Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4977-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-4973-8
DOI: 10.24824/978652514977.6
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 88
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- APRESENTAÇÃO CONTEXTUALIZANDO AS COM-VERSAÇÕES - 11
- SOBRE MOEDORES E CORDAS BAMBAS, ASSIM TERMINA O ANO LETIVO PARA MUITOS ESTUDANTES - 15
- ANO LETIVO ESCOLAR 2020 E A EXPOSIÇÃO DAS FRAGILIDADES DO REGIME DE COLABORAÇÃO - 19
- EDUCAÇÃO: os esforços precisam ser em ações que diminuam as desigualdades socioeducacionais - 25
- A AUSÊNCIA DE COORDENAÇÃO DO ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL: algumas consequências já são sinalizadas para a educação pública - 29
- PRUDÊNCIA, SENSIBILIDADE E BOM SENSO: requisitos necessários na hora de planejar o ano letivo em 2021 - 33
- “FLEXIBILIZAR É ALONGAR SEM DOR!” (MOURA, 2021) - 39
- A VIRTUALIZAÇÃO DO INSTRUCIONISMO E A COMPULSÃO PELA QUANTIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO - 43
- A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO CAMINHO NECESSÁRIO PARA UM NOVO PENSARFAZER PEDAGÓGICO - 47
- DE MARÇO A MARÇO: há um ano a educação pública agoniza e sua sobrevivência depende de ações isoladas e pontuais - 51
- A EDUCAÇÃO NUNCA MAIS SERÁ A MESMA - 55
- OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE - 59
- PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: os desafios políticopedagógicos da educação pública depois de dois anos de pandemia - 65
- PERMANECEM OS DESAFIOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DEPOIS DE DOIS ANOS DE PANDEMIA - 71
- JORNADAS PEDAGÓGICAS E OS DESAFIOS DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL - 75
- EDUCAÇÃO INTEGRAL, DESAFIOS E POTENCIALIDADES: um olhar a partir de quem vivencia a escola - 79
- ÍNDICE REMISSIVO - 87
RENÊ SILVA
Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Nova Itarana, Estado da Bahia. Doutorando em Educação e pesquisador do Grupo "FORMACCE em Aberto" pelo PPGE/FACED da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGED) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), membro do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Formação de Professores (NEFOP/UESB). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Especialista em Fundamentos Sociais e Políticos da Educação (UESB) e Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Einstein. De 2020 a 2022 atuou como Assessor Técnico da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional da Bahia (UNDIME/BA). Na UNDIME/BA, coordenou o Programa de (Re)Elaboração dos Referenciais Curriculares nos Municípios Baianos, Projeto Rede de Práticas Undime Bahia e o Programa de Formação para (Re)elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos nas Escolas dos Municípios Baianos. É autor do livro “Formação inicial de professores: contradições na articulação dos entes federados para implementação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no Estado da Bahia” e co-autor do livro “Projeto Político-Pedagógico Multirreferencial: a (re)elaboração de PPPs por coletivos de professoras(es) da educação básica”, ambos publicados também em 2023.