Capa do livro: POLÍTICAS, GESTÃO E FORMAÇÃO <br> DIÁLOGOS POSSÍVEIS

POLÍTICAS, GESTÃO E FORMAÇÃO
DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Autores: ELISANGELA DA SILVA BERNADO - ANTÓNIO GOMES FERREIRA

É importante registrar que esta obra se configura como um dos produtos da pesquisa “Gestão e Educação em Tempo Integral no Brasil e em Portugal: aproximações e distanciamentos”, contemplada no Edital FAPERJ "Jovem Cientista do Nosso Estado” em 2018, e é fruto de Visitas Acadêmicas realizadas à Universidade de Coimbra, no período de 2017 a 2022, onde vislumbramos uma investigação conjunta – dando, assim, continuidade não somente às produções acadêmicas e intelectuais, como também, à celebração da parceria entre as duas universidades (Unirio e UC) no desenvolvimento de estudos e investigações sobre temas da área da educação de interesse comum aos dois organizadores. Além de aprofundar as discussões teóricas e metodológicas travadas no Grupo de Pesquisa Pogefe/Unirio e no GRUPOEDE/UC, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20). A organização da coletânea busca divulgar investigações que abordam questões inerentes às políticas, gestão e formação. Conta com a colaboração de vários pesquisadores do Brasil, de Portugal e da França, buscando a valorização da multiplicidade de ideias e reflexões que envolvem as temáticas abarcadas nos diferentes países.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4414-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-4415-3
DOI: 10.24824/978652514414.6
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 332
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

POLÍTICAS, GESTÃO E FORMAÇÃO <br> DIÁLOGOS POSSÍVEIS
AMANDA MOREIRA BORDE
Pedagoga formada pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Conselhos Escolares pela Universidade Federal do Ceará. Mestra pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e doutora pela UNIRIO. É pesquisadora do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI) e do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação da UNIRIO (POGEFE). Atua como Supervisora Educacional da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo/RJ.


ANA CRISTINA PRADO DE OLIVEIRA
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio.

BRUNA VICENTE
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio.

CARLOS ANTÔNIO DINIZ JÚNIOR
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio.

CARLOS BARREIRA
Universidade de Coimbra.

CATHERINE BOYER
Professora de Didática das Ciências no Departamento de Ciências da Educação e da Formação da Universidade de Lille/França. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Paris Descartes (Paris V).

DIEGO FERREIRA
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesa. Pós-Doutor em Educação pela USP. Doutor e mestre em educação pela UFF.

FÁBIO ARAÚJO DE SOUZA
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

FLÁVIA GONÇALVES DA SILVA
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Pedagoga pela UFF e professora da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro – SEEDUC. Pesquisadora dos grupos de pesquisa: Políticas, Gestão e Financiamento em Educação (POGEFE) e do grupo THESE: Projetos Integrados de Pesquisas sobre Trabalho, História, Educação e Saúde-UERJ-UFF-EPSJV/Fiocruz.

FLORDELIA RODRIGUES DA SILVA
Professora Mestra em Educação pela Universidade Estácio de Sá/RJ (2012), na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão. Especialista em Educação em Metodologia do Ensino Superior e graduação em Pedagogia, pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Coordenadora do Curso de Pedagogia e do Curso de Pós-graduação em Gestão Escolar: Administrativa e Pedagógica do UBM. Foi Presidente do Conselho Municipal de Educação de Barra Mansa de 2010 a 2015. Atuou como Supervisora Escolar da Prefeitura Municipal de Barra Mansa no período de 2000 a 2015.

ISABEL OLIVEIRA
Universidade de Coimbra.
    
JANAÍNA SPECHT DA SILVA MENEZES
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. Pasteur, 458, Prédio do CCH, Térreo, Urca, 22290-240, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

JOÃO CARLOS GINO
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-Rio) e da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Supervisão e Administração Educacional pelo Instituto AVM/UCAM. Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão e Qualidade da Educação (GESQ/PUC-Rio).

JORGE BARROS
Universidade de Coimbra.

KATIA REGINA TEIXEIRA VASCONCELLOS
Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Évora. Colaboradora no Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP/UÉVORA). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pós-Graduada em Literatura Infanto-Juvenil pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Grupo de Pesquisa Polifonia da UERJ/FFP, no Rio de Janeiro. Atua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação.

LEONARDO MEIRELLES CERQUEIRA
Doutor em Educação pelo PPGEdu da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professor Inspetor Escolar da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) e da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC).

LUCIANA ANGRIZANI
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio.

MARCIA NORONHA DE MELLO
Professora Permanente do Instituto Benjamin Constant (IBC), área de surdocegueira. Coordenadora dos Cursos de Aperfeiçoamento do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE). Doutora e mestra em Educação pela Universidade Estácio de Sá, nas Linhas de Políticas Públicas e Gestão (Mestrado) e Tecnologia Assistiva (Doutorado). Especialista em Saúde Mental da Infância e da Adolescência pela Centro de Estudos da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (CESANTA), e na Área da Deficiência Visual pelo Instituto Benjamin Constant. Graduada em História pela Associação Universitária Santa Úrsula (USU). Membro e pesquisadora dos grupos de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Comunicação Social Háptica (GEPICSH), vinculado à Universidade Metodista de São Paulo e do Grupo de Pesquisa em Tecnologia Educacional (GPTec), vinculado ao Instituto Benjamin Constant. Atua no Ensino Médio técnico e nos cursos de formação na área da surdocegueira oferecido pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA).

MARIA ALICE DE MOURA RAMOS
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio

PAMELA MOTA
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio.

PASCOAL ALBUQUERQUE
Universidade de Coimbra.

PATRICIA FLAVIA MOTA
Professora na Universidade Castelo Branco (UCB) e na rede municipal de Duque de Caxias. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu – UNIRIO), na linha Políticas e Práticas em Educação. Mestra em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj/ FFP). Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Bacharela e licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Líder do Coletivo de Leituras e Investigações em Pedagogia Social (Clips/UCB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação (Pogefe/UNIRIO). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral (Neephi/UNIRIO). Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula (Uerj/FFP).

ROSÂNGELA CRISTINA ROCHA PASSOS FELIX
Professora na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, atualmente exercendo a função de Líder SUBAIR no projeto Gestão para Resultados de Aprendizagem, na SME. Orientadora Pedagógica na rede municipal de ensino de Belford Roxo. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na linha de pesquisa: Políticas, História e Cultura em Educação. Atua como Pesquisadora no Núcleo de estudos: Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI) e nos Grupos de Pesquisas: Políticas, Gestão e Financiamento em Educação – POGEFE (UNIRIO) e REIPPE (PUC-RIO).

SONIA REGINA MENDES DOS SANTOS
Professora Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesa. Pós-Doutora em Educação pela USP. Doutora em educação pela UFRJ. Mestra em educação pela UERJ.

TEREZA CRISTINA DE ALMEIDA GUIMARÃES
Professora Supervisora Educacional no município de São Gonçalo, Professora de Língua Portuguesa e Literaturas. Especialista em Revisão de Texto, Linguística, Administração e Supervisão Educacional. Doutoranda e mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Políticas, Gestão e Financiamento em Educação (POGEFE)” e do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI).

VALÉRIA FERNANDES DE ABREU
Professora do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC). Mestra em Educação, Cultura e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).