Autores: Iris Verena Oliveira - Jeane Matos Araújo Lima - Fabiana Pedreira Gelard (Organizadoras)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3621-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-3622-6
DOI: 10.24824/978652513621.9
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 300
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ANA QUÉRCIA COSTA DOS SANTOS
Especialista em História do Brasil e História afrodescendente pela Universidade Cândido Mendes, licenciada em História pela Universidade do Estado da Bahia, professora do Ensino Médio da rede privada e Estadual na cidade de Santaluz /BA. Me interesso por práticas que possam contribuir para romper o racismo estrutural existente em nosso país.
CARINE DE JESUS SANTOS
Graduanda do curso de Letras com Inglês da UNEB/Campus XIV. Bolsista de Iniciação Científica no Grupo de Pesquisa Currículo, Escrevivências e Diferença. Interessa-se por pesquisas em Currículo e Educação antirracista.
CARLA DE OLIVEIRA SILVA DIAS
É Especialista em neurociências aplicadas à Aprendizagem, Faculdade de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (CLARETIANO). Possui formação em Psicologia, Formação de Psicólogo pelo Centro Universitário Celso Lisboa (UCL), Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (CLARETIANO) e Letras Português- Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É psicóloga e psicopedagoga, atua na área clínica, é também professora do Município de Nova Iguaçu. Interessa-se por pesquisas sobre educação decolonial, educação antirracista, negritude e infância, transtornos de aprendizagem e problemas de escolarização, gênero e sociedade, subjetividades, neurociência e aprendizagem.
CÉLIA REGINA CRISTO DE OLIVEIRA
Célia Cristo é carioca, nascida e criada nas periferias urbanas do Rio de Janeiro. Doutora em Educação pelo PPGEDu/UNIRIO. Pesquisa a trajetória de vida de professoras negras na baixada fluminense e currículos decoloniais. Mestre em Ensino no curso de Mestrado profissional em Ensino de Educação Básica pelo PPGEB/CAp-UERJ. Pós-graduação em Alfabetização dos alunos e alunas das Classes Populares/UFF. Pós-graduação em Relações Etnicorraciais/PENESB/UFF. É professora da educação básica pela SME/Duque de Caxias. Fundadora e integrante da Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras/UNIRIO/CLACSO.
CRISTINA SEVERIANA DOS SANTOS
Pedagoga licenciada pela Universidade Federal da Bahia (2015) e Mestra em Educação pela UFBA (2021), Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social – UFBA (2017), com curso de extensão para Educadora Social na UFBA (2017). Atualmente coordeno o Programa Oguntec de incentivo à Ciência. Tecnologia e Inovação de Jovens negros e negras em algumas escolas públicas no Instituto Cultural Steve Biko/Pelourinho. Estudo currículo e relações raciais perpassando pelas discussões de Gênero e desigualdades. Nesse sentido, como pressuposto realizo pesquisa na área de incentivos à ciência e tecnologias para jovens negros nas escolas públicas de Salvador visando o combate ao racismo estrutural nesses espaços.
EDILENE ARAÚJO DA SILVA
Mestranda no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade no Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, Campus XIV (PPGED/DEDC/UNEB). Possui bacharelado em Serviço Social (UNOPAR), licenciatura em Pedagogia (UNEB), pós-graduação em Psicopedagogia Institucional (UNEB). É professora da educação básica pela SEMED/Serrinha Bahia. Interessa-se, principalmente, pesquisas sobre Racismo, Educação Prisional, Educação Antirracista, Formação de Professores.
EDIVANIA ALEXANDRE DA SILVA
Professora de História da Prefeitura de São Paulo. Mestre em História – Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante da Rede Combinamos de Escreviver.
EDNEY ADVINCULA
Mestrando em Teatro pela Universidade Federal da Bahia. Licenciado e Bacharel em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança. Graduando do curso de Gênero e Diversidades no Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA). Professor de Dança da Rede Municipal de Salvador atuando nos Anos Iniciais da Educação Básica. Interessa-se por pesquisas em Artes sobre identidade, raça e gênero.
EVA DAYANE JESUS DOS SANTOS
Neta do Povoado Terreirão, Muniz Ferreira, BA. Graduada em Biblioteconomia e Documentação (ICI/UFBA). Especialista em Gestão Governamental (UNEB) Mestranda em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA). Atualmente bibliotecária no Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRB). Voluntária no Projeto Cultivando sonhos do Quilombo Candeal II em feira de Santana, BA.
FABIANA PEDREIRA GELARD (ORG.)
Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. É Mestra em Educação pelo Programa de PósGraduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade do Estado da Bahia/UNEB. Possui licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/UNILAB. Membra do Grupos de Pesquisa Currículo, Escrevivências e Diferenças/CNPQ/UNEB e do Grupo de Pesquisa Infância e Cultura Contemporânea CNPQ/UERJ.
FLÁVIA LINHARES DA SILVA
Professora da Educação Básica, graduada em Letras e Literatura Brasileira (UNEB), mestra em Ciências Ambientais (PROFCIAMB-UEFS), integrante do Coletivo de Mulheres Mãe Marieta, Iraquara-Bahia.
IRIS VERENA OLIVEIRA (ORG.)
É mãe de Luango, professora do Colegiado de História e do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade, do Departamento de Educação XIV, da Universidade do Estado da Bahia. Graduada e mestre em História, doutora em Estudos Étnicos e Africanos. Pesquisadora da área de educação, interessada no campo do currículo, formação docente e relações étnico-raciais. Integra os grupos de pesquisa “Currículo, Escrevivências e Diferença” e “Currículo, Cultura e Diferença”.
ISAIAS DE SOUZA VIEIRA
Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia – DEDC VII – Senhor do Bonfim. Foi bolsista CAPES PIBID de 2020 a 2022. Diretor de comunicação do Diretório Acadêmico de Biologia (2022).
JEANE MATOS ARAÚJO LIMA (ORG.)
Professora da Educação Básica da Rede Estadual da Bahia, graduada em Letras: Português/Inglês, mestre em Educação e Diversidade. Integrante do grupo de pesquisa “Currículo, Escrevivência e Diferença”. Filha de Lia e mãe de Guilherme e Ana Clara.
JOANA TÂNIA PEREIRA DOS ANJOS RAPHAEL
É pós-graduada em Orientação Educacional e Pedagógica (UCAM) e bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas/Jornalismo (UERJ). Mediadora em Conflitos Comunitários e Escolares (NUPEMEC – Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). Capelã Escolar, ativista social, orientadora educacional, escritora e palestrante. Gerente da Rede Mediar e coordenadora do Observatório Municipal de Promoção da Igualdade Racial – OMPIR – Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Niterói. Professora e pesquisadora convidada do Programa Desenvolvimento e Educação Theotônio dos Santos (IFHT-UERJ); especialista em Políticas Públicas de Qualificação Profissional, Emprego e Renda para Jovens e Adultos Trabalhadores (UERJ) e em Educação e Relações Étnico-raciais (UFF). Integra o Observatório da Laicidade na Educação – OLÉ e é pesquisadora associada da Associação Brasileira de Pesquisadore/as Negro/as – ABPN. Coordena o Projeto Escolhas do Bem e é co- fundadora da Educafro – Educação para afrodescendentes e carentes. Tem interesse em pesquisas sobre juventude preta periférica, educação antirracista, empregabilidade da juventude, mediação de conflitos. Ama poesia.
MAÍRA MONTEIRO CRUZ
Psicopedagoga da Educação Básica, graduada em Pedagogia (UFBA), pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNINTER), pedagoga Waldorf, agrofloresteira, integrante do Coletivo de Mulheres Mãe Marieta, Iraquara-Bahia.
MARIA CRISTINA MOURA SANTOS
Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade do Estado da Bahia. É Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça/IFBA; Especialista em Psicologia, Psicopatologias e Psicanálise Clínica/FAC. É Psicopedagoga Clínica e Institucional com Ênfase em Educação Infantil/FSS. Possui licenciatura em Pedagogia pela UNOPAR. Membra do Grupo de Pesquisa Currículo, Escrevivências e Diferença/CNPQ/UNEB.
NICOLE DA COSTA SILVA
Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia – DEDC VII – Senhor do Bonfim. Foi bolsista CAPES-PIBID de 2020 a 2022. Atual presidente do Diretório Acadêmico de Biologia (2022). Faz parte do Grupo de Estudos em Imunologia e Epidemiologia (GRUPIM).
NILCLEY SANTOS ROCHA
É graduando em História no campus XIV da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID entre os anos de 2018 e 2020. Atualmente atua como bolsista no Programa Residência Pedagógica (2020-2022). Interessa-se, principalmente, por pesquisas sobre História e Cultura Afro-brasileira, Genocídio e Encarceramento da População negra no Brasil, Educação Antirracista, Ensino de História e Capoeira.
QUEITI CRISTINA PEREIRA DA SILVA
Professora de Educação Infantil da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro atualmente Assistente II na equipe da Gerência de Alfabetização e Anos Iniciais, Especialista em Alfabetização, Leitura e Escrita pela UFRJ e Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: queitimcris@gmail.com
RAFAELA ROCHA-OLIVEIRA
Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2016). Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial pela Universidade Cândido Mendes – UCAM (2018). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2013). Membro do Grupo de Estudos em Educação Científica (GEEC/CNPq). Atualmente é docente do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em Senhor do Bonfim (Campus VII).
RAILINE SIMÕES GOMES
Me chamo Railine Simões Gomes, sou filha de Maria Damiana e Jorginho. Taurina, estudante do curso de Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas, pela Universidade do Estado da Bahia. O meu interesse de pesquisa é em literatura afro-brasileira/negra, escrevivências, educação antirracista e protagonismo juvenil.
RENILZA MACHADO RAMOS
Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança da UFBA; Integrante do grupo de Pesquisa Corponectivos em Danças; Integrante do Coletivo CDEPAM; Especialista em História Social e Cultura Afro-Brasileira (UNIME); Professora de dança na rede municipal de ensino da Cidade de Salvador, Bahia.
ROSECLEIDE LIMA BISPO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança da UFBA; Integrante do Grupo de Pesquisa Corponectivos em Danças; Integrante do Coletivo CDEPAM; Especialista em Gestão Educacional Integrada (CESAP); Especialista em Atividade Física Adaptada e Saúde (UGF); Professora de Dança na Rede Municipal de Ensino da cidade de Salvador, Bahia.
VALDEMARA SOUZA DE OLIVEIRA COSTA
Mestranda em Educação e Diversidade no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade – MPED/UNEB – Campus XIV, integrante do Grupo de Pesquisa Currículo, Escrevivências e Diferença. Professora da Educação Básica, atualmente assume a função de gestora. Interessa-se por pesquisas em Currículo e Educação antirracista.
VANEZA OLIVEIRA DE SOUZA
Professora da Educação Básica, graduada em Letras, Língua Inglesa (UNEB), mestra em Educação e Diversidade (MPED-UNEB), doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA), pesquisadora do grupo de pesquisa DIFEBA (UNEB), integrante do Coletivo de Mulheres Mãe Marieta, Iraquara-Bahia.