ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NÓBREGA
Docente na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É mestre e doutora em Letras/Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ. Atua na área da Linguística Aplicada em seu viés contemporâneo, especialmente nos cursos de Licenciatura (monolíngue e bilíngue), com interesse nos seguintes temas de pesquisa: Prática Exploratória, formação docente, estudos sobre narrativas, identidades e emoções, conduzindo análises da prática discursiva avaliativa de base sistêmico-funcional.
ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Docente na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa, Minas Gerais. É mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP e Ph.D em Ensino de inglês como segunda língua pela Universidade do Alabama, Tuscaloosa, Al, EUA. Atua nas áreas de linguística aplicada, com interesse nos seguintes temas: formação de professores de línguas estrangeiras, a relação entre emoções, crenças e identidades de professores e alunos sobre aprendizagem e ensino de línguas; e pedagogia amorosa no ensino de línguas.
ANE CIBELE PALMA
Docente na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, Paraná. É mestre em Linguística pela UFPR e doutora em Letras, também pela UFPR. Atua no curso de Letras Inglês nas áreas de Língua Inglesa e Formação Docente, coordena o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em Letras Inglês da UFPR, com interesse nos seguintes temas de pesquisa: Emoções, EMI, Formação Docente e PIBID.
BEATRIZ DE SOUZA ANDRADE MACIEL
Docente na Escola Alemã Corcovado (EAC), além de lecionar módulos de especialização na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), ambas na cidade do Rio de Janeiro, RJ. É mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio. Atua na área de Linguística Aplicada, com interesse nos seguintes temas de pesquisa: Prática Exploratória, emoções, formação do discente, qualidades das vidas em sala de aula.
FABIANO SILVESTRE RAMOS
Professor de Língua Inglesa e Linguística Aplicada. Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – Campus São José do Rio Preto. Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística aplicada, ensino e aprendizagem de língua inglesa e formação de professores de língua inglesa, com ênfase no conceito de emoções na constituição do sujeito. Antirracista.
FERNANDA VIEIRA DA ROCHA SILVEIRA
Docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em São Gonçalo, Rio de Janeiro. É mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Atua nas áreas de língua inglesa e metodologia do ensino do ensino de língua inglesa, com interesse nos seguintes temas de pesquisa: ensino e aprendizagem de língua inglesa, crenças, emoções, ansiedade na aprendizagem e uso de línguas adicionais.
GYSELE DA SILVA COLOMBO GOMES
Docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em São Gonçalo, Rio de Janeiro. Licenciada em Letras (português/inglês) e especialista em Língua Inglesa (UERJ) e Linguística Aplicada (UFF). Obteve seu título de mestre em Linguística Aplicada (PUCSP) e de doutorado em Estudos da Linguagem (PUC-Rio). Sua experiência profissional abrange o ensino fundamental, médio e superior; e escolas particulares de idiomas. Atua nas áreas de Língua Inglesa, Prática de Ensino da Língua Inglesa, Linguística Aplicada, além de cursos de extensão e de pós-graduação. Seus interesses de pesquisa são relacionados ao ensino e formação de professores sob a perspectiva da Prática Exploratória, estudos sobre a face; crenças e emoções no ensino de línguas; identidades; e zona de conforto.
MARA REGINA DE ALMEIDA GRIFFO
Professora das séries iniciais do ensino fundamental em uma escola privada no Estado do Rio de Janeiro. É mestre em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, e atualmente cursa o doutorado também na PUC-Rio. Atua nas áreas de educação e de ensino-aprendizagem de língua inglesa, com interesse nos seguintes temas de pesquisa: Prática Exploratória, ensino-aprendizagem de línguas e estudo das emoções.
MOSTAFA NAZARI
Lecturer at Kharazmi University, Tehran, Iran. He is currently a PhD student of Applied Linguistics at Kharazmi University (KU), Tehran, Iran. He works in the areas of second language teacher emotion, teacher identity, and action research.
NAIR FLORESTA ANDRADE NETA
Docente na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, Bahia. É mestre em Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira, pela Universidade de Alcalá (Espanha) e doutora em Educação pela Universidade Complutense de Madri. Atua nas áreas de formação de professor de Língua Espanhola (graduação) e de Língua Portuguesa (pós-graduação), com interesse nos seguintes temas de pesquisa: a dimensão afetiva nos processos de ensino-aprendizagem de línguas; o componente emocional na formação de professores; letramento emocional; inteligência emocional; a gostatividade como fenômeno afetivo emergente; o medo de falar; emoções cartesianas; leitura e emocionalidade.
PETER I. DE COSTA
Associate professor in the Department of Linguistics, Languages and Cultures and the Department of Teacher Education at Michigan State University (MSU). His research areas include emotions, identity, ideology, and ethics in educational linguistics. He also studies social (in)justice issues. He is the coeditor of TESOL Quarterly and the second vice president of the American Association for Applied Linguistics.
RODRIGO CAMARGO ARAGÃO
Docente na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus, Bahia. É mestre e doutor em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua na Linguística Aplicada, com interesse nos seguintes temas: profissão docente, ensino/aprendizagem de língua inglesa e tecnologias digitais à luz de inter-relações sistêmicas entre emoção, linguagem e cultura.
SUELLEN THOMAZ DE AQUINO MARTINS
Docente de Língua inglesa na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, Bahia. É Doutoranda e Mestra em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGL/UESC). Atua na área de Formação (inicial e continuada) de professoras/es de inglês com interesse nos seguintes temas: crenças, emoções e identidades de docentes dimensão afetiva nos processos de ensino-aprendizagem de línguas; o emocionar e agir na formação de professoras/es, antirracismo no ensino de línguas, decolonialidades e ensino-aprendizagem, formação associada ao uso de tecnologias.
VAGNER PERON
Docente substituto na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa, Minas Gerais. É mestre em Estudos Linguísticos, também pela UFV. Atua como professor substituto de Língua Inglesa no Colégio de Aplicação (CAp COLUNI) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com interesse nos seguintes temas de pesquisa: crenças e emoções de professores/as, crenças e emoções no ensino de línguas, a relação entre crenças, emoções e ações no ensino de línguas, formação de professores/as de línguas, teorias e pedagogias críticas e decoloniais, direitos humanos, minorias marginalizadas, gênero e sexualidade.