Autores: Sérgio Wesner Viana - Maria Augusta Martiarena de Oliveira - Lisiane Bender da Silveira (Organizadores)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3749-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-3750-6
DOI: 10.24824/978652513749.0
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 202
Formato do Livro: 21x28 cm
Número da edição:1
EGRESSOS
ANGELA MARIA QUEIROZ
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e em Orientação e Supervisão Escolar pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Graduação em Letras Português/Literaturas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua como Orientadora Educacional e Professora da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino de Sapucaia do Sul (RS).
DEISE INÁRA CREMONINI DAGNESE
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Organização e Memórias em Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Metodologia do Ensino de Artes pela Uninter. Especialização em Gestão de Recursos Humanos pelo Verbo Educacional. Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves. Atua como Técnica em Audiovisual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
ELAINE DOS SANTOS PINTO
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Comunicação Empresarial pela Universidade Cândido Mendes. Atua como Assessora de Comunicação da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul.
FABIANA CENTENO FAGUNDES
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Organização e Memórias em Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal Sul Rio-Grandense (IFSul) – campus Sapucaia do Sul.
FABIANO SORIA VAZ
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em História Contemporânea pelas Faculdades Porto-Alegrenses (FAPA). Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como professor do Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.
FLÁVIO AUGUSTO PAGARINE DA SILVA
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como Auxiliar de Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Canoas.
FLAVIO WERLE DE CAMARGO
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como Administrador no setor de licitações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Bento Gonçalves.
HYLARIANE ROSA RIBEIRO ARTMANN
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Estudos Culturais pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Licenciatura em História pela Faculdade Cenecista de Osório. Atua como servidora técnico-administrativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Osório.
JONAS BARONIO
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Administração Estratégica pela Uniasselvi. Bacharelado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atua como Servidor Técnico-Administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
KAREN WERLANG LUNKES
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Organização e Memórias em Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Dor e Medicina Paliativa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Gestão de Recursos Humanos pelo Verbo Educacional. Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua como Técnica-Administrativa em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
LISIANE BENDER DA SILVEIRA
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Organização e Memórias em Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atua como Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
LUCIANA DE SOUZA MAZUR
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Organização e Memórias em Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Direito Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Publico – FMP. Especialização em Educação Básica Profissional pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS/Campus Osório. Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Atua como Advogada.
LUIS ROBERTO DA SILVA LAMPE
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Auditoria e Análise de Custos e em Informática Gerencial pela Faculdade Camaquense de Ciências Contábeis e Administrativas. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Camaquense de Ciências Contábeis e Administrativas. Atua como contador na Coordenadoria de Gestão de Contratos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense (IFSul) – campus Camaquã.
MANOELA WENDLER FERNANDES
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Organização e Memórias em Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Regional de Blumenau. Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua como psicóloga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL).
MARCOS DIAS MATHIES
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Organização e Memórias em Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Negócios Digitais pela Emeritus Institute w/ MIT & Columbia. Tecnólogo em Gestão Pública pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e Tecnólogo em Processos Gerenciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Atua como Assistente em Administração na diretoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre.
MARIA MERCEDES DE ALMEIDA BENDATI
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Fisiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Biogeographie und Raumbewertung pela Universität des Saarlandes (Alemanha). Especialização em Planejamento Energético e Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como Servidora da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.
MARISTELA BECK MARQUES
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Organização e Memórias em Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Educação Psicomotora pela Faculdade Porto-Alegrense de Ciências e Letras (FAPA). Especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI). Graduação em Pedagogia – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Atua como Pedagoga no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – Campus Santa Rosa.
QUEILA TOMIELO DE CAMARGO
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Organização e Memórias em Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNIASSELVI. Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua como Engenheira Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
RENAN LUÍS BALZAN
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Bacharel em Música (composição musical) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e licenciado em Música pelo Centro Universitário Metodista (IPA). Atua como professor de música no Colégio Anchieta em Porto Alegre.
RODRIGO NOLTE MARTINS
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tendo atuado na linha de pesquisa de Organização e Memórias em Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Atua como músico, escritor, jornalista e produtor cultural da Imagina Conteúdo Criativo.
DOCENTES
ALINE GRUNEWALD NICHELE
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.
ANA SARA CASTAMAN
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Psicologia pela UNIJUÍ. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Sertão. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Líder do Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.
ANDRÉA POLETTO SONZA
Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Bento Gonçalves. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.
ANDRÉIA MODRZEJEWSKI ZUCOLOTTO
Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.
CLARICE MONTEIRO ESCOTT
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica.
JOSIANE CAROLINA SOARES RAMOS PROCASKO
Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.
JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Sertão. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica.
LILIANE MADRUGA PRESTES
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em
Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do
Sul (UNIJUI). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai
e das Missões (URI). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio
Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Professora permanente e coordenadora adjunta
do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na
linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.
LUCÍLIA REGINA DE SOUZA MACHADO
Pós-doutora em Sociologia do Trabalho pelo Institut des Recherches sur les Sociétés. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como Professora titular aposentada na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e como professora visitante do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT-IFRS).
MARIA AUGUSTA MARTIARENA DE OLIVEIRA
Pós-doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciada em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Osório. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica.
MARIA CRISTINA CAMINHA DE CASTILHOS FRANÇA
Pós-doutora pelo Banco de Imagens e Efeitos Visuais (Biev) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química para a Vida e Saúde (PPGQVS/UFRGS). Editora-chefe da Revista ScientiaTec (IFRS). Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Identidade e Trabalho (CNPq/IFRS).
MICHELLE CAMARA PIZZATO
Doutora em Ensino de Ciências pela Universidad de Burgos (UBU) – Espanha. Mestre em Ensino de Ciências – Modalidade Química pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Professora permanente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.
SERGIO VIANA
Doutor em Educação em Ciência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Economia do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), área de Concentração em Organização Industrial e Linha de Pesquisa em Inovação e Aglomerados Produtivos Locais. Graduação em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), atuando na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Professor da área de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Porto Alegre.