Autores: Ana Cristina Prado de Oliveira - Breynner Ricardo Oliveira - Fabiana Silva Fernandes - Naira da Costa Muylaert Lima (Organizadores)
A presente coletânea é composta por investigações de pesquisadores e estudantes de Pós-Graduação que buscam aprofundar, tanto do ponto de vista teórico quanto do ponto de vista conceitual, as abordagens de análise de implementação de políticas públicas educacionais. Fruto de um esforço coletivo da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), cuja concretização foi possível por meio da parceria com a Fundação Itaú Social, esta obra representa a trajetória de pesquisa que a rede vem percorrendo desde a sua fundação, em 2014. Os capítulos traduzem as intenções da rede em consolidar um novo campo de conhecimento na área da política educacional por meio da formação de novos pesquisadores e da ampliação de grupos de pesquisa e membros vinculados à REIPPE. O livro é um referencial de consulta para novos estudos sobre análise de implementação de políticas públicas educacionais, de modo que novas abordagens teórico-metodológicas sejam desbravadas e consolidadas. É também um convite para que novos pesquisadores e gestores educacionais sejam estimulados a se aprofundarem na temática e a se aproximarem da rede.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4225-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-4220-3
DOI: 10.24824/978652514225.8
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 330
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
ANA CRISTINA PRADO DE OLIVEIRA
BREYNNER RICARDO DE OLIVEIRA
Professor dos Programas de Pós Graduação em Educação e Economia Aplicada da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui graduação em Ciências Econômicas pela mesma universidade e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Membro da Rede de Pesquisas sobre Implementação de Políticas Educacionais (REIPPE) e de redes de pesquisadores no Brasil e na América Latina no campo da avaliação. Tem experiência na área de políticas públicas, com ênfase em implementação, avaliação e monitoramento de políticas sociais e educacionais. Desenvolve pesquisas no campo da avaliação e implementação de políticas educacionais e sociais vinculadas às instituições e organizações no nível local, com foco nos processos decisórios, na percepção dos atores envolvidos, nas estratégias de implementação, nos efeitos institucionais produzidos e na dinâmica de trabalho dos sujeitos a elas vinculados.FABIANA SILVA FERNANDES
Pedagoga e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara). Atualmente, é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, atuando com os seguintes temas: Políticas Educacionais, Planejamento e Gestão da Educação, Políticas de Educação Infantil e análise de implementação de políticas e programas educacionais.NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA
Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pós-Doutora (Bolsista PNPD, CAPES), Doutora e Mestre em Educação pela PUC-Rio e Pedagoga pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Em 2014, o âmbito do curso de doutorado. participou do Programa Doutorado Sanduíche na L’Université de Génève, com o professor Marcel Crahay. Desde 2010 é pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd), na PUC-Rio e, desde 2019, atua como vice-coordenadora deste grupo. Participa, desde 2014, da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), e atuou como membro da Equipe de Coordenação no período de 2019 a 2021. Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: políticas públicas em educação, justiça na educação, desigualdades educacionais, metodologias quantitativas de pesquisa.