Capa do livro: “NOVO” ENSINO MÉDIO OU QUANDO O VELHO ESTÁ (RE)NASCENDO: <br>Consensos e disputas nas regulamentações curriculares dos anos 1990 aos atuais

“NOVO” ENSINO MÉDIO OU QUANDO O VELHO ESTÁ (RE)NASCENDO:
Consensos e disputas nas regulamentações curriculares dos anos 1990 aos atuais

Autores: Farias, Rosane de Abreu

Por acompanhar a formação da autora desde a entrada no Mestrado, reconheço e admiro sua dedicação profissional e disciplina de estudo: antes trabalhadora, continuando trabalhadora e fazendo sua formação. Esta relação vida profissional, luta política e estudo, dão a este trabalho um sentido singular e resultante de um processo que é individual e coletivo, não só por sua atuação no grupo de pesquisa THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde, mas pelo diálogo que estabelece com a produção que discute as políticas educacionais, mormente, a partir de 1990. O estudo e o trabalho trouxe a autora o eixo de sua análise, ou seja, as mediações e contradições presentes nas políticas educacionais contemporâneas. Ali se move a dialética da realidade, na qual não é X ou Y, mas X e Y, vale dizer, dominação, autoritarismo, desmonte, regressão, mas concomitantemente luta, resistência, pequenas, mas importantes conquistas. Um texto que a grande massa de professoras e professores podem ler, serem interpelados e apreender.

- Frigotto, Gaudêncio

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4713-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-4714-7
DOI: 10.24824/978652514713.0
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 326
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 11
  • INTRODUÇÃO - 17
  • HISTORICIDADE DA FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA: as relações entre “uma minoria prepotente e uma maioria desvalida” - 47
  • NEOLIBERALISMO E A FORMAÇÃO DO SUJEITO DA CONTEMPORANEIDADE - 75
  • PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS: a reiteração da adaptação ao mundo do trabalho - 107
  • O ALINHAMENTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO GOVERNO BRASILEIRO ÀS ORIENTAÇÕES DA OCDE - 135
  • O QUE REVELA A HISTORICIDADE DAS DCN’S? - 207
  • POLÍTICA EDUCACIONAL: a configuração do ensino médio a partir das legislações contemporâneas - 257
  • CONCLUSÕES - 295
  • REFERÊNCIAS - 307
  • ÍNDICE REMISSIVO - 321
ROSANE DE ABREU FARIAS

Doutora e Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ. Especialista em Gestão da Educação Profissional pela UFJF, e em História do Brasil pela UFF. Pedagoga pela UERJ. Professora Especialista Supervisora Educacional da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora no Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde - UFF-UERJ-EPSJV/Fiocruz.