Autores: Jêibel Márcio Pires Carvalho
Discutir as relações entre instituições escolares e religiões afro-brasileiras, tomando como base o município de Cururupu, MA, sob foco às interfaces, cruzamentos de espaços e diálogos possíveis entre uma escola e 14 terreiros. Buscamos não somente suscitar a crítica reflexiva sobre as formas de preconceito e estigmatização, como também vias de diálogos entre atores tão próximos geográfica e simbolicamente. Neste cenário, discutimos sobre o processo de integração da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no cotidiano escolar, conforme respalda a Lei 10.639/2003. O desejo de investigar como uma instituição escolar lida com o tema da diversidade étnico-religiosa de matriz afro-brasileira. “Dos terreiros para a escola, da escola para os terreiros”: problematizando as relações entre instituições escolares e religiões afro-brasileiras a partir de Cururupu, MA tenta expressar, justamente, o esforço em problematizar os pontos de vista de atores sociais que protagonizam as relações entre escola e comunidade em uma conjuntura histórico-social específica, cruzamentos de espaços e correpresentações identitárias resultantes de certo estágio de relações e incompreensões entre esses dois universos.
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4326-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-4322-4
DOI: 10.24824/978652514326.2
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 148
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
JÊIBEL MÁRCIO PIRES CARVALHO
Nasceu no Sítio Berlin, em Cururupu, MA em 1976. É Mestre em História e graduado em Letras- Universidade Estadual do Maranhão, graduado em História pela Estácio de Sá, Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (IESF). Professor da Rede Municipal e Estadual de Serrano-Maranhão. É Multiartista e Militante de Movimentos Sociais.