Autores: Luciana de Oliveira Campolina - Geandra Claudia Silva Santos (Organizadoras)
O livro Desenvolvimento e Aprendizagem: contribuições atuais da teoria cultural-histórica da Subjetividade deriva do trabalho coletivo do GT Subjetividade, Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento, vinculado à Associação Nacional de Pesquisa em Psicologia (ANPEPP). A obra aborda e discute ideias centrais e atuais acerca dos temas do desenvolvimento e da aprendizagem na perspectiva da teoria cultural-histórica da subjetividade proposta por González Rey. Os capítulos trazem pesquisas e estudos que focalizam a compreensão do desenvolvimento humano e da aprendizagem em processualidade e complexidade. São muitos autores que, em parceria, se reúnem nessa obra para evidenciar o valor heurístico da teoria e que buscam contribuir para o avanço de questões da Epistemologia Qualitativa e do método construtivo-interpretativo. Nesse sentido, vale destacar a importância das discussões trazidas pelo grupo de trabalho que dinamizam temas tão centrais da Psicologia e da Educação como o desenvolvimento humano e os processos do ensino e da aprendizagem. Por sua atualidade e riqueza, o livro é relevante para estudantes e pesquisadores dessa perspectiva bem como, para professores e profissionais de Psicologia e Educação.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4124-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-4125-1
DOI: 10.24824/978652514124.4
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 248
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
LUCIANA DE OLIVEIRA CAMPOLINA
Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) com período de doutorado sanduíche na Universidade de Buenos Aires (UBA). Possui mestrado e graduação em Psicologia pela UnB. Atualmente é coordenadora e professora de psicologia do Centro Universitário de Brasília. É também professora do Mestrado em Psicologia. Pesquisa temas como a subjetividade na perspectiva cultural-histórica, aprendizagem e inovação educativa.
GEANDRA CLAUDIA SILVA SANTOS
Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação Especial, Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), está desenvolvendo Estágio de Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua como professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE), na graduação (cursos de licenciaturas) e tem experiência como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial na UECE, vinculado ao CNPq. Pesquisa e tem publicações na interface educação especial/inclusiva e subjetividade, com ênfase na formação e atuação de professores.