Autores: Marcos Silva - Nelson Tomelin Jr. (Organizadores)
Os textos aqui apresentados e debatidos são de grande importância para a formação do Historiador. Os temas abrangem pautas relevantes para a produção historiográfica e acadêmica do momento: mulheres, racismo, meio ambiente, movimentos sociais, trabalho e trabalhadores, moradia. A experiência de viver com a COVID-19 e o desrespeito à vida. A democracia como meta a ser atingida num momento de práticas autoritárias, o fascismo como horizonte político. Diante deste quadro, observamos os desafios para os diferentes sujeitos. Articulando teoria e prática, sem submeter uma à outra, trazem conflitos, tensões, acomodações, resistência e luta na disputa por memórias e histórias.
Os capítulos trouxeram pesquisas de diferentes Estados do Brasil, em especial Amazonas e São Paulo. A prática da pesquisa é evocada através de acervos físicos e digitais, com suas possibilidades e limites. Passado, presente e futuro aparecem como temporalidades que não possuem lugar fixo, a História em movimento pressupõe mudanças em relação a todas elas. Diferentes linguagens são discutidas como potencial das manifestações humanas (imprensa, música), considerando suas potencialidades para a pesquisa.
Estudos necessários para a reflexão sobre nossas pesquisas, as muitas possibilidades que oferecem são muito instigantes e necessárias neste momento.
Olga Brites
Departamento de História da PUC/SP
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3916-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-3917-3
DOI: 10.24824/978652513916.6
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 256
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
MARCOS SILVA
Professor Titular de Metodologia da História na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Publicou, dentre outros livros, Ditadura Relativa e Negacionismos: Brasil, 1964 (2016, 2018...).
BÁRBARA REBEKA GOMES DE LIRA
Mestre em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM, Manaus). É doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFAM) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
NELSON TOMELIN JR.
Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM/Manaus, AM). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo.
MARILU SANTOS CARDOSO
É doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
MARCO ALEXANDRE DE AGUIAR
Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis). Professor da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
PAOLA DA CRUZ RODRIGUES
Mestranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (PPGH/UFAM). Pesquisadora associada ao POLIS - Núcleo de Pesquisa em Políticas, Instituições e Práticas Sociais.
JORGE ANDERSON XAVIER DE MORAES
Bacharel em Teatro e ator pela Casa das Artes de Laranjeiras – São Paulo, graduando em História pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Associado ao LABHORA – Laboratório de História Oral e Audiovisual do Amazonas.
RICARDO SEQUEIRA BECHELLI
Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo.
AVELINO PEDRO NUNES BENTO DA SILVA
Graduado em Licenciatura Plena em História (2018) e Mestre em História (2021) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (PPGH/UFAM), desenvolvendo projeto de tese com o título “Cultura, trabalho e meio ambiente: disputas trabalhistas e a luta por modos de vida na Amazônia brasileira (Itacoatiara-AM, 1973-1988)”.
MAURICIO GOMES DA SILVA
Professor da Rede de Ensino Público do Estado de São Paulo. É Bacharel e licenciado em História pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Possui mestrado em Ciências Humanas e Sociais, pela Universidade Federal do ABC. Atualmente, é doutorando em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo.
AMILCAR DE SOUZA MARTINS SOBRINHO
Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas. Professor da Seduc–PA e Funbosque (Belém).
JOSIVALDO BENTES LIMA JÚNIOR
Doutorando em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (PPGH/UFAM). Professor da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (SEDUC-AM).
ANA CAROLINE ALBUQUERQUE SOARES
Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (PPGSCA/UFAM). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) no âmbito do projeto Cidades, Trabalho, Meio Ambiente e Justiça: disputas trabalhistas nas Juntas de Conciliação e Julgamento de Itacoatiara e Parintins (Amazonas, décadas de 1970 a 1990) (Edital n. 006/2019 – Universal Amazonas).
EDUARDO JOSÉ AFONSO
Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (1980), graduação em Curso de História pela FFLCH/USP (1984), mestrado e Doutorado em História Social pela mesma instituição. Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de História da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Assis. Tem experiência na área de História Moderna, Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio histórico, memória de vida, memória urb, comunismo; pcb; hábitos e costumes indígenas, a conquista da América pelo europeu, apartheid, preconceito racial. Atua igualmente no campo da História Social, História da Arte e História do Brasil contemporâneo e nas relações internacionais Brasil/EUA, desenvolve linha de pesquisa no campo da História e Cinema, História e Memória.
TALITA GAMA DE MAGALHÃES
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas. Mestre em História Social pelo mesmo Programa. Professora da Secretaria Municipal de Educação (SEMED, Manaus).
CARLOS MÁRIO PAES CAMACHO
Pós-Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutor em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Pós-Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).