Autores: MARIA JOSELMA
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3735-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-3730-8
DOI: 10.24824/978652513735.3
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 232
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ALEXSANDRO DA SILVA
Graduado em Pedagogia, mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, com período sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP) – Paris. Pós-doutor pela Université Sorbonne-Nouvelle – Paris 3, em Paris. Foi professor da Educação Infantil, dos anos iniciais Ensino Fundamental e do primeiro segmento da EJA. Atualmente, é Professor Associado 3 do Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea. É também docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem – CEEL da mesma universidade. Participa dos grupos de pesquisa Didática da Língua Portuguesa e Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil, ambos da UFPE, e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização, Letramento e Práticas de Ensino (UnB). É membro da ABAlf e do GT10 da ANPEd. Tem experiência na área de Educação, dedicando-se, principalmente, ao estudo de temas relativos ao ensino e à aprendizagem da língua portuguesa, como alfabetização, leitura, escrita e reflexão sobre a língua, com ênfase em objetos como conhecimentos dos aprendizes, saberes e práticas dos professores, propostas curriculares e recursos didáticos.
ALINE GOMES DE SOUZA
Doutoranda e Mestra em Educação Contemporânea pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste – PPGEDUC/UFPE/CAA (2020). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste -UFPE/CAA (2017). Tem interesse em estudos referentes ao ensino e à aprendizagem da Língua Portuguesa – Alfabetização, leitura, escrita e reflexão sobre a língua.
ALISSON CLAUBER MENDES DE ALENCAR
Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc) da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste (PPGEduC/UFPE/CAA). Professor da Rede Municipal de Educação no município de Sumé – PB. Integrante do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais (UFPE/CAA).
ALMIR ANTONIO BEZERRA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Linguagem pela Universidade de Pernambuco -UPE (2013); Graduação em Letras, habilitação Português e Inglês e suas respectivas Literaturas também pela Universidade de Pernambuco-UPE (Campus Mata Norte-2011) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE (Centro Acadêmico do Agreste- 2016). É ainda professor da Educação Básica, atuando como Coordenador Pedagógico na pública estadual de Pernambuco em uma escola em Tempo Integral e como professor de Língua Portuguesa da rede pública municipal de Jaboatão dos Guararapes.
ANA PRISCILA DE LIMA ARAÚJO AZEVÊDO
Doutoranda em educação contemporânea (PPGEduc- UFPE- CAA). Mestre em educação contemporânea (Universidade Federal de Pernambuco-Centro Acadêmico do Agreste). Possui Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco (UPE). É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste. Integra o Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais (UFPE/CAA) e do Grupo de Pesquisa Currículo, Avaliação, Formação de Professores e Tecnologias educativas (CAFTe/CIIE/FPCEUP/Portugal).
ANNE-MARIE CHARTIER
Doutora em Sciences de l’Éducation pela Université Paris V. Foi professora da École Normale de Versailles, do Institut Universitaire de Formation de Maîtres de Versailles e pesquisadora e maître de conférences do Service d’Histoire de l’Éducation do Institut National de Recherche Pédagogique – INRP. Aposentada desde 2009, é atualmente pesquisadora associada do Laboratoire de Recherche Historique Rhône-Alpes (LARHA), École Normale Supérieure (ENS) de Lyon, França.
CARLA PATRÍCIA ACIOLI LINS
Doutora em Sociologia (PPGS/UFPE/CFCH). Professora Associada do Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc) da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste (UFPE/CAA). Líder do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais (UFPE/CAA).
CONCEIÇÃO GISLANE NÓBREGA LIMA DE SALLES
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Associada III do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc), como docente permanente.
EVELINE DANIELE BORGES SILVA SIMÕES
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste (UFPE-CAA). Integrante do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais (UFPE/CAA).
FERNANDA MARIA SANTOS ALBUQUERQUE
Doutoranda em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste (PPGEduc-UFPE-CAA). Professora da rede municipal de Toritama – PE. Professora substituta no Núcleo de Formação Docente (NFD-UFPE-CAA). Participante do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais (UFPE/CAA).
GILVANIA GOMES DE MOURA
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC/CAA/UFPE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco Campus Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA). Integrante do Grupo de Estudos Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade em Educação.
JANINI PAULA DA SILVA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE/CE. Mestre em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste – UFPE/CAA. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Especialista em Recursos Humanos para Educação pela Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE. Professora da Educação Básica (SMEJG). Analista em Gestão Educacional (SEE –PE). Técnica de Normatização e Inspeção Escolar (SEE- PE e SMEJG). Integrante do Grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Currículo e Docência – LAPPUC. Interessa-se pelos seguintes temas: Políticas Educacionais; Formação Docente; Educação do Campo; Teoria do Discurso.
JANSSEN FELIPE DA SILVA
Doutor (2007) em Educação pela UFPE. Professor Associado do IV do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE nos Cursos de licenciatura em Pedagogia e Intercultural Indígena. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea do CAA. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Membro do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (Nupefec) do CAA. Pesquisador dos Grupos de Pesquisa: a) Ensino-Aprendizagem e Processos Educativos; b) Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Infoinclusão Docente GPEINFO; c) Formação de Professor e Profissionalização Docente. Coordena o Grupo de Estudo: Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade em Educação. Foi (2015-2022) Editor Chefe da Revista Interritórios. Ex-Coordenador do Instituto de Estudos da América Latina – UFPE.
JOANE SANTOS DO NASCIMENTO
Doutoranda em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste (PPGEduc-UFPE-CAA). Professora da educação Infantil na Rede Municipal de Toritama-PE. Participante do grupo de pesquisa Discursos e Práticas Educacionais (UFPE/CAA). Pesquisadora na área da Educação, com foco de discussão na Educação Infantil, infâncias e políticas educacionais.
KÁTIA SILVA CUNHA
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós- Doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro/Proped UERJ. Mestrado em Educação, graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Pernambuco, graduação em Música Sacra – Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil. Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Diretora de Gestão Acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco (PROGRAD/DGA). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC) e do programa de Pós-graduação em Educação (PPGED). Professora do Núcleo de Formação Docente, no Centro Acadêmico do Agreste. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem e currículo, formação de professores, avaliação educacional e da aprendizagem. Coordena o grupo de Pesquisa: LAPPUC- Laboratório de pesquisa de políticas públicas, currículo e docência, com parceria com os seguintes Grupos de Pesquisa: Políticas de Currículo e Cultura/UERJ e Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico/FABAPAR. Participante da Rede Brasileira em Teoria do Discurso.
LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Doutora em Educação (PPGE/UFPE/CE), com doutorado sanduíche pela Universidade do Porto (FPCEUP). Professora Associada (UFPE/CAA), pesquisadora produtividade/PQ/CNPq. Atua nos Programas de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC/UFPE/CAA) e Educação (PPGE/UFPE/CE). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais (UFPE/CAA) e do Grupo de Pesquisa Currículo, Avaliação, Formação de Professores e Tecnologias educativas (CAFTe/CIIE/FPCEUP/Portugal). Coordena o Grupo de Pesquisa Políticas e Práticas Curriculares e Avaliativas.
MARIA EDJANE PEREIRA DA SILVA
Doutoranda em Educação Contemporânea – UFPE/CAA/PPGEduC. Mestra em Educação Contemporânea pelo mesmo Programa. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (2013) e Pós-graduação (Lato sensu) em Gestão a Escola e Coordenação Pedagógica (FAFICA- 2015). Professora da Rede Municipal de Ensino de Caruaru-PE desde 2009 e de Toritama-PE, 2020. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na multissérie. Pesquisadora em Educação com foco na formação de professores no território campesino. Participante do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos (GPENAPE).
MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
Doutora (2005) em Educação pela USP, Mestre (1988) em Educação pela UNIMEP – Piracicaba-SP. Pós-Graduada em Processos de Aprendizagem (1993) pela Universidade São Francisco – Itatiba-SP, Especialista em Alfabetização e Letramento (2017) pela UNINTER, graduada em Pedagogia (1988) FAFICA em Caruaru-PE, graduada em História (1988) pela FABEJA em Belo Jardim-PE. Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Atualmente é professora Associada IV e pesquisadora do PPGEduC na UFPE/ Professora do Curso de Pedagogia e da Licenciatura Intercultural Indígena na UFPE-CAA, em Caruaru-PE. Presidenta do Conselho Municipal de Educação de Caruaru 2021 0 2023. Pesquisadora da Rede de Desenvolvimento Profissional de Professores (REDEP), do NUPEFEC-UFPE, do GPENAPE-UFPE e da Rede Latino-americana de Pesquisa em Educação do Campo, Cidade e Movimentos Sociais – RedePECC. Trabalha com Pesquisa e Prática Pedagógica, Didática, Coordenação Pedagógica, Projeto Político-Pedagógico, Formação Inicial e Continuada de Professores e Organização do Trabalho Pedagógico Escolar, Educação do Campo e Práticas Escolares.
MEQUE RAÚL SAMBOCO
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Docente e Investigador na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Tem desenvolvido investigação e docência nas áreas de Educação Inclusiva e Políticas Educativas, Gênero e Educação e Psicopatologia do Desenvolvimento.
MICHELE GUERREIRO FERREIRA
Mestra em Educação Contemporânea (2013) e Doutora em Educação (2018) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora adjunta e coordenadora do curso de Pedagogia no Departamento de Educação, do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba (DED | CCAE | UFPB). Associada da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os) e da ALAS (Associação Latino-Americana de Sociologia); Integrante do NUPEFEC (Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo) CAA/UFPE, do Centro de Estudos Avançados – América Latina da UFPE (CEA-AL/UFPE) e do Grupo de Estudos Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade em Educação/ CAA-UFPE. Integra a Equipe Editorial da Revista Interritórios (https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/index).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação das Relações Étnico-Raciais; Política, Práticas e Práxis Curriculares; Política Educacional; Educação do Campo; Estudos Pós-Coloniais; Pensamento Decolonial e Interculturalidade.
PRECIOSA FERNANDES
Doutora em Ciências da Educação, Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Cocoordenadora da Comunidade Prática de Investigação, Currículo Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação (CAFTe) do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da mesma faculdade.
SIMONE ALBUQUERQUE DA ROCHA
Professora Titular da Universidade Federal de Rondonópolis, Mestre e Doutora em Educação/UNESP. Pós-Doutorado na PUC/SP. Lider do grupo de pesquisa InvestigAção cadastrado no Cnpq. Coordenadora do GT 08 Centro Oeste. Membro da ANFOPE e da ANPED. Pesquisa sobre formação de professores, programas e projetos, formação do professor iniciantes, narrativas e memoriais de formação.
SUELY MARIA PIRES
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em história campus de Cuiabá, Linha de pesquisa: Fronteiras, Identidades e Culturas. Mestre em Educação – UFMT CAMPUS DE RONDONÓPOLIS (2014). Graduada em LICENCIATURA EM HISTÓRIA – UFMT CAMPUS DE RONDONÓPOLIS (1999), Bacharelado em Administração Pública pela Universidade Aberta do Brasil (2014)). Atualmente é professora – SEDUC. Professora integradora das salas anexas na reserva indígena da etnia Bóe Bororo- Educação do Campo. Tem experiência na área de História, Educação Ambiental, Agroecologia, Projetos Educacionais, Educação do Campo, Educação Indígena, Formação de Professores do Campo e Indígenas.
THIAGO GONÇALVES SILVA
Doutorando em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste (PPGEduc-UFPE-CAA). Atualmente é professor do Ensino Superior, na Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu, no curso de Licenciatura plena em Pedagogia-Centro Universitário Tabosa de Almeida/ASCES-UNITA; e, nos cursos de Psicopedagogia e Gestão e Coordenação Pedagógica. Também atua como professor da Educação Infantil na rede Municipal de Ensino. Participante do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais (UFPE/CAA).
VANESSA GALINDO ALVES DE MELO
Doutoranda em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste (PPGEduc-UFPE-CAA). Professora da Educação Infantil e dos Anos iniciais das redes municipais de Alagoinha-PE e Pesqueira-PE. Atua como Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Alagoinha-PE. Participante do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais (UFPE/CAA).