Autores: Zatti, Vicente - Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4410-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-4411-5
DOI: 10.24824/978652514410.8
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 154
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
APRESENTAÇÃO - 9
Nadja Hermann
INTRODUÇÃO - 13
1. PAIDEIA GREGA - 23
1.1 A paideia grega: definição e contexto - 23
1.2 Sofistas e a fundação da ciência da educação - 28
1.3 Paideia socrático-platônica: Sócrates - 30
1.4 Paideia socrático-platônica: Platão - 34
1.5 Aristóteles: a educação do homem livre - 40
1.6 Isócrates e a paideia helenística - 42
2. HUMANITAS LATINA - 47
2.1 Humanitas latina: definição e contexto - 47
2.2 Humanitas em Cícero - 54
2.3 Humanitas cristã: Santo Agostinho e Boécio - 60
3.BILDUNG MODERNA - 69
3.1 Bildung: definição e contexto - 69
3.2 Jean-Jacques Rousseau: precursor da Bildung - 77
3.3 Immanuel Kant: pensar por si mesmo como ideia nuclear da Bildung - 81
3.4 Bildung em Friedrich Nietzsche: a autoformação como tarefa estética - 90
4. FORMAÇÃO OMNILATERAL EM KARL MARX - 95
4.1 Definição de formação omnilateral em Karl Marx - 95
4.2 O trabalho como categoria ontológica e princípio educativo - 99
4.3 Trabalho em sentido negativo: alienação e unilateralidade - 102
4.4 A expropriação capitalista do tempo livre do trabalhador - 105
4.5 Formação omnilateral e superação da contradição social - 107
5. HABERMAS E A RECONSTRUÇÃO COMUNICATIVA DO IDEAL DE FORMAÇÃO HUMANA - 111
5.1 Contexto da questão e do pensamento habermasiano - 111
5.2 A reconfiguração do logos como razão comunicativa - 115
5.3 Mundo da vida como horizonte do agir comunicativo - 120
5.4 A reconstrução do ideal de formação humana - 124
6. ?SKHOLÉ E FORMAÇÃO HUMANA -129
REFERÊNCIAS - 139