Autores: DIEGO LUZ MOURA - JOÃO GABRIEL EUGÊNIO ARAÚJO - JAYME FELIX XAVIER JUNIOR - MARIA ANDRESIELE ANDRADE CARVALHO - MISMA LIMA MARIANO
O campo pedagógico da Educação Física escolar foi marcado por uma série de debates sobre sua função e importância dentro da escola. A partir do final da década de 1970, surgiu certa quantidade de propostas cujo intuito era o de transformar a prática da Educação Física na escola. Entretanto, esta produção forneceu poucos elementos para a construção de alternativas. Tais debates se prenderam mais em tentar prescrever como deveriam ser as aulas do que em buscar saídas para intervenção. Foi para dar conta desta lacuna no campo profissional e acadêmico da Educação Física que esta obra surgiu. Neste oitavo volume da coleção “Dialogando sobre o ensino da Educação Física”, compartilhamos experiências sobre o tratamento pedagógico dos esportes de rebatida, rede/parede e precisão, tanto com atividades práticas como em debates conceituais. Esperamos que este material se some às outras propostas já existentes e à rica experiência dos professores que diariamente atuam com a Educação Física na escola.
As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4309-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-4307-1
DOI: 10.24824/978652514309.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 96
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
DIEGO LUZ MOURA
Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). Realizou estágio de pós - doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte (UERJ) e estágio de pós-doutorado em Educação (UFRJ). Docente Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Líder do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF).
JOÃO GABRIEL EUGÊNIO ARAÚJO
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialização em Pedagogia Salesiana (FASNE). Mestre em Ciências (UNIVASF). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão, PE). Membro do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF).
JAYME FELIX XAVIER JUNIOR
Licenciado em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Especialista em Lazer e Recreação: métodos e técnicas de aplicação nas artes, educação, turismo e educação física (UECE). Mestre em Educação Física (UNIVASF). Doutorando em Educação Física e Esporte (USP). Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino e Aprendizagem sobre o Movimento Humano (GEPEAMOV/ USP). Membro do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF).
MARIA ANDRESIELE ANDRADE CARVALHO
Licenciada em Educação Física pelo Centro Universitário AGES (UniAges) e Bacharel em Educação Física pela Unicesumar. Especialização em Educação Física Escolar (FAVENI). Mestre em Educação Física (UNIVASF). Docente do Ensino Superior Ânima Educação, Faculdade Ages. Membro do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF).
MISMA LIMA MARIANO
Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Graduanda em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Neuropsicologia (FTC). Mestre em Educação Física (UNIVASF). Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro, BA (SEDUC). Membro do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos de Educação Física (LECPEF).