Capa do livro: ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS <BR> Volume 2

ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Volume 2

Autores: AMILTON BENEDITO PELETTI - LUIZ FERNANDO REIS ROBERTO ANTONIO DEITOS (ORGANIZADORES)

A coletânea Estado e Políticas Educacionais – Volume 2 é a segunda de um conjunto de três volumes que iniciam as publicações comemorativas do aniversário de 15 anos do GEPPES – Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. A coletânea reúne um conjunto de artigos de pesquisadores do GEPPES e de outras instituições e universidades que nesses 15 anos estiveram refletindo sobre questões que envolvem o Estado, a política social e, em especial, a política educacional brasileira, sempre com firme e radical intencionalidade teórica, política e ideológica trilhando o caminho do estudo como rotina habitual e o debate acadêmico e teórico como fundamento crítico da necessidade de pensar questões socioeconômicas e educacionais em âmbito nacional e internacional. Este segundo volume congrega um conjunto de artigos com o foco principal nas relações, mediações e contradições que tratam do Estado e das políticas educacionais, com destaque para as políticas educacionais empreendidas no Brasil.




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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3996-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-3997-5
DOI: 10.24824/978652513996.8
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 222
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS <BR> Volume 2
ALTEVIR ROSSI CARNEIRO

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1996) e especialista em Ensino da Matemática pela Universidade Paranaense (1998), foi diretor educacional do Colégio Marista de Cascavel, trabalhando com a gestão pedagógica e educacional de fevereiro/2010 até abril/2015. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase no Ensino Médio. Nos cursos de graduação, tem experiência com as disciplinas de Probabilidade e Estatística, Cálculo Diferencial e Integral, Matemática Financeira, Álgebra e Lógica. Atuando na área de Concursos Públicos, foi Coordenador Pedagógico e Professor da empresa Focus Concursos, de abril/2015 até setembro/2018. Atualmente é Coordenador da sede de Cascavel – PR do Fleming Medicina, curso preparatório para vestibulares de Medicina e para o Enem, cargo que exerce desde outubro/2018. Também no curso Fleming, atua como Professor de Matemática nas sedes de Cascavel – PR e de Chapecó – SC.

AMILTON BENEDITO PELETTI

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Especialista em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Especialista em História do Brasil pela Universidade Paranaense – UNIPAR, Graduado em História pela Universidade Paranaense – UNIPAR, Professor da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel – PR, atuando também na Formação de Professores nas áreas de Fundamentos da Educação e História, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES (UNIOESTE).

CELSO HOTZ

Professor do Magistério Superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Francisco Beltrão. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pós-graduado em História da Educação Brasileira. Mestre em Educação pela Unioeste. Doutorando em Educação pela UNIOESTE. Atualmente desenvolve atividades relacionadas a: Internacionalização da Educação Superior; Políticas Educacionais; Formação de professores; História da educação brasileira.

FABIANO ANTONIO DOS SANTOS

Mestre em educação pela UFPR, Doutor em Educação pela UFSC. Professor da Faculdade de educação/UFMS-Campo Grande e do Programa de Pós-Graduação em Educação no campus do Pantanal. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Formação Docente e Educação (GEPEFE).

FABIO PERBONI

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), e Pós-Doutor pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Professor da UFGD, atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do GEPGE.

GISELLE CRISTINA MARTINS REAL

Doutora e Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, LÍíder do Grupo “PAES. Bolsista em Produtividade 2 do CNPq.

IRENI MARILENE ZAGO FIGUEIREDO

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus de Cascavel. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES).

ISAURA MONICA SOUZA ZANARDINI

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIOESTE – Campus de Cascavel. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIOESTE – Campus de Cascavel. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

JAQUELINE BONFIM DE SOUZA LIMA

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus de Cascavel. Mestre em Educação – nível de Mestrado/PPGE com Área de Concentração em Sociedade, Estado e Educação, da Unioeste – Cascavel (2021). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus de Cascavel (2018). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES). Tem experiência na área de Educação e atua principalmente nos temas: Educação, Política Educacional, Políticas de avaliação em larga escala, e Gestão educacional.

JOANNA ADELIA BIAVATTI

Pedagoga. Mestre em Educação pela Unioeste -Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel. Especialista em Gestão Escolar. Atualmente é Coordenadora de Cursos Técnicos na Unicesumar. Experiência como coordenadora de Segmentos do Ensino Médio. Atuou por sete anos como orientadora pedagógica no SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Unidade Cascavel, desenvolvendo ações de orientação profissional, apoio pedagógico à professores e alunos das habilitações técnicas e de nível superior, implantação de metodologias de ensino, capacitação docente, gestão de equipes, organização escolar e interlocução do Programa PRONATEC. Ministra disciplina de Metodologia do Ensino Superior em cursos de Pós-Graduação.

JOÃO BATISTA ZANARDINI

Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Curso de Pedagogia. É Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Especialista em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003). Possui graduação em Matemática (licenciatura plena) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1998). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Sociais – GEPPES – UNIOESTE. É membro da RELIEVA – Red Latinoamericana de Investigación en Evaluación.

KEREN PAULA DA SILVA CAMARGO

Possui graduação em Pegagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pesquisa (Dissertação de Mestrado) concluída “Dívida pública, Banco Mundial e políticas sociais: O financiamento externo da política educacional no Paraná (2011-2017)”. Professora da Rede Municipal de Ensino de Cascavel.

LUIZ FERNANDO REIS

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do curso de graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (Geppes Unioeste/CNPq) e da Rede de Pesquisas Universitas/Br.

MARIA ALICE DE MIRANDA ARANDA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Pós-Doutora pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), pelo PNPD/CAPES. Professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa “Estado, Política e Gestão da Educação – GEPGE”.

MARINÊS LIMBERGER MICOANSKI

Graduação em Pedagogia (2005) e Especialização em História da Educação Brasileira (2008) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus de Cascavel – PR. Mestra em Educação em 2018 na Área de Concentração: Sociedade, Estado e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIOESTE. Atualmente é professora na rede pública de ensino da Prefeitura Municipal de Cascavel.

ROBERTO ANTONIO DEITOS

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (1992), Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Pós-Doutorado em Educação (2012) pela Universidade Estadual de Maringá – UEM – Paraná. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Colegiado do Curso de Pedagogia. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

SIMONE SANDRI

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da UNIOESTE, campus de Cascavel. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacional e Social (GEPPES), da UNIOESTE. Pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua no campo de pesquisa de Políticas Educacionais com ênfase em Políticas Curriculares para a Educação Básica: Política Curricular e Gestão Educacional/Escolar; Política Curricular e Avaliação em Larga Escala; Público-Privado na Educação.