Capa do livro: EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CEARÁ <BR> uma forma de resistência à barbárie na perspectiva histórico-crítica

EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CEARÁ
uma forma de resistência à barbárie na perspectiva histórico-crítica

Autores: Frederico Jorge Ferreira Costa - Karla Raphaella Costa Pereira - Maria Aires de Lima (Organizadores)

Este livro é resultado do trabalho do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE/UECE) e do Laboratório de Estudos sobre Ontologia do Ser Social, História da Educação e Práxis Educativa (LEPRAXIS) nos últimos cinco anos (2018-2022), coordenados pelo professor Frederico Jorge Ferreira Costa, da Faculdade de Educação de Itapipoca e do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará, e financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

O livro contém artigos de vários autores que se dedicam a pensar uma práxis educativa que, mesmo lidando com as contradições capitalistas, possa atuar na construção de uma perspectiva crítico-transformadora dessas relações. Dessa forma, os textos publicados aqui são resultado de múltiplas formas de pensar, mas que se coadunam na luta pela superação do capitalismo. Orgulha-nos a participação de profissionais da Secretaria de Educação do Estado do Ceará e, sobremaneira, de companheiras e companheiros do Movimento dos Trabalhadores sem Terra. Nós sonhamos o mesmo sonho.




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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4139-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-4140-4
DOI: 10.24824/978652514139.8
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 286
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CEARÁ <BR> uma forma de resistência à barbárie na perspectiva histórico-crítica

ALBA REGINA ANDRADE MENDES

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2007-2012), atualmente está fazendo graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, é bolsista de iniciação científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), no Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE).

ALEXANDRE CEVALHOS LINARES

Alexandre Linares é professor de sociologia na Escola Estadual Oswaldo Cruz no bairro da Mooca, em São Paulo, e de história, no Cursinho Maximize. Membro do conselho editorial da revista Margem Esquerda e colaborador do Jornal O Trabalho.

ANTONIO MARCONDES DOS SANTOS PEREIRA

Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (Campus FECLESC-Quixadá). Mestre em Educação pela UECE. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutor em Educação pela UFC. Professor substituto no curso de Pedagogia da UECE. Pesquisador e colaborador nos grupos de pesquisas: GPOSSHE-UECE e GEM-UFC.

CAMILA GONÇALVES SANTOS

Historiadora graduada na Universidade Regional do Cariri (URCA).

CYBELY RIBEIRO DE OLIVEIRA

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Bolsista de Iniciação Científica da FUNCAP. Integrante do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO e do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE). Atualmente pesquisa mulheres na educação do campo.

EDUARDO FERREIRA CHAGAS

Graduado e especializado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestre em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, doutor em Filosofia pela Universität Kassel (Alemanha) com pós-doutorado em Filosofia pela Universität Münster (Alemanha). É professor associado do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UECE, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da UFC, professor colaborador do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da UFC e professor colaborador da Pós-Graduação em Filosofia da Universidade do Vale do Acaraú – UVA. Atualmente, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ 2).

EMMANOEL LIMA FERREIRA

Possui graduac?a?o em Cie?ncias Sociais pela Universidade Federal do Ceara? (UFC), mestrado e doutorado em Sociologia pela mesma universidade e po?s-doutorado em Educac?a?o pela Universidade Estadual do Ceara? (UECE). Li?der do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, Histo?ria, Educac?a?o e Artes (GPETHEA). Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA).

FÁBIO JOSÉ CAVALCANTI DE QUEIROZ

Doutor em Sociologia (UFC), com Pós-doutorado em Educação (FACED-UFC), Professor Associado do Departamento de História na Universidade Regional do Cariri (URCA).

FABIO PEREIRA DA SILVA

Assentado no Assentamento Itaurú no Município de Ararendá, graduado em Ciências Sociais (UFRN) e membro da direção estadual do MST – Ceará.

FRANCISCO GLAUBER DE OLIVEIRA PAULINO

Graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação (CED) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência em ser bolsista de Iniciação Artística (2018), Iniciação Científica (2019-2020) e de Residência Pedagógica (2020-2021). Atualmente é bolsista de Monitoria na disciplina de Didática (2021).

FREDERICO JORGE FERREIRA COSTA

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, mestre e doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou estágio pós-doutoral em Filosofia Política na (UFC). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará (FACEDI/UECE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Coordenador-geral do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário. Líder do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa e Estímulo à Interiorização pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), desde 2018.

JARLES LOPES DE MEDEIROS

Doutorando e Mestre em Educação (UFC). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FALC). Graduado em Pedagogia (UECE) e Licenciado em Língua Portuguesa e suas Literaturas (FGF). Professor no Curso de Pedagogia da UECE. Professor de Língua Portuguesa na Secretaria da Educação do Ceará (Seduc).

JOEL GOMES DO NASCIMENTO

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui especialização em Extensão Rural Agroecológica e Desenvolvimento Rural Sustentável pela UFC, é membro do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).

JOSÉ EUDES BAIMA BEZERRA

Professor do curso de pedagogia da FAFIDAM, na UECE, e do Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino da FAFIDAM/FECLESC-UECE. Foi vice-presidente Nordeste I do ANDES e diretor da SINDUECE Seção Sindical do ANDES.

JOSÉ ROMÁRIO RODRIGUES BASTOS

Doutor em História pela Universidade Federal do Ceará, professor da rede estadual de ensino do Ceará, técnico Educacional da equipe de educação do campo da Seduc/Codin.

KARLA RAPHAELLA COSTA PEREIRA

Possui doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), é doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é psicopedagoga pela Universidade Estácio de Sá (UNISA), é graduada em Pedagogia pela UECE e em Letras pela UFC. É professora adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Realiza estágio pós-doutoral em Educação pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE). É líder dos grupos de pesquisa Práxis e Formação Docente (UFERSA) e Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE/UECE).

KÁTIA REGINA RODRIGUES LIMA

Possui graduac?a?o em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceara? (UFC), mestrado em Educac?a?o pela mesma universidade, doutorado em Educac?a?o pela Universidade Federal de Sa?o Carlos (UFSCar) e po?s-doutorado em Educac?a?o pela UFC. Li?der do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, Histo?ria, Educac?a?o e Artes (GPETHEA) e do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Poli?tica Educacional (GPTPOED). Professora da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do Programa de Po?s-Graduac?a?o em Educac?a?o da UECE (PPGE-UECE).

KAYLINE MACÊDO MELO

Psicóloga graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) membro do Laboratório de Estudos e Práticas em Avaliação Psicológica (Leapsi), da Comissão de Avaliação Psicológica e da Comissão de Ética da 11ª Região do Conselho Regional de Psicologia (CRP11).

MARIA AIRES DE LIMA

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UECE. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO, junto ao Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

MARIA DE JESUS SANTOS GOMES

É da direção estadual do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), no Ceará, pelo Setor de Educação, é assentada da Reforma Agrária, no Assentamento Bernardo Marim II, em Russas, Ceará. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), especialista em Educação do campo e desenvolvimento pela Universidade de Brasília (UnB) e em Trabalho, educação e movimentos sociais pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

MARIA JÉSSICA MORAES RODRIGUES

Graduanda do Curso de História na Universidade Regional do Cariri (URCA), bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-URCA).

MARIA NÚBIA DE ARAÚJO

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2014), Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Professora da Rede Municipal de Educação de Caucaia – Ceará.

MARÍLIA DOS SANTOS VIDAL

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), é bolsista de iniciação científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), no Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE).

MILENA AIRES DE ÁVILA

Estudante de Mestrado Acadêmico em Educação pela UECE. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do Grupo de Estudos Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE/UECE/IMO).

NOHEMY REZENDE IBANEZ

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará, professora da rede estadual de ensino do Ceará, coordenadora da Codin/Seduc.

OZIEL BARBOSA TEIXEIRA

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), é bolsista de iniciação científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), no Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE).

PATRIC ANDERSON GOMES DA SILVA

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Bolsista no Programa Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (PDS-CAPES). Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos, Trabalho, História, Educação e Artes (GPETHEA).

PATRÍCIA NETO

Mestranda em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará, professora da rede estadual de ensino do Ceará, assessora técnica da equipe de educação do campo da Seduc/Codin.

PAULO ROBERTO DE SOUSA SILVA

Doutorando em Políticas Públicas, PPGPP/UFMA; mestre em Educação Brasileira, UFC; Especialista em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, ESPJV/FIOCRUZ; Especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento, UnB; Professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, UFMA.