Capa do livro: PROPAGANDO SABERES <BR> ensino, tecnologias, discurso e literatura

PROPAGANDO SABERES
ensino, tecnologias, discurso e literatura

Autores: Denilson Pereira de Matos

Um esforço grande, acompanhado de colegas que acreditam na pesquisa, na Universidade, na educação e na ciência. Vontade intrínseca que nos faz continuar lutando pelo ensino, pela democratização do acesso aos estudos na área de língua, educação e linguística.

Por isto, a coletânea Propagando saberes: Ensino, Tecnologias, Discurso e Literatura nos aproxima, nos mistura, nos diferencia... Nos coloca no mesmo livro, na mesma obra, com o mesmo desejo: propagar conhecimento.




Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3922-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-3918-0
DOI: 10.24824/978652513922.7
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 116
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PROPAGANDO SABERES <BR> ensino, tecnologias, discurso e literatura

ALDINIDA MEDEIROS

Doutorado em Estudos da Linguagem, área de concentração Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Permanente e orientadora no Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI), da Universidade Estadual da Paraíba. Professora Associada I, no Departamento de Letras do Centro de Humanidades desta mesma IES. Pesquisadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) da Universidade de Nova de Lisboa desde 2018. Realizou Pós-doutorado na Universidade de Coimbra (2014) com bolsa Capes de 6 meses. Pós-doutorado na Universidade de Évora (2018). Coordena o Grupo Interdisciplinar de Estudos Literários Lusófonos (GIELLus) cadastrado no DGP/CNPq. Atua nas linhas de pesquisa: Literatura e Estudos de Gênero; Estudos socioculturais pela Literatura; Literatura, História e Memória; Releituras em prosa do período medieval.

ANDRÉIA RAFAEL DE ARAÚJO

Possui graduação em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba (2016) e Mestrado Acadêmico pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB (2019).

BRUNA SOLERA

Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Estadual de Londrina (PEF-UEM/UEL), Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Estadual de Londrina (PEF-UEM/ UEL), Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Ensino a Distância pelo Centro Universitário Cidade Verde (UniFCV). Especialista em Educação Especial e Psicomotricidade no Contexto Escolar pelo Instituto Paranaense de Educação (Maringá-PR). Graduada em Licenciatura e Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Coordenadora dos cursos de Licenciatura e Bacharel em Educação Física EaD do Centro Universitário Cidade Verde (UniFCV). Professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Cidade Verde (UniFCV).

DANIELLE SOUSA SILVA

Professora efetiva de língua portuguesa na Secretaria de Educação do Ceará. Graduada no curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e respectivas literaturas da Universidade Regional do Cariri. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes e especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Única de Ipatinga.

DÉBORA SANDYLA ARAÚJO DOS SANTOS

Mestra em Linguística e ensino MPLE/UFPB, Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras CELEST/UFC e em Psicomotricidade clínica e educacional pela UECE, graduada em Letras Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará. Atua como professora no curso de licenciatura em Letras Espanhol na UEPB. Pesquisadora em linguística aplicada com ênfase em ensino de língua espanhola, letramento e Ferramentas Virtuais não exclusivas à Aprendizagem (FVNexA).

DENILSON PEREIRA DE MATOS (ORG.)

Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2008); Mestrado em Estudos da Linguagem (L Portuguesa e Linguística) pela Pontifícia Universidade Católica- PUC/RJ (2003); Especialista em L. Portuguesa UERJ (2000) e em EaD pelo SENAC (2010). Graduação em Letras Bacharelado e Licenciatura Português Literaturas – UERJ (1995 e 1997). Atualmente é Professor associado na Universidade Federal da Paraíba/UFPB, docente permanente do PROLING: Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Programa de Mestrado Profissional em Linguística e Ensino – MPLE. Coordenador do curso Lato Sensu PRPG/UFPB: CLELP: Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa. CLEaD: Ciências da Linguagem com ênfase na EaD. Líder do Grupo de Pesquisa Teorias Linguísticas de Base – TLB (UFPB/CNPq).

ENEIDA DORNELLAS DE CARVALHO

É docente efetiva do Departamento de Letras da Universidade Estadual da Paraíba e atua no Programa do Mestrado Profissional em Letras, PROFLETRAS, da UEPB. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1988), Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Francesa, mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2013), durante o qual realizou estágio sanduíche na França, em 2012, e concluiu pós-doutorado na Universidade de Lisboa, em 2018.

FÁBIA SOUSA DE SENA

Doutora em Linguística PROLING/UFPB (2021), Mestra em Linguística e Ensino – UFPB (2017), Especialização em Supervisão Educacional – FIP (2005), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2004), cursa 2ª graduação em LETRAS Português – IFPB, trabalha na Prefeitura Municipal de João Pessoa, atua como Gestora Pedagógica e Supervisora Escolar, atuou como Tutora EAD no Curso de Especialização em Ciências da Linguagem com Ênfase no Ensino de Língua Portuguesa da UFPB, membro técnico integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Linguísticos Interacionais – NELIN/UFPB e do Núcleo de Estudos em Alfabetização em Linguagem e Matemática – NEALIM / UFPB. Pesquisadora em Linguística com ênfase nas áreas de Aquisição da Linguagem do surdo; Letramento e Ferramentas Virtuais Não exclusivas a Aprendizagem (FVNexA).

JOCIELLE SOUSA DE ALFREDO

Possui graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal da Paraíba (2018) e Especialização em Orientação e Supervisão Educacional – UNIPÊ (2021). Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), da UFPB. Tem experiência na área de Aquisição da Linguagem. Desempenhou atividades de acompanhamento e monitoramento nas formações do Pacto pela Aprendizagem na Paraíba (SOMA). Participou, na qualidade de Estagiário, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2017-2018), na Paraíba. Tem experiência em monitoria na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação e História da Educação.

JOSÉ WELLISTEN ABREU DE SOUZA

Professor Adjunto vinculado ao Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal da Paraíba (DLPL-UFPB). Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador (desde 2020) do Programa Linguístico-cultural para Estudantes Internacionais (PLEI-UFPB). Membro Pesquisado do Grupo de Pesquisa Semântica, Ensino & Léxico (G_SEL). O meu objetivo maior é a tentativa de conciliar a prática (leia-se o Ensino) com a função de pesquisador.

KAROLYNE LUNA DO NASCIMENTO

Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Atualmente é professora de Língua Portuguesa do ensino fundamental da Escola Maria Leite de Araújo e na escola João Landim da Cruz na turma da EJA no Município de Brejo Santo. Possui experiência como bolsista na área de inclusão na adaptação de material para pessoas com deficiência visual. Atuou como monitora de redação no projeto “Redação ENEM: chega junto, chega a 1000!”.

LARYSSA CRISTINY NASCIMENTO MORAES

Graduada em Jornalismo pela UNIFIP. Atualmente assessora da Câmara Municipal de Patos. Escritora, com participação nas coletâneas: Prêmio Sarau Brasil 2016 (Concurso Nacional Novos Poetas) da Editora Vivara; Ponto de Criação e Céus de Chumbo, da Editora Andross; livro Laço Rosa da UNIFIP; Participação na Coletânea resultante do Concurso Literário de Presidente Prudente (Prêmio Ruth Campos). Incluída também na Antologia da Poesia do Sertão e na Antologia da Crônica do Sertão, publicada pela editora A União, através da Confraria dos 100 Bibliófilos de Patos-PB. Ganhadora do prêmio Maria Pimentel do Governo do Estado da Paraíba. Autora do livro-reportagem “Mais Semanas do que posso Contar: histórias reais de Mães, Bebês e da Microcefalia” (Chiado Grupo Editorial) e do livro de ficção infanto-juvenil “O Mistério da Taça de Cristal” (editora Porto de Idéias). Pós-Graduada em Cinema e Produção Audiovisual. Mestranda em Literatura e Interculturalidade pela UEPB.

MARCELLE CHAGAS DA CONCEIÇÃO

Concluiu o curso de formação de professores com a certeza de que desejava seguir a área da Educação. Aos 18 anos iniciou sua licenciatura em Pedagogia e hoje, aos 23, se sente privilegiada por fazer parte da construção desta obra. Graduada, a jovem atua como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental e expressa o quanto a tecnologia pode fomentar o processo de aprendizagem, demonstrando seu interesse por especializações neste âmbito.

MARIA DO SOCORRO NASCIMENTO

Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Também é bolsista da linha de pesquisa de estudos Vertentes do Mal, derivado do grupo Tradição, Mitos e Lendas: estudos de literatura comparada.

PATRÍCIA GOMES DE MELLO

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Linguística pelo PROLING (UFPB), desenvolve pesquisa embasada na filosofia da linguagem bakhtiniana. É graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Participa do Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária-NETLLI, na linha de pesquisa: Linguística e Dialogismo. Participa do GPLEI – Grupo de Pesquisa em Linguagem, Interação e Enunciação (UFPB). Atua na área de Letras com ênfase em Linguística e em Língua Portuguesa. Atualmente trabalha com assessoria linguística, com treinamento para professores, com palestras e com desenvolvimento pessoal.

RAISSA GONÇALVES DE ANDRADE MOREIRA

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, atuando na linha de pesquisa Diversidade e mudança linguística. É integrante do Grupo de Pesquisa Teorias Linguísticas de base (TLB), e do grupo de pesquisa Investigações Funcionalistas (GIF), ambos cadastrados no CNPq. Também é membro do projeto de pesquisa FVNexA em prol do ensino de conteúdos linguísticos em tempos de pandemia. Mestre em Linguística pelo programa de Pós-graduação em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/2019); Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/2015). Recentemente vem desenvolvendo pesquisas tendo como suporte a perspectiva da linguística funcional clássica.

RAUL LEVINO DE MEDEIROS BISNETO

Pesquisador Integrante do Programa Institucional de Iniciação Científica – Centro Universitário Cidade Verde (PIIC/UniFCV), colaborador convidado do projeto de pesquisa FVNexA em prol do ensino de conteúdo linguístico em tempos de pandemia. PROPESC – UFPB (PVB13623-2020). Graduando do Bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário Cidade Verde (UniFCV). Técnico em Enfermagem com ênfase em APH pela Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula (FESVIP). Pesquisador em tecnologias educacionais, métodos e técnicas de ensino e Ferramentas Virtuais não exclusivas a Aprendizagem (FVNexA).

ROSÂNGELA MARIA DIAS DA SILVA

Graduada em letras com habilitação em português e inglês pela Fundação de Ensino Superior de Olinda – FUNESO/1988. Especialista em Formação de Professores da Educação Básica pela Faculdade Maurício de Nassau – UNINASSAU-PE, 2011. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Contemporânea (Inglês). Foi professor colaborador dos Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco, 2013. Participou do Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Básica – FNDE (Pacto Para o Ensino Médio). É mestre em Linguística e Ensino pela Universidade Federal da Paraíba na Linha de Pesquisa tecnologias contemporâneas e ensino. Atualmente Coordenadora de Biblioteca Escolar, Escola Técnica Estadual (PE) – ETE DOM BOSCO. Prêmio Destaque 2020 no EDUCA WEEK – CATEGORIA INOVAÇÃO Projeto Biblioteca Online.

ROSEANE MONTEIRO DOS S. ADÃO

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), graduação em Pedagogia pela Faculdade Fortium (2017) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professor de enino fundamental/Língua Portuguesa da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Prefeitura de Guapimirim, professor assistente – Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário e professor assistente – Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário e consultora nas áreas de educação infantil, alfabetização e letramento da FTD Editora. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, alfabetização, letramento educação infantil e extensão universitária.

SORAYA GONÇALVES CELESTINO DA SILVA

Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Superior de Olinda (2004), especialização em Educação Especial pela Faculdade de Ensino Superior de Olinda (2008), mestrado em Linguística e Ensino pela Universidade Federal da Paraíba (2015) e doutoranda em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2018). Atualmente sou professora do Atendimento Educacional Especializa em Sala de Recursos Multifuncionais nas Prefeituras de Paulista e Olinda em Pernambuco.

TALIANA MARIANE DANTAS DE SOUSA ALVES

Licenciada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Atualmente é Professora Colaboradora do Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais (PLEI).

TATIANA RAMALHO BARBOSA

Possui Mestrado em Jornalismo (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Graduação em Comunicação Social – Jornalismo (2000) e em Letras – língua inglesa (2020), ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Jornalismo e Comunicação; Letras, com ênfase em ensino de Inglês, Espanhol e Português. Tem pós-graduação – MBA em Gestão Empresarial (2008) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente faz Mestrado em Linguística e Ensino (MPLE) pela UFPB