Capa do livro: A PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA <br> Temáticas emergentes em contextos adversos

A PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Temáticas emergentes em contextos adversos

Autores: Silva, Maria Goretti de Vasconcelos da

O livro A Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática: Temáticas Emergentes em Contextos Adversos celebra o II Simpósio de Ensino em Ciências e Matemática (II SECMAT), através de 25 trabalhos apresentados e que foram convertidos em capítulos do livro. O evento foi realizado no final de 2022 na Universidade Federal do Ceará, e se encontra recheado de contribuições ao cenário do Ensino, notadamente Ensino de Ciências e Matemática, em áreas como: alfabetização científica e tecnológica e modos de divulgação e comunicação; história, filosofia e estudos sociais da ciência e tecnologia; prática pedagógica e formação de professores; perspectivas multi/interculturais e étnico-raciais e pandemias e estratégias alternativas de ensino. Os autores são pesquisadores docentes e discentes dos diversos programas de pós-graduação de doutorado e mestrado na área de Ensino, e há ainda colaborações de discentes de graduação. Seu conteúdo se relaciona com a pesquisa, aplicação e implementação de estratégias didáticas relevantes para o processo de ensino e aprendizagem que compartilhamos neste livro com todos e todas que se dedicam à área de Ensino de Ciências e Matemática.

Impresso
de R$ 91,37 por
R$ 70,28
Digital
de R$ 91,37 por
R$ 63,96

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4656-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-4654-6
DOI: 10.24824/978652514656.0
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 326
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA <br> Temáticas emergentes em contextos adversos
ADEMIR DE SOUZA PEREIRA
Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Mestre em Ensino de Ciências, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutor em Educação para a Ciência na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

ADRIANO SILVEIRA MACHADO
Licenciado em Pedagogia e Química, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática – UFC e Doutorando em Ensino, RENOEN – UFC.

ALIANA FRANCISCA DA SILVA
Graduanda em Licenciatura em Biologia, Universidade Federal do Cariri.

AMANDA CARDOSO BENICIO DE LIMA
Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM).

ANA CARLA PIMENTEL PAIVA
Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE).

ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará UECE, mestra em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutora em Educação pela UFRN. Tem pós-doutorado em Educação Matemática pela PUC de São Paulo. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará.

ANA CLARA SOUZA ARAÚJO
Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Fortaleza, pesquisadora do PGECM e bolsista FUNCAP.

ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS
Doutora em Engenharia Civil – Saneamento Ambiental (UFC), Professora no Instituto Federal do Ceará (IFCE), atuando no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE), em nível de Mestrado, e no Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/IFCE).

ANA KAROLINY ALVES DA SILVA
Graduanda do Curso de Ciências Biológicas e bolsista do PET Biologia UFC.

ANDRESSA GOMES DOS SANTOS
Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2019) e mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE (2022). Professora da Universidade Estadual do Ceará na área de Educação Matemática.

ANDRESSA RAPHAELY DE LIMA SILVA
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Mestranda em Biociência Animal pela mesma instituição (UFRPE).

ANTONIA NAIARA DE SOUSA BATISTA
Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/2018). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

ANTÔNIO COSTA NETO
Graduado em Química/Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, na linha de pesquisa Ensino, pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutorado em andamento pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), no polo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

ANTÔNIO DE PÁDUA ARRUDA DOS SANTOS FILHO
Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus Fortaleza.

BEATRIZ JALES DE PAULA
Licenciada em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE).

BLANCHARD SILVA PASSOS
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE) e Doutorando do Programa de Doutorado em Ensino (RENOEN/IFCE). Professor na Secretaria de Educação do Ceará –SEDUC.

CARLA PATRÍCIA SOUZA RODRIGUES PINHEIRO
Mestra em Ensino de Ciências e Matemática, Professor Titular da Secretaria de Educação do Ceará – SEDUC-CE.

CARLOS ALBERTO SANTOS ALMEIDA
Graduado e mestre em Física pela UFC. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Atua nos cursos de Pós-graduação em Física –UFC, doutorado em rede de Ensino de Ciências e Matemática (RENOEN-UFC) Bolsista de Produtividade CNPq.

CAROLINE DE GOES SAMPAIO
Doutora e Mestra em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do IFCE – Campus Maracanaú. Docente e coordenadora do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE) e do Doutorado Acadêmico em Ensino (Rede Nordeste de Ensino – RENOEN/IFCE).

CHARLLINE VLÁDIA SILVA DE MELO
Licenciada Ciências Biológicas (UVA), Mestre em Microbiologia Médica (CEMM-UFC), Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática (RENOEN-UFC), Membro do GEPENCI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências – (UFC) e REM (Rede Brasileira de Educação Museal).

CLEIDE FÁTIMA MATIELO
Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo e Licenciada em Letras – Inglês. Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação.

CRISTIANE DUARTE ALEXANDRINO TAVARES
Licenciada em Química pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará e Doutora em Biotecnologia – RENORBIO pela Universidade Estadual do Ceará.

DANIEL BRANDÃO MENEZES
Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Educação Brasileira pela UFC. Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

EDILSON FORTUNA MORADILLO
Bacharel e Licenciado em Química, Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Pós-Doutorado em Educação e em Educação em Ciências. Professor Titular do Instituto de Química da UFBA, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS.

ERIKA FREITAS MOTA
Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas e Doutora em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Departamento de Biologia e dos Programas de Pós-Graduação PPGSIS, RENOEN-Polo UFC e ENCIMA da UFC. Tutora do Programa de Educação Tutorial de Biologia da UFC (PET Biologia UFC).

EUGÊNIA KARLA FERREIRA DE SOUSA VILLÓRIA
Professora no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima.

FABIANA MOURA DE ARAUJO
Licenciada em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

FELISMINA DE SOUSA NETA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal Vereador José Barros de Alencar da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza- SME.

FERNANDA WELTER ADAMS
Licenciada em Química e Pedagogia, mestra em Educação e doutoranda do programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

FERNANDO WELLYSSON DE ALENCAR SOBREIRA
Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP), atualmente é Coordenador do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Itapipoca e professor colaborador da Universidade Federal do Ceará (UFC).

FRANCISCO EVAMAR BARROS
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. Doutoranda em Ensino (RENOEN-Polo IFCE). Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE).

FRANCISCO JOSÉ DA COSTA
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Rede Nordeste de Ensino- Polo RENOEN, Universidade Federal do Ceará-Brasil. Professor da Rede Estadual de Ensino do Ceará.

FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES
Doutor em Educação com ênfase no ensino de Matemática. Professor titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará/ IFCE e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

FRANCISCO WAGNER SOARES OLIVEIRA
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE) e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

GILBERTO SANTOS CERQUEIRA
Possui Licenciatura em Ciências Biológicas, Bacharel em Farmácia, Especialista em Hematologia clínica (UFC) e Análises Clínicas (FIJ), Título de Proficiência em Anatomia Macroscópica Humana pela Sociedade Brasileira de Anatomia – SBA.

GILVANDENYS LEITE SALES
Mestre em Computação Aplicada (UECE/IFCE) e doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará. Tem pós-doutorado em Tecnologias Educativas pela Universidade do Minho, Portugal. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus Fortaleza/CE.

GISELE PEREIRA OLIVEIRA
Doutoranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), bolsista FUNCAP e Professora de Matemática da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

HUMBERTO WELLINGTON DA SILVA FREITAS
Licenciado em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

IGOR DE MORAES PAIM
Doutor em Educação e professor efetivo do Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

JOÃO GUILHERME NUNES PEREIRA
Licenciado em Química e mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

JOSÉ EDVAR DE QUEIRÓS JÚNIOR
Licenciado em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

JOSÉ JOELSON PIMENTEL DE ALMEIDA
Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Professor Doutor da Universidade Estadual da Paraíba, Brasil.

JOSÉ ROGÉRIO SANTANA
Mestre e Doutor em Educação com área de pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É Professor Associado da Universidade Federal do Ceará na Faculdade de Educação (FACED/UFC).

JUSCELANDIA MACHADO VASCONCELOS
Licenciada em Pedagogia, Mestra em Educação Matemática e Tecnológica – UFPE e Doutoranda em Ensino RENOEN – UFC.

JULIANE GONÇALVES DOS SANTOS
Graduanda em Ciências Biológicas e bolsista do PET Biologia UFC.

KAWOANA DA COSTA SOARES
Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM).

LARA RONISE DE NEGREIROS PINTO SCIPIÃO
Graduada em Pedagogia e Mestrado em Educação pela UFC. Doutoranda RENOEN/UFC. Professora da Secretaria Municipal de Fortaleza (SME).

LARISSA DE SOUSA OLIVEIRA
Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará; atualmente professora de Física da rede pública de ensino (Secretaria de Educação do Ceará – SEDUC-CE) e aluna do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (polo UFC).

LEONARDO FIGUEIREDO SOARES
Licenciado Química, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática – UFC e Doutorando em Ensino RENOEN – UFC.

LETÍCIA BORGES LEITE
Graduanda do Curso de Ciências Biológicas e bolsista do PET Biologia UFC.

LÍVIA BEZERRA DE ALENCAR
Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, e atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM).

MAIRTON CAVALCANTE ROMEU
Doutor em Física e em Engenharia de Teleinformática, professor efetivo do Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Fortaleza e Mestrado em Ensino de Ciência e Matemática (PGECM) – IFCE.

MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO
Graduada em Pedagogia, mestre em Educação Brasileira e doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino/ curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN).

MARIA GORETTI DE VASCONCELOS SILVA
Licenciada e Bacharel em Química. Doutora em Química pela Universidade Federal do Ceará. Tem Pós-doutorado em Química Medicinal (USP e UL). Professora Titular da Universidade Federal do Ceará.

MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Tem pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed/UERJ). Professora de matemática no Curso de Pedagogia (FACED/UFC).

MARIA LUIZA MIGUEZ
Mestranda em Ensino de Física no Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, MNPEF e doutora em Física pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo. Professora no IFPA campus Paragominas.

MARILIA RIBEIRO SALES CADENA
Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Departamento de Biologia, Área de Ensino de Ciências e Biologia e Coordenadora do Laboratório Plural – Inovação, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Biologia.

MIRELE CRUZ ALVES
Graduanda em Licenciatura em Biologia, Universidade Federal do Cariri.

PAULA MARIA MACHADO CRUZ CATARINO
Doutorado em Matemática. Professora Associada da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Portugal) com habilitação. Investigadora do Centro de Investigação CMAT-UTAD- Polo do CMAT da Universidade do Minho.

RAIMUNDO NONATO BARBOSA CAVALCANTE
Licenciado em Matemática (UVA), mestre em Matemática (PROFMAT/UECE). Professor EBTT/matemática – IFMA Zé Doca.

RENATA PASSOS MACHADO VIEIRA
Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE) e doutoranda em Ensino (RENOEN-Polo UFC). Professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE).

RENATA MORGADO SILVA
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (Roraima), mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia pela Universidade Federal de Roraima. Doutoranda em Ensino RENOEN – Polo UFRPE. Professora no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima.

ROBERTO DA ROCHA MIRANDA
Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestre em Ensino de Matemática e Ciências (ENCIMA) e doutorando em Ensino de Matemática e Ciências (RENOEN-UFC) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor efetivo de Matemática no município de Caucaia.

SORAYA DE ARAÚJO FEITOSA
Professora no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima.

TATIANA SANTOS ANDRADE
Professora adjunta da Universidade Federal do Cariri.