Capa do livro: PRÁTICAS DE LEITURA<br>um mosaico de experiências em diferentes países

PRÁTICAS DE LEITURA
um mosaico de experiências em diferentes países

Autores: Gabriela Medeiros Nogueira (Organizadora)

Este livro tem como mote as práticas de leitura realizadas de diferentes formas em contextos diversos. O livro trata também de encontros de pessoas que, de um modo ou de outro, motivaram-se a escrever sobre leitor, mediador, livro e histórias. Cada capítulo é um presente aos leitores repleto de possibilidades.

Gabriela Medeiros Nogueira




Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3932-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-3928-9
DOI: 10.24824/978652513932.6
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 384
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PRÁTICAS DE LEITURA<br>um mosaico de experiências em diferentes países

GABRIELA MEDEIROS NOGUEIRA (ORG.)

Doutora em Educação (PPGE/UFPel). Realizou pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign – UIUC e na University of Canterbury – UC (Nova Zelândia). Professora no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e letramento – GEALI. Vice-secretária da ABAlf. Pesquisa sobre alfabetização, letramento e infância.

 

ALESSANDRA LATALISA DE SÁ

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Associada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC/MG, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Leitura e Escrita na Primeira Infância - LEPI da Faculdade de Educação da UFMG.

 

ANDRISA KEMEL ZANELLA

Doutorado em Educação (2013). Universidade Federal de Pelotas.  Graduação em Pedagogia Licenciatura. (2009). Universidade Luterana do Brasil. Graduação em Artes Cênicas Bacharelado habilitações Direção e Interpretação Teatral. (2004). Universidade Federal de Santa Maria. Professora Adjunta dos Cursos de Dança Licenciatura e Teatro-Licenciatura do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas.

 

ARLETTE INGRAM WILLIS

Doutora em Educação pela Ohaio State University. Professora na University of Illinois at Urbana-champaign, College of Education, Department of Currículum & instruction. Desenvolve pesquisa no campo da alfabetização, letramento multicultural e diversidade.

 

CAMILA PETROVITCH

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Leitura e Escrita na Primeira Infância - LEPI da Faculdade de Educação da UFMG.

 

CARMEM JÚLIA RODRIGUES DA FONSECA

Pedagoga e Licenciada em Biologia. Especialização em Ecologia. Professora alfabetizadora da Escola Municipal Antônio Rodrigues de Lima Araripe-CE. Integrante do GPEALE-UFSJ (Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade).

 

CAROLINE BRAGA MICHEL

Doutora em Educação (PPGE/UFPel). Professora do Instituto de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande (IE/FURG), pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI-FURG) e do Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura- LAPIL-FURG. Participa, também, como sócia da ABAlf. Pesquisa sobre alfabetização e letramento, formação de professores e história da educação.

 

CELIA ROSEMBERG

Investigadora Principal del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Argentina (CONICET) y Profesora Titular de la Universidad de Buenos Aires. Diretora do

Directora de Centro Interdisciplinario de Investigaciones en Psicología Matemática y Experimental - CIIPME – CONICET

 

CLAUDEMIR BELINTANE

Graduação, mestrado, doutorado e livre-docência (sênior) pela Universidade de São Paulo – FEUSP, atualmente professor Sênior da Faculdade de Educação da USP – FEUSP, membro e coordenador do Grupo Oralidade, Leitura e Escrita – GOLE. Pesquisador na área de linguagem, no eixo temático “linguagem e educação”, dedica-se ao tripé oralidade, escrita e memória e à interface entre oralidade lúdica e alfabetização.

 

CLOTILDES BENIGNA ALENCAR NUNES RAMOS

Pedagoga e licenciada em Biologia, professora do Ensino Fundamental da Escola Municipal Joelma Cardoso em Araripe-CE. Integrante do GPEALE-UFSJ (Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade).

 

DIANA PAOLA ALBA FERRO

Magíster em Infancia y Cultura de la Universidad Francisco José de Caldas, Licenciada en Artes Escénicas de la Universidad Pedagógica Nacional. Docente de aula grado Quinto en la Secretaría de Educación de Bogotá, Colombia. Experta en la implementación de proyectos pedagógicos para la primera infancia y con mujeres víctimas de violencia de género.

 

ELIANE PERES

Professora Titular Aposentada da UFPel. Colaboradora do PPGE (FaE/UFPel). Criadora e pesquisadora do centro de memória e pesquisa Hisales (FaE/UFPel). Graduada em Pedagogia (UEL, 1989), Especialista em Educação (UFPel, 1992). Mestra em Educação (UFRGS, 1995). Doutora em Educação (UFMG 2000). Estágio de pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign (USA, 2011-2012). Fulbright Visiting Professor na University of Texas at San Antonio (USA, 2018).

 

FERNANDO RODRIGUES DE OLIVEIRA (PREFACIADOR)

Professor da Universidade Federal de São Paulo, onde atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação com pesquisas sobre história da literatura infantil, história do ensino de língua e literatura, história dos livros e das edições didáticas e história do currículo. Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista-Araraquara (2019-2021). Doutor em Educação (2014) e Mestre em Educação (2010) pela Universidade Estadual Paulista-Marília. Licenciado em Letras pela Faculdade da Alta Paulista (2006) e em Pedagogia também pela Universidade Estadual Paulista-Marília (2009). Líder Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Ensino de Língua e Literatura.

 

HÉLEN QUEIROZ

Graduada em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Carangola – UEMG (2001). Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Poeta e contista. Professora da Escola Parque-RJ e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Infância, Linguagem e Educação- GEPILE.

 

JENNY LORENA BOHORQUEZ MORENO

Magister em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Brasil, Licenciada en Pedagogía Infantil de la Universidad Francisco José de Caldas, Bogotá - Colombia. Acompañante y tutora al docente en actividades pedagógicas escolares de la educación media en la Universidad de San Buenaventura – Bogotá, Colombia. Acompañante y asesora en procesos de formulación, investigación e implementación de proyectos y materiales pedagógicos, profesional indepenciente.

 

LIANE CASTRO DE ARAUJO

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora adjunta da Faculdade de Educação/UFBA. Docente pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FACED/UFBA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Linguagem (GELING) e coordenadora do LAP – Laboratório de Acervos e Práticas (FACED/UFBA). Pesquisa sobre alfabetização, leitura e escrita, formação de alfabetizadores, oralidade lúdica e alfabetização.

 

LISIANE ROSSATTO TEBALDI

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Linha de Pesquisa Estudos sobre Infâncias. Mestra em Educação (PPGEDU/UFRGS). Integrante do Grupo de Pesquisas em Linguagens, Currículo e Cotidiano de Bebês e Crianças Pequenas (CLIQUE/CNPq/UFRGS). Orientadora Pedagógica da Educação Infantil no Colégio Anchieta, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

 

MARCELA FRANCO

Maestra de educación primaria y de educación inicial. Posgrado Virtual de Especialista en Educación Artística. Edición Uruguay. Campus virtual de la OEI. MEC de Uruguay y AECID. Profesora efectiva en el Instituto de Formación Docente “Rosa Silvestri” de Salto Uruguay. Tutora de Monografías de final de grado de la carrera de MPI.

 

MARIA DO SOCORRO ALENCAR NUNES MACEDO

Doutora em Educação pela UFMG, Professora Titular da Universidade Federal de São João del-Rei. Líder do GPEALE-UFSJ (Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade). Pesquisadora do CNPq.

 

MARIA MERTZANI

Pesquisadora da FAPERG e Coordenadora do projeto Reposito?rio Digital Libras em Primeiro. Conteu?do Educacional Digital de Escola, Associac?a?o Pro?-Ensino de Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS – Brasil. Doutorado em Linguística Aplicada de Línguas de Sinais, Centre for Deaf Studies, Universidade de Bristol, Reino Unido. Professora Visitante (2018-2022), Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS – Brasil.

 

MARIA SILVESTRE

Pedagoga, especialista em alfabetização, professora alfabetizadora da Escola Municipal Joelma Cardoso em Araripe-CE. Integrante do GPEALE-UFSJ (Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade). 

 

MARIANA PARREIRA LARA DO AMARAL

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Leitura e Escrita na Primeira Infância – LEPI da Faculdade de Educação da UFMG.

 

MÔNICA CORREIA BAPTISTA

Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona. Espanha. Mestra em Educação pela UFMG. Professora Associada da Faculdade de Educação, UFMG, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Leitura e Escrita na Primeira Infância – LEPI da Faculdade de Educação da UFMG.

 

MÔNICA MACIEL VAHL

Doutora em Educação pela University of Canterbury (UC). Designer de aprendizagem na Te P?kenga – New Zealand Institute of Skills and Technology. Integrante dos grupos de pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – FaE/UFPEL) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI – IE/FURG).

 

PATRÍCIA CORSINO

Pedagoga, mestra e doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGE-UFRJ. Coordenadora Adjunta do Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação – LEDUC e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Infância, Linguagem e Educação- GEPILE.

 

RODRIGO SABALLA DE CARVALHO

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa Estudos sobre Infâncias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS). Professor da área de Educação Infantil no Departamento de Estudos Especializados (DEE) da Faculdade de Educação (FACED/UFRGS). Líder do Grupo de Pesquisas em Linguagens, Currículo e Cotidiano de Bebês e Crianças Pequenas (CLIQUE/CNPq/UFRGS).

 

ROSELUSIA TERESA DE MORAIS OLIVEIRA

Professora Adjunta do Departamento de Educação da UFS. Pedagoga (UFS, 2007).  Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel, 2010; 2014). Estágio Doutorado Sanduíche na Université de Cergy-Pontoise, na França, (2012, CAPES).  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Relicário (Redes de leituras inscritas: cultura letrada, apropriações, representações e operações do ato de ler- DED/UFS/CNPq).

 

RUBÊNIA MOREIRA DE SOUSA PEREIRA

Pedagoga, professora da Escola Municipal Cícera Germano Correia, em Araripe-CE. Integrante do GPEALE-UFSJ (Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade).

 

SÍLVIA N. GONÇALVES

Professora dos anos iniciais da rede municipal de Porto Alegre. Integrante do Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (Geale/UFPel). Doutoranda e mestra em Educação pela UFPel, especialista em linguagem e letramento pela FAPA e formada em Letras pela UFRGS.

 

VANESSA ABREU CAMASMIE

Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense-UFF e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Professora (EBTT) do Colégio Pedro II – RJ e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Infância, Linguagem e Educação- GEPILE.