Capa do livro: HÁ UM LUGAR PARA O AUTISTA NA ESCOLA?

HÁ UM LUGAR PARA O AUTISTA NA ESCOLA?

Autores: Dayanna Pereira dos Santos - Angela Vorcaro

O presente livro é resultado de uma pesquisa de Residência Pós-Doutoral, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, sob a supervisão da Prof.ª Dr.ª Angela Vorcaro. A proposta do livro enquadra-se no campo da pesquisa em Psicanálise e Educação. Consideramos que as teorizações, a partir da clínica psicanalítica, podem instigar investigações sobre os efeitos da inclusão de crianças autistas na escola regular. Então, este percurso investigativo perpassa reflexões acerca das seguintes questões: Há um lugar para o autista na escola? Quais são as possibilidades da escola frente à tarefa de colaborar para o estabelecimento de uma sociedade mais inclusiva? Para tanto, substituímos a busca por garantias racionais e metodológicas pela responsabilidade em relação ao reconhecimento de que “somente o exemplo particular nos permite apreender as propriedades mais significativas” (LACAN, 1957-1958/1999, p. 69), concernentes à resposta ou à invenção de cada um diante de seu desejo.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4777-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-4778-9
DOI: 10.24824/978652514777.2
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 90
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

HÁ UM LUGAR PARA O AUTISTA NA ESCOLA?
DAYANNA PEREIRA DOS SANTOS

Psicanalista, Doutora em Educação e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, pelo Instituto Federal de Goiás. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Associada da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Tem experiência em formação de professores, com ênfase na intersecção entre os campos da Educação e da Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, educação, formação de professores; educação inclusiva.

ANGELA VORCARO

Psicanalista da Association Lacanienne Internationale (ALI), Doutora em Psicologia Clínica e Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do CNPq e da Fapemig. Membro do Centro de Pesquisas OUTRARTE (IEL/UNICAMP). Atua na área de Psicanálise e Cultura (Freud e Lacan), principalmente no debate da estrutura topológica da psicanálise com os temas da linguagem, de instituições, referidos a problematização da clínica com bebês, crianças e adolescentes.