Autores: Luiz Renato Rodrigues Carreiro - Marcos Vinícius de Araújo - Eduardo Fraga de Almeida Prado - Enzo Banti Bissoli (Organizadores)
O presente livro é consequência da inquietação de um grupo de pesquisadores e de seus alunos, que têm a vulnerabilidade social e sua relação com a educação como tema de estudo. Tomando-se uma perspectiva interdisciplinar para lidar com problemas complexos que advêm desta relação, agregou-se profissionais de diferentes formações para ouvir pais e professores, e refletir sobre a relação entre família e escola quando esta é atravessada por urgências da vulnerabilidade social. Neste campo, o grupo viu a si e ao seu público assolado pela pandemia de covid-19.
O aprendizado deste momento tem que ser duradouro para podermos transformar aquilo que, mesmo antes da pandemia, precisava ser diferente. A educação tem que ser cada vez mais para todos e, cada vez mais, deve receber recursos para promover igualdade e equidade. Com uma proposta desafiadora, esta obra traz ao leitor o exercício de reflexão crítica sobre a realidade da educação e sua relação com as famílias dos alunos em um contexto de vulnerabilidade antes da pandemia, os sofrimentos e reinvenções durante a pandemia e a necessidade de buscar por mudanças que mitiguem os prejuízos dos alunos, reforcem os laços e ampliem a união em busca de uma melhor qualidade da educação para todos.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4160-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-4157-2
DOI: 10.24824/978652514160.2
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 268
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ALESSANDRA GOTUZO SEABRA
Psicóloga com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bolsista de produtividade 1A do CNPq. Editora associada do periódico Psicologia: Teoria e Prática e coordenadora do Grupo de Neuropsicologia Infantil. Membro da Rede Cie?ncia para a Educac?a?o (CpE) e da Comissão Científica da Associação Brasileira de Dislexia. Colaboradora do Relatório Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências.
ALEX MOREIRA CARVALHO
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1982), Mestre em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e Doutor em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é Professor em Período Integral da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui experiência nas áreas de Educação e Psicologia, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, educação, tecnologia do ensino, práticas pedagógicas, epistemologia da psicologia, arte e psicologia.
ANA CAROLINA MIEKO FUDIMORI DA COSTA
Bolsista Integral do Programa Universidade para Todos (PROUNI) no curso de Psicologia, Bacharel e Licenciatura, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Atuou em no projeto de Acolhimento de Vítimas, Análise e Resolução de Conflitos (AVARC), e no projeto Responsa, voltado para a reinserção social de egressos do sistema prisional. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) da UPM e do grupo de pesquisa “Educação e Vulnerabilidade Social” entre os anos de 2021 e 2022, grupo formado por alunos e professores da UPM.
ANA ELISA RUGGERI MIGNONE
Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM, pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica/São Paulo e mestranda em Distúrbios do Desenvolvimento – UPM (bolsa CAPES/Proex). Realiza avaliações neuropsicológicas e intervenções cognitivo comportamentais. Interesses: desenvolvimento cognitivo, altas habilidades/superdotação, habilidades socioemocionais, comportamentais e acadêmicas; e covid-19.
ANA PAULA DOS SANTOS
Pedagoga formada pela Universidade Estadual Paulista UNESP, Especialista em Formação de Docentes pela UNINOVE, Especialista em AEE. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua há 30 anos com educação pública.
ANA PAULA SOARES DE CAMPOS
Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia e Distúrbios da Aprendizagem. Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Professora Titular no curso de graduação em Pedagogia (presencial e EaD) e demais licenciaturas, e na Pós-graduação em Psicopedagogia na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Supervisora de equipe de psicopedagogia na Clínica Premium Tismo. Assessora Pedagógica em Alfabetização pelo Sistema Mackenzie de Ensino.
ANDRÉIA DOS SANTOS FELISBINO GOMES
Graduada em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelas Faculdades Integradas Módulo, mestra em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento da UPM. Experiência docente na Educação Infantil, na Educação Básica e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Professora do Ensino Fundamental I no Colégio Presbiteriano Mackenzie de São Paulo.
BEATRIZ TREVISAN SALVI
Graduanda em psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM e bolsista de Iniciação Cientifica pela UPM (PIBIC CNPq). Interesses de pesquisa: desenvolvimento cognitivo, dificuldades escolares, problemas emocionais e de comportamento, queixas de desatenção hiperatividade e impulsividade, e covid-19.
BRUNO BUENO DE CASTRO SETTI
Graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018). Atualmente é Mestrando no Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGDD/UPM), São Paulo, SP, Brasil. Atua como psicólogo clínico e psicanalista desde 2018. Além disto, tem experiência e formação em acompanhamento terapêutico e escolar.
CAROLINE DE OLIVEIRA MELO VIDAL
Terapeuta ocupacional – USP, psicanalista – Centro de Estudos Psicanalíticos e mestranda em Distúrbios do desenvolvimento – Universidade Presbiteriana Mackenzie. É coordenadora pedagógica e educacional e atende como psicanalista. Interesses: educação, psicanálise, desenvolvimento socioemocional, neurodesenvolvimento, ética, formação de professores, orientação e atendimento familiar.
EDNA MARTINS
Professora associada da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e credenciada no Programa de Po?s-Graduac?a?o em Educac?a?o. Psico?loga pela UNESP com doutorado em Psicologia da Educac?a?o pela PUC/SP. Desenvolve pesquisas na linha Educac?a?o: Desigualdade, Diferenc?a e Inclusa?o com os temas: Formação de professores, Pra?ticas educativas, Fami?lia, Inclusa?o escolar e Relac?o?es e?tnico-raciais.
EDUARDO FRAGA DE ALMEIDA PRADO
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos e formação em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. É mestre e doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É docente, em nível de pós-graduação do Centro de Estudos Psicanalíticos onde também coordena o Núcleo de Formação Permanente em Psicanálise da Infância e Adolescência. É docente na Universidade Presbiteriana Mackenzie, atuando no curso de graduação em Psicologia e professor responsável pelo curso de Especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica.
EDVARD DE LIMA ALBUQUERQUE
Professor das Redes Públicas Estadual e Municipal de São Paulo com 27 anos de atuação. Formado em Geografia pela Universidade Camilo Castelo Branco (2006); Pós-graduação em Gestão Escolar pela Uniban (2007) e pós-graduação em Neuropsicopedagogia pela Faculdade ITEC Escolas.
ELIFAS TRINDADE DE PAULA
Professor da Rede Pública Municipal de São Paulo, com graduação em História pela Universidade Braz Cubas (2000) e Pedagogia (UNINOVE 2013), Especialização em Educação Inclusiva: Deficiências Múltiplas (Mackenzie 2015), Especialização em Educação Especial com ênfase em Deficiência Auditiva/Surdez, UNESP (2017). Mestre em Educação Inclusiva pela UNESP (início em 2022).
ENZO BANTI BISSOLI
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010), mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Professor da graduação em Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Pós-Graduação em Clínica Analítico-Comportamental no Instituto Paradigma. Editor associado e da seção de Psicologia Social da revista Psicologia: Teoria e Prática.
FABIANA SILVA ABREU E AGRELLA
Assistente social formada pela Faculdade Paulista de Serviço Social. Pós-graduada em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, atua no serviço social a mais de 20 anos com experiência nas áreas da saúde, ONG’s, empresas e na Política de Educação. Atualmente desenvolve suas atividades na Secretaria de Educação de Embu das Artes compondo a Equipe Multiprofissional. É conselheira titular do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e membro do Comitê da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência de Embu das Artes.
GABRIEL RODRIGUEZ BRITO
Pedagogo, com especialização em Psicopedagogia, Mestre e Doutor em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisador do grupo de Neuropsicologia Infantil da UPM e Coordenador do Espaço Cume. Também atuou como coordenador voluntário no Projeto Primeiros Passos, com foco na estimulação das funções executivas de crianças pré-escolares em situação de vulnerabilidade junto à ONG Novo Sertão – Piauí. Atualmente dirige seus estudos a área da avaliação neuropsicológica, com ênfase em Leitura e Escrita.
GLÊNIA KRISTINY CHAVES ROSA DUTRA
Psicóloga, Pós-Graduada em Terapia Familiar e Conjugal, com Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental e Mestranda no Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGDD/UPM), São Paulo – SP, Brasil. É psicóloga clínica com experiência no atendimento de crianças, adolescentes, jovens e famílias.
HEITOR BILAR DE ARAÚJO
Graduando de Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Atuou como estagiário jurídico na Assistência Judiciária João Mendes durante o ano de 2021, entidade dos estudantes da UPM que presta atendimento jurídico gratuito à população de baixa renda. Atualmente é estagiário jurídico com atuação no Direto Imobiliário no Demarest Advogados. Participa do Grupo de Pesquisa “Desafios da Democracia”, na UPM.
ISABELLE CRISTINA ALVES BRAGA
Estudante de Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Aluna de Iniciação Científica PIVIC. Acompanha e participa ativamente do Laboratório de Transtorno do Espectro do Autismo – TEA MACK e do Protocolo de Pesquisa de Transtorno Do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH ligados ao Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
IVAN ZANETTI MOTA
Geógrafo e professor de Geografia, com especialização em Psicopedagogia, Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenador clínico do Instituto CBM, além de atuar como docente, pesquisador e terapeuta de crianças, adolescentes e adultos.
JANAÍNA APARECIDA DE OLIVEIRA AUGUSTO
Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento (Nota 7 – CAPES) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento (UPM). Graduação em psicologia pela Universidade São Francisco (USF).
JULIA NEUDL
Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2022). Trabalha com psicologia clínica. Possui experiência em psicologia escolar, psicologia da saúde e psicologia clínica. Pesquisa no campo da Psicologia da Arte.
JULIANA DALLA MARTHA RODRIGUEZ
Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão, Especialista em Psicologia da Infância pela Universidade Federal de São Paulo, Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Cidade de São Paulo e Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente Consultora Pedagógica do Senac São Paulo.
LARA CALDAS MEDEIROS DE SÁ ZANDONÁ D’ALMEIDA
Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento (Nota 7 – CAPES) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Psicóloga Clínica, atuando em saúde privada.
LEONARDO TORRES CARRERA
Bacharel em Psicologia e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com linha de estudos voltada para o impacto da pandemia de covid-19 no ensino e desenvolvimento de crianças, e na relação entre família e escola em região de alta vulnerabilidade social. Professor universitário, supervisionando estágios relacionados a processos grupais e lecionando matérias relacionadas às teorias da personalidade e desenvolvimento humano.
LILIAN MEIBACH BRANDOLES DE MATOS
Doutoranda no Programa de Distúrbios do Desenvolvimento pelo Mackenzie. Mestre em psicologia da educação e especialista em psicomotricidade, psicopedagogia e neuroaprendizagem pela PUC-SP. Atuou durante 15 anos em instituições privadas como professora de Ed. Infantil e Ens. Fund I, Orientadora Educacional, Coordenadora Pedagógica e Diretora. Atualmente, está no cargo de coordenadora de transparência ativa e controle interno da Secretaria Municipal de São Paulo.
LIVIA BRANCO CAMPOS
Graduada em psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-UPM e mestranda em Distúrbios do Desenvolvimento-UPM (bolsa FAPESP). Foi bolsista de iniciação científica pelas agências Mackpesquisa e FAPESP. Atua principalmente nos temas: comportamento, mídias eletrônicas, primeira infância e covid-19.
LUIZ RENATO RODRIGUES CARREIRO
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Neurobiologia pela UFF, mestre e doutor em Ciências – Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Professor adjunto do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento – PPG-DD (Conceito 7 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes) e do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Foi coordenador do PPG-DD de 2016 a 2019. Editor associado da revista Psicologia: Teoria e Prática. Tem experiência em Neuropsicologia, com ênfase em processos cognitivos e atencionais do desenvolvimento e suas alterações no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e em outros transtornos do neurodesenvolvimento. Pesquisador e membro da equipe gestora do Centro Mackenzie de Pesquisa sobre Infância e Adolescência. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Nível 1D.
MARCELA CAETANO DIAS DA SILVA
Graduanda em Bacharelado e Licenciatura em Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Integrante do grupo de extensão em Psicologia Escolar da universidade.
MÁRCIA DA CONCEIÇÃO AVELINO
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP e membra do Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos Educativos e Perspectiva Histórico-Cultural (GEPPEDH). Filósofa pelo Centro Universitário São Camilo com mestrado em Educação pela UNIFESP. Atua como formadora de formadores na Rede Estadual de Educação. Desenvolve pesquisas sobre os temas emergentes nas interfaces da Educação e Inclusão.
MARCIA GOMES BILAR
Advogada com especialização em Direito Civil e Direito Processual Civil. Atuou no terceiro setor, trabalhando com políticas de desenvolvimento territorial em nível nacional. Atualmente trabalho na SPTrans, em conjunto com a Secretaria de Municipal de Mobilidade e Transporte, que durante a Pandemia adotou ações frente às mudanças na mobilidade e prevenção no transporte público da Cidade de São Paulo.
MARCOS VINÍCIUS DE ARAÚJO
Psicólogo e professor de Psicologia com mestrado e doutorado na área de Distúrbios do Desenvolvimento. Foi Editor da Seção de Psicologia e Educação da revista Psicologia: Teoria e Prática. Foi Vice coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo seres Humanos da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Coordenador do curso de Psicologia da UPM entre 2018 e 2020. Atualmente desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão na área da Educação em região de vulnerabilidade social. Coordena o grupo de Pesquisa “Educação, Inclusão e Vulnerabilidade Social”.
MARIA CÂNDIDA SOARES DEL-MASSO
Docente, Pesquisadora e Coordenadora Editorial no Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas – IEP3/UNESP. Docente do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – Profei/UNESP e Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF/UNESP. Docente Formadora do Curso de Pedagogia a Distância – IEP3. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (GEPIS/CNPq).
MARIA CRISTINA TRIGUERO VELOZ TEIXEIRA
Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutora em Saúde pela UFSC. Coordenadora Geral da Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento (Nota 7- CAPES) da UPM (Gestão 2012-2016). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq/PQ-1C.
MARIA ELOÍSA FAMÁ D’ANTINO
Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Faculdade de Filosofia da Universidade de Santiago de Compostela/Espanha. Professora Titular do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
MARINA SILVA DE ALMEIDA LEITE
Psicóloga graduada pela Universidade Mackenzie – São Paulo. Possui experiência em atendimento de pessoas com TEA e área escolar.
NATÁLIA SANT’ANNA DA SILVA
Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-UPM e doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento-UPM (bolsa CAPES/Proex). Realiza intervenções comportamentais com crianças e orientação parental. Interesses: desenvolvimento cognitivo, dificuldades escolares, mídias eletrônicas, problemas emocionais/comportamentais, queixas de desatenção hiperatividade e impulsividade, funções executivas, e covid-19.
NATALY KEILA DE ALENCAR E SILVA
Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo – SP, Brasil. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGDD/UPM), São Paulo – SP, Brasil. Possui experiência de estágio com enfoque em Avaliação e Intervenção Neuropsicológica e estágio docente.
NEILTON SILVA GUEDES
Atuação como intérprete e professor de Libras, com habilitação pelo Prolibras (Exame Nacional de Certificação de proficiência em tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais. Formação em Pedagogia pela UNIP, Pós-graduação em Docência do Ensino Superior e Educação para Surdos (cursando).
PRISCILLA ANTUNES FERREIRA
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP e membra do Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos Educativos e Perspectiva Histórico-Cultural (GEPPEDH). Psicóloga pela UNESP com mestrado em Educação pela UNIFESP. Atua como psicóloga escolar no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Desenvolve pesquisas sobre os temas: Relação família e escola e Sentidos da aprendizagem e da escolarização.
RAFAEL TENÓRIO DOS SANTOS
Brasileiro, nascido em vinte e nove de abril de 1984, graduado em Fisioterapia (FCNM – 2005), Ciências Biológicas (UNINOVE – 2007), Matemática (UNICASTELO – 2010), Pedagogia (UNINOVE – 2011), História (UNIJALES – 2021) e Pós-graduado em Educação para Diversidade e em Cultura e Arte Afro-brasileira.
RAYRA SANTOS DE SOUZA
Psicóloga e Mestranda do programa de Distúrbios do Desenvolvimento (Nota 7 – CAPES) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) com bolsa FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Pesquisadora membro do Centro Mackenzie de Pesquisa sobre Infância e Adolescência da UPM.
RENAN RODRIGUES DE SOUZA
Mestrando em Educação Inclusiva pelo Programa Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede – PROFEI, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus de Presidente Prudente. Licenciado em Matemática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP (2009 Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social EPIS/CNPq.
RENATA PINHEIRO SCUDELER
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017). Atualmente é psicóloga clínica em Consultório Particular. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atendo ao público infantil e adulto. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
SOFIA BILAR DE ARAÚJO
Acadêmica de Direito cursando o 8º semestre na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Vice-líder fundadora da Liga de Direito da Mulher da UPM. Participou como colaboradora na publicação do livro “Análise Jurisprudencial sobre o covid-19 nos Tribunais de Justiça e Superiores”, voltados para a temática da influência da pandemia nas relações contratuais no âmbito civil. atualmente estagia na área de M&A e Societário no escritório de advocacia Tauil e Chequer associado a Mayer Brown.
VAGNER FERREIRA LIMA JUNIOR