JANI ALVES DA SILVA MOREIRA
Doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Tem pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com estágio pós-doutoral na Universidad de Salamanca, na Espanha. É professora associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM, na linha de pesquisa História da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas. Foi assessora especial da Pró-Reitoria de Ensino da UEM. É membro do Comitê Editorial Nacional da Revista Imagens da Educação e da Revista Teoria e Prática da Educação. É conselheira do Conselho Editorial de Livros da Editora da Universidade Estadual de Maringá (EDUEM). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq).
MARIA EUNICE FRANÇA VOLSI
Doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Pedagoga pela mesma instituição. É professora adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM, atuando na área de Políticas Públicas e Gestão Educacional. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq). Foi diretora de ensino de graduação da UEM (2020/2021).
THAÍS GODOI DE SOUZA
Doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). É licenciada em Educação Física pela UEM e em Pedagogia pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNpq) e do Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA/UEM). É professora adjunta do curso de Educação Física na UEM – Campus Regional Vale do Ivaí (CRV). Também é coordenadora do Programa de Integração Estudantil (PROINTE) no Campus UEM/Vale do Ivaí.
ALEXANDRA DE OLIVEIRA ABDALA COUSIN
É graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi chefe do Departamento de Matemática da UEM em três gestões: 2012-2014; 2014-2016 e 2018. Foi coordenadora do Curso de Matemática da UEM (gestão 2016-2018). Foi diretora de Assuntos Acadêmicos da UEM (gestão 2018-2019). Foi coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Matemática da UEM (2010-2018). Foi presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UEM (2012). Foi pró-reitora de ensino da Universidade Estadual de Maringá (gestão 2018-2022). É professora associada no Departamento de Matemática da UEM.
ANDRESSA GARCIA DE MACEDO
É licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Atualmente, trabalha como professora na Rede Municipal de Ensino no município de Maringá. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq).
CINDY MAYUMI OKAMOTO LUCA
Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), voltando os estudos para a linha de pesquisa “História da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas”. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq). É pós-graduada em Neuroaprendizagem pela Unicesumar e graduada em Letras – Português pela UEM.
ERIKA RAMOS JANUÁRIO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). É doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), na linha “História da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas”. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq).
ETIENNE HENRIQUE BRASÃO MARTINS
Tem graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Cursando mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), com bolsa CAPES. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) entre 2017 e 2018 e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) entre 2018 e 2019. Docente na Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED/PR). Integrante do Núcleo de Pesquisa e Estudo em Diversidade Sexual (NUDISEX). Membro dos seguintes grupos: Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP/CNPq) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq).
GESILAINE MUCIO FERREIRA
Pedagoga e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Atualmente, é professora assistente do Departamento de Pedagogia da UEM – Campus Regional de Cianorte. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq).
JEFERSON EDUARDO CALIXTO
Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Mestre em Ensino Interdisciplinar pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino – Mestrado em Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Uningá. Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela UEM. Especialista em Ciências Sociais e Humanidade pela Unespar, Campus de Paranavaí. Graduado em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA), Campus de Paranavaí. É professor de História e Filosofia do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio do Colégio Pequeno Príncipe (Sistema Positivo de Ensino) do município de Nova Londrina, no Paraná.
KÁTIA RODRIGUES MONTALVÃO PAIAS
Doutoranda em Educação na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), com bolsa da CAPES. Administradora, historiadora e estudante de Psicologia e de Pedagogia. Mestre em Educação pela UNOESTE, com bolsa do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). É especialista em Docência no Ensino Superior e em EAD e Tecnologias Educacionais. Tem MBA em Gestão com Pessoas. É instrutora de cursos no SENAC. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq) e do Grupo de Estudos Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP/CNPq).
LEANDRO MIRANDA SINCERO
Graduado em Pedagogia e em Serviço Social pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), na linha “História da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas”. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq).
LEONARDO DORNELES GONÇALVES
Pedagogo e mestre pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É professor do Instituto de Educação – Políticas Públicas da Educação – da FURG. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPPE) da UFPel. Colabora com estudos junto ao Observatório dos Conflitos Urbanos e Socioambientais do Extremo Sul do Brasil (FURG).
LISANA CORDEIRO DA SILVA
Graduanda do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá – Campus Regional do Vale do Ivaí (UEM/CRV). Participante do Projeto Brincadeiras com Meninos e Meninas do Vale do Ivaí -PR. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) financiado pelo CNPq. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq).
MARCOS VINICIUS FRANCISCO
Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Presidente Prudente. Mestre e doutor em Educação pela mesma instituição. Realizou um doutorado sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid, na Espanha, e concluiu um pós-doutorado na área de Educação (com financiamento da CAPES) junto à Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (PPGE/Unoeste). Foi editor-chefe do Periódico Colloquium Humanarum. Atualmente, ocupa o cargo de pró-reitor de ensino da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É docente vinculado ao Departamento de Ciências do Movimento Humano e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM). É líder do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP/CNPq) e coordenador da Red Latinoamericana de Estudios sobre Educación Escolar, Violencia y Desigualdad Social (RESVIDES). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq).
MARINA SILVEIRA BONACAZATA SANTOS
Graduada em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (PCM/UEM). Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq).
PAULA ROBERTA MIRANDA
Tem graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Gestão Educacional – Organização Escolar e Trabalho Pedagógico pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), na área de Políticas Públicas e Gestão Educacional. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq). Atualmente, é professora pedagoga da Rede Estadual de Ensino do Paraná e professora colaboradora na UEM.
POLIANA HRECZYNSKI RIBEIRO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). É membro do Grupo de Pesquisa – Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP/CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq).
RENATA VALÉRIO SILVA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Tecnologia América do Sul, Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e Gestão Educacional pela Unicesumar. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq). É professora dos Anos Iniciais na Escola Dom Bosco de Maringá (COC) e professora do Laboratório Inteligência de Vida (LIV) em Saint Helena Bilingual Education.
SIMONE SARTORI JABUR
Graduada em Ciências Biológicas e Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq). É professora da Universidade Estadual de Maringá.
TAYNA FERNANDES VIEIRA
Graduanda de Pedagogia na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Programa de Iniciação Científica (PIC) da UEM e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq). Monitora da disciplina “Políticas Públicas e Gestão Educacional” do curso de Pedagogia da UEM.
VANDERLEIA RODRIGUES DA SILVA SIQUEIRA
Graduada em Licenciatura em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari e em Matemática e Pedagogia pela mesma instituição. Especialista em Educação Infantil – Pré-Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Iguaçu e em Educação Especial pela Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná (UCP). Docente da Rede Municipal e Estadual de Ensino na cidade de Mandaguari. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq).
VINICIUS RENAN RIGOLIN DE VICENTE
Graduado em Geografia (licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela UNIASSELVI. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq).