Capa do livro: Com-versações político-pedagógicas com educadoras e educadores no contexto da pandemia da covid-19 <br> Reflexões para o cotidiano escolar a partir das vivências e experiências na bahia

Com-versações político-pedagógicas com educadoras e educadores no contexto da pandemia da covid-19
Reflexões para o cotidiano escolar a partir das vivências e experiências na bahia

Autores: Renê Silva

Os textos aqui reunidos são resultado de reflexões e provocações político-pedagógicas que emergiram das experiências profissionais e estudos que vivenciei com a educação em diálogo com inúmeras educadoras e educadores, em especial da Bahia no período da pandemia da covid-19.
Apesar do recorte temporal destes artigos (2018-2023) e do contexto em que foram escritos, as reflexões e provocações fazem parte de uma história de dedicação à educação pública. Meu desejo é que você leitora e leitor, educadora e educador, possa nessa leitura, a partir das suas experiências, refletir também sobre suas inquietações cotidianas, contudo numa perspectiva de tomada de consciência de que a nossa tarefa político-pedagógica é de compromisso com um mundo mais justo, sendo radicalmente contra a desigualdade e qualquer tipo de discriminação, a favor de uma educação humanizadora e de perspectiva emancipacionista que precisa ser construída no cotidiano de nossas ações. As mudanças que tanto desejamos e que por vezes tanto profetizamos são desafiadoras, no entanto, o mínimo que podemos exigir de nós é a coerência ética da tentativa diária da mudança tão necessária das nossas práticas.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4977-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-4973-8
DOI: 10.24824/978652514977.6
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 88
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO CONTEXTUALIZANDO AS COM-VERSAÇÕES - 11
  • SOBRE MOEDORES E CORDAS BAMBAS, ASSIM TERMINA O ANO LETIVO PARA MUITOS ESTUDANTES - 15
  • ANO LETIVO ESCOLAR 2020 E A EXPOSIÇÃO DAS FRAGILIDADES DO REGIME DE COLABORAÇÃO - 19
  • EDUCAÇÃO: os esforços precisam ser em ações que diminuam as desigualdades socioeducacionais - 25
  • A AUSÊNCIA DE COORDENAÇÃO DO ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL: algumas consequências já são sinalizadas para a educação pública - 29
  • PRUDÊNCIA, SENSIBILIDADE E BOM SENSO: requisitos necessários na hora de planejar o ano letivo em 2021 - 33
  • “FLEXIBILIZAR É ALONGAR SEM DOR!” (MOURA, 2021)  - 39
  • A VIRTUALIZAÇÃO DO INSTRUCIONISMO E A COMPULSÃO PELA QUANTIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO  - 43
  • A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO CAMINHO NECESSÁRIO PARA UM NOVO PENSARFAZER PEDAGÓGICO - 47
  • DE MARÇO A MARÇO: há um ano a educação pública agoniza e sua sobrevivência depende de ações isoladas e pontuais  - 51
  • A EDUCAÇÃO NUNCA MAIS SERÁ A MESMA  - 55
  • OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE - 59
  • PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: os desafios políticopedagógicos da educação pública depois de dois anos de pandemia  - 65
  • PERMANECEM OS DESAFIOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DEPOIS DE DOIS ANOS DE PANDEMIA  - 71
  • JORNADAS PEDAGÓGICAS E OS DESAFIOS DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL - 75
  • EDUCAÇÃO INTEGRAL, DESAFIOS E POTENCIALIDADES: um olhar a partir de quem vivencia a escola - 79
  • ÍNDICE REMISSIVO  - 87
RENÊ SILVA

Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Nova Itarana, Estado da Bahia. Doutorando em Educação e pesquisador do Grupo "FORMACCE em Aberto" pelo PPGE/FACED da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGED) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), membro do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Formação de Professores (NEFOP/UESB). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Especialista em Fundamentos Sociais e Políticos da Educação (UESB) e Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Einstein. De 2020 a 2022 atuou como Assessor Técnico da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional da Bahia (UNDIME/BA). Na UNDIME/BA, coordenou o Programa de (Re)Elaboração dos Referenciais Curriculares nos Municípios Baianos, Projeto Rede de Práticas Undime Bahia e o Programa de Formação para (Re)elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos nas Escolas dos Municípios Baianos. É autor do livro “Formação inicial de professores: contradições na articulação dos entes federados para implementação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no Estado da Bahia” e co-autor do livro “Projeto Político-Pedagógico Multirreferencial: a (re)elaboração de PPPs por coletivos de professoras(es) da educação básica”, ambos publicados também em 2023.