Capa do livro: ENSINO DE GEOGRAFIA <br> Metodologias, práticas e recursos didáticos

ENSINO DE GEOGRAFIA
Metodologias, práticas e recursos didáticos

Autores: Gabriela Dambrós - Gustavo Argenta

Esse é um livro feito a muitas mãos por professores e professoras, para professores e professoras, com o desejo de que as teorias e práticas aqui abordadas possam ajudar a pensar nos vários caminhos imagináveis para a Geografia na escola.
Acreditamos que a riqueza deste livro está na proposta de dar espaço, voz e visibilidade a professores e professoras que diariamente, no chão da escola, efetivam o ensino de Geografia. Aqui reunimos docentes, em distintos contextos de atuação, com diferentes formas de ver o mundo, relatando suas práticas e concepções acerca da Geografia e suas possibilidades na educação básica.
Boa leitura!

Gabriela Dambrós e Gustavo Argenta

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4627-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-4624-9
DOI: 10.24824/978652514627.0
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 142
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO PELO DIREITO AO DELÍRIO - 9
  • CAPÍTULO 1 URBANIZING — APRENDIZAGEM INVENTIVA DE GEOGRAFIA A PARTIR DA COCRIAÇÃO DE JOGOS - 13
  • CAPÍTULO 2 OS JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: experiência com atividade no 9º ano do ensino fundamental - 25
  • CAPÍTULO 3 ENSINO DE GEOGRAFIA E A REPRESENTAÇÃO DA PAISAGEM: a potencialidade do jogo The Sims 4 em sala de aula - 35
  • CAPÍTULO 4 UMA ANÁLISE SOBRE AS POTENCIALIDADES DO SID MEIER’S CIVILIZATION VI PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA - 47
  • CAPÍTULO 5 GEOGRAFIA DOS VIDEOGAMES: cartografando o espaço narrativo em Gone Home - 61
  • CAPÍTULO 6 ACORDA, PEDRINHO: por uma Geografia escolar mais conectada e engajada no século XXI - 73
  • CAPÍTULO 7 O USO DE METODOLOGIA ATIVA COLABORATIVA COMO FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 85
  • CAPÍTULO 8 O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA CONSTRUÇÃO DO SABER E FAZER CARTOGRÁFICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 99
  • CAPÍTULO 9 O CONCEITO DE LUGAR: percursos e incidências na Geografia e na Base Nacional Comum Curricular para os Anos Finais do Ensino Fundamental - 113
  • CAPÍTULO 10 A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 125
  • ÍNDICE REMISSIVO - 137
  • SOBRE OS AUTORES - 139
GABRIELA DAMBRÓS

Graduada em Geografia – Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Pedagogia pela UNINTER. Especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação pela UFSM. Especialista em Games e Gamificação da Educação pela UNINTER. Mestra em Geografia pela UFSM. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora no Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas.

GUSTAVO ARGENTA

Graduado em Geografia – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pós-graduado em Mídias na Educação – Especialização pela UFSM e em Especialização em Educação para os Anos Finais do Ensino Fundamental pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional – PROFGEO, pela UFSM. Professor de Geografia na rede municipal de Estrela, RS.