Autores: Igor Waltz - Luisa Massarani
O livro Divulgação Científica e sua interface com o Ensino em Biociências e Saúde é uma iniciativa que busca refletir os desafios contemporâneos à área da divulgação científica, indubitavelmente acentuados pelo contexto pandêmico. Nesta obra, reunimos o trabalho de pesquisadores convidados e docentes, pós-doutorandos, alunos e egressos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC), da Fiocruz, que apresentam perspectivas e contribuições teóricas e metodológicas de suas investigações na área. Assim, oferecemos a leitoras e leitores não apenas uma oportunidade para conhecer as pesquisas atualmente desenvolvidas na PGEBS, como também refletir sobre as articulações contemporâneas entre o campo da ciência, o ensino e a sociedade.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4026-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-4027-8
DOI: 10.24824/978652514026.1
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 168
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
AYELET BARAM-TSABARI
Professora titular da Faculdade de Educação em Ciência e Tecnologia do Israel Institute of Technology (Technion), onde lidera o grupo de pesquisa de comunicação científica aplicada. Ela foi membro eleita da Israel Young Academy e do comitê científico da PCST Network. Ela hospeda um MOOC de comunicação científica no edX e atua como membro do conselho editorial em PUoS e IJSE:B.
BIANCA DELLA LÍBERA
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre e Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Atualmente, é professora do Instituto Benjamin Constant e atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Temática da Deficiência Visual. Tem interesse de pesquisa em comunicação e saúde na deficiência visual mediada por tecnologias digitais.
CATARINA CHAGAS
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Jornalista com experiência na elaboração de revistas, sites, aplicativos, livros e exposições de divulgação científica. Colabora com atividades práticas e de pesquisa do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Atualmente é parte da equipe de comunicação em pesquisa da Queen’s University, no Canadá.
CHRYSTIAN CARLETTI
Doutor e Mestre em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), encontra-se em Colaboração Técnica no Campus Vila Velha do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Desenvolve pesquisa na área de educação profissional e tecnológica, mediação em centros e museus de ciência, educação não formal, divulgação científica e popularização da ciência.
CLAUDIA JURBERG
Jornalista. Doutora pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cientista do Nosso Estado pela Faperj e Bolsista em Produtividade do CNPq. Trabalha com divulgação científica há 40 anos, desempenhando atividades na Fiocruz, na UFRJ, na Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) e na Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente é assessora de imprensa da Faperj, produtora do “Boletim de C&T” na rádio Roquette Pinto e consultora da International Agency for Research on Cancer da OMS.
GRAZIELLE RODRIGUES PEREIRA
Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Diretora de Ensino do Campus Mesquita do IFRJ. Bolsista produtividade do CNPq 2. Desenvolve pesquisa em Divulgação Científica; Educação em Centros e Museus de Ciências; Neurociência Cognitiva; Transtorno do Espectro Autista.
GUSTAVO HENRIQUE VARELA SATURNINO ALVES
Doutor em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Mestre em Ciências e Biotecnologia pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (IB/UFF). Especialista em Educação a Distância 4.0 pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) e Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Bolsista PCI do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Desenvolve pesquisa em divulgação científica e educação científica em diferentes contextos: em centros e museus ciências, itinerância, redes sociais e inclusão.
IGOR WALTZ
Pesquisador de pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), na linha de pesquisa Divulgação, Popularização e Jornalismo Científico. Pesquisador do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista do programa Pós-Doutorado Nota 10 (PDR 10) da Faperj.
JESSICA NORBERTO ROCHA
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora e Divulgadora Científica da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz). Professora do curso de Especialização em Ensino de Ciências: ênfase em Biologia e Química, do Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Maracanã.
LIVIA MASCARENHAS DE PAULA CUNHA
Produtora cultural da Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Tecnologia em Produção Cultural pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Mestre e doutora em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Atua principalmente nas áreas de Produção e Gestão de Eventos Científicos, Divulgação e Popularização da Ciência, Museus e Centros de Ciência, Ciência e Arte e Estudos de público em Museus.
LUÍS AMORIM
Coordenador do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica, Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Coordenador do Curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência da COC/Fiocruz. Docente do Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz). Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT).
LUISA MASSARANI
Coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/Fiocruz), no Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz) e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEGeD/IBqM/UFRJ). Bolsista Produtividade do CNPq 1B e Cientista do Nosso Estado do CNPq.
LUIZ FELIPE FERNANDES NEVES
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), na linha de pesquisa Divulgação, Popularização e Jornalismo Científico. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) na linha de pesquisa Mídia e Cultura. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo.
MARIANA ROCHA
Professora na Escola de Ciências da Computação, na Technological University Dublin, Irlanda. Sua pesquisa tem como enfoque o uso de tecnologias para a educação e divulgação científica, em especial a implementação de jogos digitais para a aprendizagem de ciência e tecnologia.
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
Professor no Departamento de Psicologia da Educação e nos Programas de Pós-Graduação em Educação Sexual e Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Bolsista de Produtividade do CNPq 1C. Doutor em Saúde Mental pela Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Especialista em Psiquiatria e Psicologia Clínica da Infância pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Psicólogo e pedagogo.
PRISCILA BIANCOVILLI
Jornalista graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi professora assistente da disciplina Estratégias de Divulgação Científica na UFRJ. Atualmente é doutoranda em Saúde Pública na Universidade de Pécs, na Hungria. Tem interesse de pesquisa na área de comunicação em saúde.
ROBSON COUTINHO SILVA
Professor Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF/UFRJ). Doutor em Ciências pela UFRJ. Bolsista de produtividade do CNPq 1B e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Diretor do IBCCF/UFRJ. Coordenador científico do Museu Espaço Ciência Viva. Docente do Programa de Ensino de Biociências em Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).
SUELLEN DE OLIVEIRA
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ). Mestre em Biologia Parasitária (IOC/FIOCRUZ). Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Pedagoga, sócia e educadora no Espaço Ciência Viva. Educadora no Centro Universitário Celso Lisboa. Diretora executiva da EducArt: Consultoria e produção de materiais educacionais.