Autores: GABRIELA MEDEIROS NOGUEIRA
O Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI, vinculado ao Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, em 2022 completou 10 anos de existência. O GEALI, desde então, vem demarcando sua identidade no compromisso com a produção de conhecimento científico no campo da alfabetização e práticas de incentivo à leitura bem como, com o compromisso social, em especial, com as professoras alfabetizadoras das escolas públicas. Ainda que possa ser considerado um grupo de pesquisa jovem, sua trajetória é bastante sólida, com parcerias de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior no Brasil e no exterior. Os onze capítulos publicados neste livro marcam uma década do GEALI e reúne algumas pesquisas que têm sido realizadas junto ao grupo. As palestras proferidas no “Congresso GEALI: alfabetização como ato político, ético e amoroso”, realizado em outubro de 2022 na FURG, também compõem a obra. Este livro tem como público leitor estudantes das licenciaturas, da pós-graduação, professoras alfabetizadoras e demais profissionais da educação básica que desejam refletir junto com os autores, acerca da pluralidade que abarca o campo da alfabetização e práticas de incentivo à leitura.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4299-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-4300-2
DOI: 10.24824/978652514299.9
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 186
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
AMANDA JARDIM GOMES CARVALHO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG.
CARMEN REGINA GONÇALVES FERREIRA
Professora pesquisadora no âmbito do pós-doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na linha de pesquisa formação docente de professores e práticas educativas no Instituto de Educação (IE) e professora colaboradora nos cursos de pós-graduação nas áreas de alfabetização e psicopedagogia no Instituto Educar Brasil – Dom Bosco (UNICESUMAR). Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Pedagoga pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). É especialista em Ciências Sociais da Educação pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É membro do grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI), do Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura (LAPIL) ambos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), bem como é membro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF).
CAROLINA DOS SANTOS ESPÍNDOLA
Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI e do Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura – LAPIL. Atualmente pesquisa sobre a Educação Infantil no Brasil e no Uruguai.
CAROLINE BRAGA MICHEL
Doutora em Educação (PPGE/UFPel). Professora do Instituto de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande (IE/FURG), pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI-FURG) e do Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo a Leitura- LAPIL-FURG. Participa, também, como sócia da ABAlf. Pesquisa sobre alfabetização e letramento, formação de professores e história da educação.
ELIANE PERES
Professora Titular Aposentada da UFPel. Colaboradora do PPGE (FaE/UFPel). Criadora e pesquisadora do centro de memória e pesquisa Hisales (FaE/UFPel). Graduada em Pedagogia (UEL, 1989), Especialista em Educação (UFPel, 1992), Mestre em Educação (UFRGS, 1995), Doutora em Educação (UFMG 2000). Estágio de pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign (USA, 2011-2012). Fulbright Visiting Professor na University of Texas at San Antonio (USA, 2018).
FLÁVIA BURDZINSKI DE SOUZA
Professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim, RS. Graduada em Pedagogia, especialista em Ensino pela Pesquisa e Aprendizagem por projetos, Mestra em Educação nas Ciências e doutoranda em Educação. É integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e letramento – GEALI/FURG e do Grupo de Pesquisa em Educação Emocional GRUPEE/UFFS.
JANAÍNA SOARES MARTINS LAPUENTE
Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (IE/FURG). Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPe. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI) e do Laboratório de Práticas de Incentivo à Leitura (LAPIL).
JULIANE DE OLIVEIRA ALVES SILVEIRA
Pós-Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEd/FURG) na linha de pesquisa formação de professores e práticas educativas. É pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG). Atua como professora da Educação Básica do Município do Rio Grande. É membro do grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI) e do Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura (LAPIL) ambos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Participa, também, como sócia da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF). Pesquisa os seguintes temas na área da Educação: alfabetização e letramento, formação de professores, formação continuada, práticas de leitura.
LÍGIA MARIA OLIVEIRA DE QUADROS
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG (2016); Graduada em Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2010); Graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2011); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2012); Especialista em Educação Especial e Inclusiva Faculdade de Educação São Luis (2020); Especialista em Atendimento Educacional Especializado- FURG (2021); Professora titular da Prefeitura Municipal de Rio Grande; Pesquisadora na área de Artes, com ênfase em Arte Educação, Educação Infantil e Anos Iniciais.
LÍVIA LEMPEK TRINDADE MONTEIRO
Graduada em Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU-FURG) e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV-UFPel). É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.
LOURIVAL JOSÉ MARTINS FILHO
Mestre em Educação e Cultura. Doutor em Teologia: Educação e Religião. Estágio pós-doutoral em Educação e Humanidades. Professor Titular de Alfabetização e Letramento, coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica, editor-Chefe da Revista Linhas. Atua nos seguintes grupos e laboratórios: Nape, Edusex e Prolinguagem – CNPq/UDESC. Integrante das seguintes associações: Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF); Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) – GT 10: Alfabetização, Leitura e Escrita; Associação Brasileira de Currículo (ABdC); e Associação dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina (AOESC). Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF).
MARIA DO SOCORRO ALENCAR NUNES MACEDO
Doutora em Educação pela UFMG, Professora Titular da Universidade Federal de São João del-rei. Líder do GPEALE-UFSJ (Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade). Pesquisadora do CNPq.
MARIA MERTZANI
Pesquisadora da FAPERG e Coordenadora do projeto Reposito?rio Digital Libras em Primeiro. Conteu?do Educacional Digital de Escola, Associac?a?o Pro?-Ensino de Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS - Brasil. Doutorado em Linguística Aplicada de Línguas de Sinais, Centre for Deaf Studies, Universidade de Bristol, Reino Unido. Professora Visitante (2018-2022), Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS - Brasil.
NORA KOSOLAP
Maestra de Educación Primaria, Profesora de Idioma Español de enseñanza Media, Especialista en Didáctica para la Enseñanza Primaria, Diplomada en Lectura, Escritura y Educación. Inspectora de Zona de Educación Primaria (efectiva) en Salto (Uruguay), Subdirectora (interina) de Instituto de Formación Docente “Rosa Silvestri” de Salto, Profesora de Lengua II de Instituto de Formación Docente “Rosa Silvestri” de Salto. Investigación realizada “Gramática y escritura, un vínculo imprescindible” (2020) por iniciativa personal.
GABRIELA MEDEIROS NOGUEIRA
Professora no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e letramento – GEALI, e o Laboratório de alfabetização de práticas de incentivo à leitura – LAPIL. É integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância – NEPE/FURG e do Grupo de pesquisa em História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – HISALES/UFPEL. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Realizou Pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign – UIUC, em 2016, e na University of Canterbury – UC na Nova Zelândia, em 2019. É membro da ABAlf – Associação Brasileira de Alfabetização, atuando na equipe gestora.
SILVANA MARIA BELLÉ ZASSO
Professora Associada do Instituto de Educação da FURG, onde atua no curso de Pedagogia; Coordena o Curso de Especialização em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Coordena o Laboratório de Alfabetização e Práticas e Incentivo à Leitura – LAPIL; Coordena o Sub Projeto do Programa Residência Pedagógica Alfabetização e Artes; Vice-Lider do Grupo de Estudos em Alfabetização e Letramento- GEALI. Pedagoga e Doutora em Educação pela UFRGS. Nos últimos anos participa e coordena projetos de formação de alfabetizadores e tem por tema de pesquisa o planejamento na alfabetização; integra a pesquisa Alfabetização em Rede: uma investigação sobre o ensino remoto na alfabetização na pandemia covid-19 e da recepção da PNA pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais. Membro da ABAlf- Associação Brasileira de Alfa