Capa do livro: Comunidade, território e enraizamento:<br> Uma introdução à psicologia comunitária e ambiental latino-americana

Comunidade, território e enraizamento:
Uma introdução à psicologia comunitária e ambiental latino-americana

Autores: Svartman, Bernardo Parodi - Massola, Gustavo Martineli

Este livro busca apresentar possibilidades de diálogo e articulações entre os campos da psicologia social comunitária e da psicologia ambiental latino-americanas. Partimos de uma apresentação introdutória dos campos para apoiar esse caminho de reflexão. Também buscamos apresentar alguns campos de pesquisa e de atuação para explicar por que são importantes para ambas. O livro está sendo escrito em um momento no qual as relações entre comunidades e ambientes passam por profundas mudanças no país. Nosso esforço, portanto, foi o de apresentar uma discussão das interfaces psicologia-comunidade-ambiente nesse contexto.
Entendemos que as relações intrínsecas entre psicologia comunitária e psicologia ambiental se consolidaram por necessidade histórica na América Latina, o que se reflete no fato de produzirem pesquisas e intervenções muitas vezes de forma bastante próxima. O desenvolvimento de um aparato conceitual que as relacione com rigor poderá ao mesmo tempo destacar suas especificidades e semelhanças e permitir uma reflexão sobre como seus objetos, métodos e intervenções se articulam.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4801-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-4798-7
DOI: 10.24824/978652514801.4
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 98
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO DIÁLOGOS INTRODUTÓRIOS - 9
  • 1. A DIALÉTICA DO ENRAIZAMENTO/DESENRAIZAMENTO NAS EXPERIÊNCIAS DE PARTICIPAÇÃO E RELAÇÃO COM O SOCIOAMBIENTE - 13
  • 2. NOTAS SOBRE A PSICOLOGIA NA AMÉRICA LATINA: epistemologia e transformação social - 39
  • 3. FATALISMO, PERSPECTIVA DE FUTURO E ELABORAÇÃO DO DESTINO: reflexões sob a ótica das populações marginalizadas na América Latina - 55
  • 4. O PROTAGONISMO INDÍGENA NA PROMOÇÃO DE DIÁLOGOS COM A UNIVERSIDADE E A LUTA PELO TERRITÓRIO TRADICIONAL - 67
  • 5. COMUNIDADES QUILOMBOLAS: possibilidades de habitar o corpo negro e viver no território - 81
  • ÍNDICE REMISSIVO - 93
  • SOBRE OS AUTORES - 95
ALESSANDRO DE OLIVEIRA DOS SANTOS

Professor Doutor no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de intercultura e raça-etnia com ênfase nos temas: vulnerabilidade, preconceito e discriminação, direitos humanos, planejamento em saúde, tecnologias de intervenção psicossocial. Foi professor na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2004-2010), professor visitante nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (2016-2017) e Universidade Federal do Pará (2017) e no Teresa Lozano Long Institute of Latin American Studies, College of Liberal Arts, University of Texas-Austin (2018). Colabora com o Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras da Universidade Federal de Roraima, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade da Universidade Federal do Oeste do Pará, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas e com o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT).

ANTONIO EUZÉBIOS FILHO

Psicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005). Concluiu o Mestrado (2007) e o Doutorado (2010) pelo programa de pós-graduação em Psicologia da PUC-Campinas. Tem experiência na área da Psicologia Social, Psicologia Escolar e Educação, atuando principalmente em contextos educativos e comunitários. Atualmente é professor assistente doutor do Instituto de Psicologia da USP e do programa de pós-graduação em Psicologia Social – Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do trabalho. Desenvolve estudos de temáticas como: trauma psicossocial, participação política e psicologia e políticas públicas. É membro do Observatório do Trauma Psicossocial.

BERNARDO PARODI SVARTMAN

Possui mestrado (2004) e doutorado (2010) em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo. Tem experiência docente na área de Psicologia com ênfase em Psicologia Social Comunitária e Psicologia do Trabalho. Realizou experiências de assessoria a movimentos sociais, organizações autogestionárias e ao sindicato de metalúrgicos do ABC paulista, na área da saúde do trabalhador. Atualmente investiga os movimentos sociais da cidade de São Paulo, suas organizações comunitárias e formas de enfrentar o sofrimento gerado pelos fenômenos da reificação e desenraizamento.

DANILO SILVA GUIMARÃES

Indígena de ancestralidade Tikmu’un, Maxakali, psicólogo, professor do Instituto de Psicologia da USP, onde coordena o programa de pós-graduação em Psicologia Experimental. Coordena também o serviço Rede de Atenção à Pessoa Indígena, que abriga a Casa de Culturas Indígenas do IPUSP. Desde 2012 tem mantido diálogos com pessoas e comunidades indígenas de São Paulo, buscando aprofundar articulações com a Universidade na direção de objetivos comuns, baseados em concepções e práticas de cuidado em saúde. As ações promotoras de saúde, por sua vez, pressupõem a existência de ambientes onde sejam respeitados e protegidos os direitos civis, políticos, socioeconômicos e culturais das pessoas.

FERNANDO SANTANA DE PAIVA

Doutor em Psicologia pela UFMG. Professor de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) do departamento de Psicologia da UFJF. Coordenador e pesquisador do Núcleo Sujeitos, Política e Direitos Humanos (NUPSID) da UFJF.

GUSTAVO MARTINELI MASSOLA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo – Instituto de Psicologia (IP-USP, 1997), mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (IP-USP, 2001) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (IP-USP, 2005). Atualmente é professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. É orientador de doutorado no programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do IP-USP. Coordena o Convênio Acadêmico Internacional entre a Universidade de São Paulo e a Universidade Popular Autônoma do Estado de Puebla – México. É editor da revista Psicologia USP e membro da diretoria da Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia socioambiental, constituição psicossocial da identidade, psicologia social, e controle social.

JÁDER FERREIRA LEITE

Doutor em Psicologia Social pela URFN (2008). É professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da UFRN. Atualmente é membro da diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia/ANPEPP (biênio 2021/2022). Bolsista de produtividade em Pesquisa 2 – CNPq.

PATRÍCIA MOURA FERNANDES SILVA

Bacharela e psicóloga formada pelo Instituto de Psicologia da USP (2019). Especialização em Psicologia Hospitalar pelo HC-FMUSP (2022) em área específica de Nefrologia e Hemodiálise, Experiência em atividades de pesquisa e extensão universitária na “Rede de Atenção à Pessoa Indígena”, serviço do Instituto de Psicologia ligado ao Departamento de Psicologia Experimental, sendo então bolsista do Programa Aprender com Cultura e Extensão (2016). Realizou intercâmbio acadêmico para a Universidad de la Republica (2018), como Bolsista do Programa de Mobilidade Internacional Santander.

RAFAELA WADDINGTON ACHATZ

É mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo (USP), com coorientação no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP. É bacharela em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2013/2018). Integrante da Rede de Atenção à Pessoa Indígena, serviço oferecido pelo Instituto de Psicologia da USP; do Grupo de Pesquisa Ambiente, Diversidade e Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); do Grupo de Pesquisa em Etnologia, Linguística e Saúde Indígena (ETNOLINSI), ligado ao PPGA-UFBA e do Fórum sobre Violações de Direitos dos Povos Indígenas (FVDPI), ligado à Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP). Também é colaboradora do Programa de Psiquiatria Social e Cultural (PROSOL) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas na USP (IPq-HC/FMUSP). Temas de estudo: Saúde indígena, etnologia, psicanálise, etnopsiquiatria e psicologia cultural.

SAULO LUDERS FERNANDES

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. Professor adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas. Professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas. Realiza pesquisas e projetos na área de psicologia social com ênfase na luta pela garantia de direitos às comunidades tradicionais do semiárido.