Autores: Edilson Barroso Gomes
Esta obra apresenta uma investigação sobre sentidos de formação de licenciandos em Física em disputa no âmbito do PIBID desenvolvido no curso de licenciatura em Física do CESP–UEA Parintins. Em interlocução com os estudos de Alice Casimiro Lopes (2006, 2011, 2015), o PIBID é assumido como política curricular voltada para a formação do professor de Física, como espaço de disputa e significação de sentidos na compreensão das características do bom professor para atuar na Educação Básica. Dessa forma, operando com uma concepção discursiva de política, o conceito de recontextualização por hibridismo desenvolvido por Lopes (2004, 2005) com base nos conceitos de recontextualização, de Bernstein, e de hibridismo, de García Canclini, foi possível identificar disputas de sentidos atribuídos à formação do professor de licenciatura em Física para atuação na Educação Básica. São sentidos que circulam nos diferentes contextos de produção curricular. Como estratégia metodológica, em um primeiro momento, foi realizado um levantamento nos anais do ENPEC (2011, 2013, 2015, 2017) buscando identificar trabalhos publicados por pesquisadores em ensino de Física abordando a temática do PIBID.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4250-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-4251-7
DOI: 10.24824/978652514250.0
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 188
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
EDILSON BARROSO GOMES
Graduado em Licenciatura Plena em Física CESP UEA (2005). Especialista em Educação Ambiental CESP – UEA (2007), Mestre em Educação em Ciências na Amazônia – UEA (2012), Doutor em Educação DINTER UERJ/UEA – PROPED UERJ (2022). Foi professor da SEDUC Parintins (2004 a 2008). Atualmente é Professor Adjunto, lotado no CESP UEA.