Capa do livro: EDUCAÇÃO & CONTEMPORANEIDADE

EDUCAÇÃO & CONTEMPORANEIDADE

Autores: ANDRÉ FELIPE COSTA SANTOS

O livro Educação e Contemporaneidade: temas emergentes dá continuidade às reflexões de diversos fenômenos que circunscrevem os múltiplos e conflitantes cotidianos educacionais na atualidade. Nesta perspectiva, esta obra traz à baila as contribuições dos estudos da Psicologia, das Tecnologias e das Ciências Sociais para investigar e meditar acerca de históricas problemáticas educacionais que estão em processo de recrudescimento no século XXI, bem como de fenômenos emergentes. Assim, priorizando a discursão colaborativa entre pesquisadores sênior, jovens doutores e estudantes da pós-graduação, são apresentados estudos teóricos e empíricos, bem como relatos acerca das práticas pedagógicas em diversos ambientes de aprendizagem.



Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4033-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-4031-5
DOI: 10.24824/978652514033.9
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO & CONTEMPORANEIDADE

André Felipe Costa Santos

Docente do Programa de Pós-Graduação “Educação e Cultura Contemporânea” da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Professor adjunto do Master of Science in Emergent Technologies in Education da Miami University of Science and Technology (MUST), Florida, Estados Unidos (EUA). Pós-doutorando, Doutor e Mestre em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou estágio doutoral na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM-Morelos). Especialista em Supervisão/Orientação Educacional pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), com período de mobilidade acadêmica na Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Atua nos grupos de pesquisas: Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS/ PUC-SP) e Cultura, Educação e Representações Sociais (CERES) – ambos certificados pelo CNPq. É membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS) e da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones (RIIR). Pesquisador associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC) da Fundação Carlos Chagas (FCC).

Priscila Costa Santos

Docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA) da Linha de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais. Professor adjunto da Miami University of Science and Technology (Must), Florida, Estados Unidos (EUA). Realizou estágio doutoral na The Open Universidade Inglatera/UK. Especialista em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB). Possui experiência como Coordenadora, Supervisora e Professora em contextos presenciais e a distância, Revisão Pedagógica e Designer Instrucional. Tem experiência nas áreas de Educação a Distância; Formação de Professores; Integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aos contextos de aprendizagem; Políticas Públicas e Comunicação e Educação.

Ana da Costa Polonia

Pós-doutorado, doutorado e mestrado em Psicologia. Atua como professora e psicóloga no Núcleo de Apoio ao Discente e Docente do Centro Universitário Euro-Americano (Unieuro, DF). Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Educação, trabalhando com os seguintes temas: educação, prevenção e promoção da saúde, sociodrama, adolescência, HIV/AIDS, desenvolvimento e organização grupal e do espaço escolar, desenvolvimento humano, educação a distância, processo ensino-aprendizagem, formação de professores, relacionamento escola-família, modelo bioecológico de Bronfenbrenner. É integrante do grupo de investigação em Educação Virtual da Universidade César Vallejo (Peru).

Angélica Inês Miotto

Pedagoga e mestre em Educação. Atua como professora no Núcleo de Apoio ao Discente e Docente do Centro Universitário Euro-Americano (Unieuro, DF). Possui experiência na área de Educação, com ênfase na formação docente, trabalhando com os seguintes temas: políticas educacionais, avaliação, formação de professores, formação profissional, educação a distância, psicopedagogia. É integrante do grupo de investigação em Educação Virtual da Universidade César Vallejo (Peru).

Beatriz Pereira de Santana

Bacharel, Licenciada, Mestre e Doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professora do Núcleo de Ensino a Distância (NEAD) do Centro de Estudos Unificados de Brasília (CEUB). É produtora de conteúdo nas áreas de Letras e Educação. Membro do Grupo de pesquisa “Comunicação, tecnologia e o papel das organizações no eixo da gestão”, na linha de pesquisa “Comunicação e mediação na formação acadêmica na modalidade a distância (EaD) do Centro Universitário de Brasília (CEUB). Membro voluntária da Comissão da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Beatriz Dias Carlos Futi

Professora de Educação Infantil da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Mestranda em Educação e Culturas Contemporâneas pela Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ). Atua no grupo de pesquisa: Cultura, Educação e Representações Sociais (CERES) – reconhecido pelo CNPq. Graduada em Letras/Literaturas pela UNESA/RJ, e em Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNESA/RJ; em Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto A Vez do Mestre (IAVM/UCAM), em Psicomotricidade pelo Instituto A Vez do Mestre (IAVM/UCAM); em Administração e Supervisão Escolar pelo IAVM/UCAM e em Ludoterapia pela Faculdade de Administração, Ciência e Educação (FAMART/MG). Brinquedista pelo HUPE/UERJ.

Bruna Nubiato Oliveira

Mestra em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2022). Foi contemplada com bolsa pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT/MS). Pós-graduada em Direito Material e Processual Eleitoral pelo Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano (Insted). Aluna especial no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de Brasília (UnB). Pós-graduanda em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), contemplada com bolsa. Membro do corpo docente da Especialização em Direito e Desenvolvimento Sustentável da UFMS. Analista acadêmica no IDP On-line desde 2021.

Clarilza Prado de Sousa

Pós-doutora pela Maison des Sciences de L´Homme (2015) e pela Ecole des hautes études en sciences sociales (1996), Doutora em Currículo (1992) e Mestra em Psicologia da Educação (1979), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), onde atua como Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Formadores, Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações sociais (NEARS) da PUC/SP, Membro da Coordenação do Comitê Científico Scielo/Educ@, Coordenadora do GT de Representações Sociais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia (ANPEPP), Coordenadora do Centro Internacional Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas; Direitos Humanos (UNESA/RJ), Pesquisadora Produtividade Científica nível 1C do CNPq.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

Pós-doutorado em Educação na UNICAMP. Doutora em Psicologia pela Université de Toulouse II (Le Mirail) e Mestrado em Sciences de L’Education – Université de Toulouse II (Le Mirail). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá – UNESA, e no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté – UNITAU. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

João Raimundos dos Santos Silva Júnior

Doutor (2021) e Mestre (2014) em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atua como psicólogo Escolar/Educacional e professor de graduação e pós-graduação, realizando pesquisas sobre as matizes comportamentais do desenvolvimento infantil e da adolescência, saúde mental, formação de professores, competências socioemocionais, educação sexual, orientação profissional, guiado pelo arcabouço teórico-metodológico das Teorias das Representações Sociais, membro do Núcleo Internacional de Estudos Avançados em Representações Sociais (NEARS/PUCSP) e membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Ademais, possui artigos e capítulos de livros publicados em obras e anais de eventos (inter)nacionais.

Josefina Amanda Suyo-Vega

Doutora em Educação e mestre em Ensino Universitário, com experiência na educação básica e ensino superior. Desenvolve ações de formação em diversas instituições universitárias, como a Universidade Nacional Agrária La Molina, a Universidade Nacional de Callao, a Sede da Universidade Católica Sapientae e o Instituto Peruano de Administração de Empresas. Atua como docente e com atividades afins na Universidade César Vallejo (Peru). É coordenadora de pesquisa do grupo de investigação em Educação Virtual da Universidade César Vallejo.

Karina Alves Biasoli

Graduada em Direito (Centro Universitário FIEO. Especialista em Direito Civil e Processual Civil (UNIFIEO). Graduada em Pedagogia (PUCSP). Mestre e Doutora em Educação: Psicologia da Educação (PUCSP). Atuou como assistente de pesquisa na Fundação Carlos Chagas (FCC) no âmbito do CIERS-ed. Atua nos grupos de pesquisas: Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS-PUCSP) e Narrativas, Aprendizagem e Formação (NARRAR-UNICID).

Leonor M. Santana

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Graduada em Psicologia pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Especialista em Psicopedagogia e Psicomotricidade pela Universidade de Taubaté, e MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Curadora adjunta de conteúdos didático-digitais na Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá.

Maria Eduarda de Lima Menezes

Doutora (2020) e mestre (2013) em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá (2015). Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2017) e graduada em Comunicação e Multimeios pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Desenvolve projetos na área de Educação, voltados para os temas de inclusão digital, educação a distância e formação de educadores e gestores para o uso da tecnologia. Pesquisadora do grupo de pesquisa “Formação de educadores com suporte em meio digital” (PUC-SP) e professora de tecnologia educacional em uma escola particular.

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Livre-docente em Educação e Tecnologia (PUC-SP, 2019). Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP, 2000). Pesquisadora produtividade PQ 1C do CNPq. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP (2009-2013), atual vice coordenadora desse Programa (2020-…). É líder do grupo de pesquisa “Formação de educadores com suporte em meio digital” (PUC-SP). Vice-Editora-chefe da Revista e-Curriculum (Qualis A2). Participa de redes de pesquisa nacionais e internacionais. Tem pesquisas e publicações sobre currículo e tecnologias, educação a distância, tecnologias e formação de professores, web currículo, cultura digital e educação, narrativa digital, educação híbrida.

Marina Vianna de Souza

Mestra em Gestão do Conhecimento e TI pela Universidade Católica de Brasília (2019). Especialização em EaD pela instituição SENAC de Brasília (2013). Especialização em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) (2012). Especialização em Administração Pública pelo IESB (2016). MBA em Gestão de Projetos e Equipes de e-learning pelo Instituto de Desenho Instrucional (2020). Especialização Tecnologias Aplicadas à Educação – Habilitação em Metodologias Ativas de Aprendizagem pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos (2022). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília – UnB (2010). Gerente acadêmica no IDP On-line desde 2020.

Margaréte May Berkenbrock Rosito

Professora do Programa de Pós-Graduação Doutorado e Mestrado em Educação; Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais, graduação Curso de Pedagogia na Universidade Cidade de São Paulo. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Estética, Formação e Narrativas, cadastrado no CNPq. Pesquisadora Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais – Educação (CIERS-ed). Possui Pós-Doutorado em História da Educação, Universidade de Lisboa. Doutorado em Educação – UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas. Mestrado em Educação (Currículo), PUCSP – Graduação em Pedagogia e Especialização em Alfabetização -UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina. É editora da Revista @mbienteeducação, da Universidade Cidade de São Paulo.

Renata Nicizk Villela

Doutoranda em Educação: Psicologia da Educação – PUCSP; Mestra em Educação: Psicologia da Educação – PUCSP; Membro do Núcleo de Pesquisas Internacionais em Representações Sociais – NEARS/PUCSP – CNPq.