Capa do livro: Programa de avaliação institucional:<br>Exercício de gestão democrática na educação superior

Programa de avaliação institucional:
Exercício de gestão democrática na educação superior

Autores: Felix, Glades Tereza

A partir da evidência de que só se organiza a casa para as visitas do MEC/INEP, surgiu o desafio de elaborar um Programa de Avaliação Institucional autônomo, reativo, antecipativo e complementar aos SINAES contendo dez subprojetos para avaliar indicadores de qualidade de um centro de formação de professores de uma universidade pública. Implementou-se, então, sob o arcabouço da metodologia da Avaliação Institucional Participativa – AIP (LEITE, 2005), o ciclo avaliativo (2014/2017), que permitiu recolher um manancial de informações, as quais possibilitaram situar o caso no âmbito do contexto brasileiro e mundial. Para tanto, foram avaliados quantitativa e qualitativamente: docentes da graduação; docentes da pós-graduação; estudantes-estagiários; docentes-orientadores; instituições conveniadas; egressos; gestores; TAES; serviços de empresas privadas (cantina, copiadora, limpeza, segurança, portaria); Pesquisa e Extensão. A obra destina-se aos que estudam e trabalham com a temática, seja na pesquisa em Cursos de Graduação e Pós-Graduação, seja nas Comissões Próprias de Avaliação (CPA), como também nas Comissões Setoriais de Avaliação (CSA) das Instituições de Ensino Superior (IES).

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4838-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-4840-3
DOI: 10.24824/978652514838.0
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 74
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO COMPONDO UM LIVRO ACABADO DE UMA OBRA COMPLEXA - 9
  • NOTA INICIAL - 13
  • CAPÍTULO 1 AVALIAÇÃO: uma categoria de análise histórica - 19
  • CAPÍTULO 2 O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - 29
  • CAPÍTULO 3 A METODOLOGIA - 37
  • CAPÍTULO 4 OS RESULTADOS - 49
  • NOTA FINAL - 61
  • REFERÊNCIAS - 67
  • ÍNDICE REMISSIVO - 71
GLADES TEREZA FELIX
Doutora em Educação e Pós-Doutora em Avaliação e Acreditação. Professora do Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Avaliação no Ensino Superior, atua nos seguintes temas: Educação Superior, Avaliação Institucional, Avaliação Participativa, Autoavaliação, ENADE, Sistemas de Acreditação, Gestão Educacional, Qualidade, Gestão da Avaliação.