017-2018); Membro NDE - Educação do Campo habilitação em Ciências Naturais. Coordenador geral da escola da Terra em Goias (2017/2018- 2020/21). Coordenador da Especialização em Educação do Campo (SEMESP/MEC-UFCAT - 2021-2022. Vice-Diretor da Faculdade de Educação (2022-2025). Presidente do I e II Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores (2017 e 2019) e do I Congresso Interinstitucinal Brasileiro de Educação popular e do Campo (2017). Membro do Conselho Delibeativo da Associação Brasileira de Biologia Regional 4 (2017/2019).