Capa do livro: Pedagogia ubuntuísta: <br> Formação inicial com afrodocência

Pedagogia ubuntuísta:
Formação inicial com afrodocência

Autores: Sousa, Soraia Lima Ribeiro de

Este livro Pedagogia Ubuntuísta: formação inicial com afrodocência é resultado de pesquisa sobre a formação inicial docente no Brasil com objetivo de analisar os lugares de apropriação dos saberes ubuntu na formação inicial docente, considerando a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). Para tanto, fundamentada na afrocentricidade e na decolonialidade, desenvolvemos a metodologia da Travessia do SER, construída a partir da metáfora da barca de Amen-em-ope, alinhada a sociopoética e os estudos com/do/no cotidiano. Problematizamos a epistemologia, as ciências e a formação docente hegemônica que vem sendo consubstanciada no Brasil, ao promovermos uma discussão acerca de saberes decoloniais e afrocentrados, a partir da filosofia africana do ubuntu. Queremos olhar e perceber o mundo com outros e múltiplos olhares que não sejam apenas a visão eurocêntrica, ocidental, branca, cristã, cis, masculina, que muitas vezes foi/é tida como referência única de ser/estar no mundo.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4934-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-4935-6
DOI: 10.24824/978652514934.9
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 174
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 17
  • PREFÁCIO - 23
  • CAPÍTULO 1 CARTA DE NAVEGAÇÃO: metodologia e aproximações com princípio da barca de Amen-em-ope - 25
  • CAPÍTULO 2 DESNORTEANDO EPISTEMOLOGIAS: reflexões sobre nossas localizações teóricas - 47
  • CAPÍTULO 3 NAVEGANDO POR MARES POUCO EXPLORADOS: formação inicial docente e africanidades nas pesquisas educacionais - 65
  • CAPÍTULO 4 AFRICANIDADES NOS LUGARES DE APROPRIAÇÃO DOS SABERES UBUNTU NO CURSO DE PEDAGOGIA UFMA/CODÓ - 87
  • CAPÍTULO 5 DESFAZENDO AS MALAS, REVENDO FOTOGRAFIAS: lembranças da travessia na ancoragem - 151
  • REFERÊNCIAS - 155
  • ÍNDICE REMISSIVO - 171
SORAIA LIMA RIBEIRO DE SOUSA

Mestra em Educação/UFMA, com Especialização em Educação, Cultura e Identidade Afrodescendente/UFPI. Graduada em Licenciatura Plena em História/UESPI. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Maranhão. Pesquisadora do Grupo de Estudos MafroEduc Olùk??/CCSO/UFMA e GEMGe/CCSO/UFMA. Desenvolve pesquisas na área da Educação, Educação das Relações Étnico-Raciais, afrodescendência, raça.