Capa do livro: BIODINÂMICA DO MOVIMENTO HUMANO: <br>Reflexão, memória-história, contextos, produção do conhecimento

BIODINÂMICA DO MOVIMENTO HUMANO:
Reflexão, memória-história, contextos, produção do conhecimento

Autores: Souza, Sérgio Augusto Rosa de – Soares, Itânio da Silva – Lourenço, Isaac de Sousa – Navarro, Antonio Coppi (Orgs.)

O livro ‘Biodinâmica do Movimento Humano: Reflexão, Memória-História, Contextos, Produção do Conhecimento’ apresenta 37 textos, produzidos no todo e ou em parte, pelos integrantes do programa de pós-graduação stricto sensu em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (PPGEF/UFMA), ou seja, pesquisadores permanentes, colaboradores, alunos e parceiros. Para isto foi organizado em 4 partes, sendo: a parte 1 com um texto envolvendo a reflexão para a matematização dos estudos em relação as várias variáveis nas investigações referente ao esporte e a saúde. A parte 2 com dois textos, um envolvendo a recuperação da memória do futebol de areia, e outro uma narrativa histórica da termografia. Na parte 3, são trinta e um textos, que apresentam uma gama de contextos, conceitos, definições, envolvendo as interfaces do esporte e da saúde. E a parte 4 com mais três textos sobre a produção do conhecimento científico no que se refere aos fatores motivacionais para prática da atividade física e de modalidades esportivas.
Nesse sentido, são textos técnicos-científicos e produzidos, no âmbito do programa de pós-graduação stricto em Educação Física, Mestrado acadêmico - UFMA. Sendo assim, prezado leitor, nós o convidamos a uma agradável leitura.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5177-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-5178-6
DOI: 10.24824/978652515177.9
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 288
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 17
  • CAPÍTULO 1 ANÁLISE DE CORRESPONDÊNCIA MÚLTIPLA: um guia teórico para estudos na saúde e no esporte - 21
  • CAPÍTULO 2 O BEACH SOCCER NO MARANHÃO - 31
  • CAPÍTULO 3 HISTÓRIA DA TERMOGRAFIA INFRAVERMELHA E SUA APLICAÇÃO AO ESPORTE - 39
  • CAPÍTULO 4 ATIVIDADES PSICOMOTORAS E ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR - 65
  • CAPÍTULO 5 ATIVIDADE FÍSICA, ESTADO NUTRICIONAL PARENTAL, FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR - 69
  • CAPÍTULO 6 MÉTODO PILATES, FLEXIBILIDADE E RESISTÊNCIA MUSCULAR - 75
  • CAPÍTULO 7 O FUTSAL COMO PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E A SAÚDE MENTAL EM ADOLESCENTES - 81
  • CAPÍTULO 8 ALTERAÇÕES CARDÍACAS E DOR LOMBAR INESPECÍFICA - 85
  • CAPÍTULO 9 COMO A PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA PODE PREVENIR E TRATAR DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS COMO A DEPRESSÃO, ANSIEDADE E O ESTRESSE? - 89
  • CAPÍTULO 10 INSTRUMENTOS E VARIÁVEIS QUE ANALISAM A QUALIDADE DE VIDA, PREVALÊNCIA DE LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS E PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE DOR EM PRATICANTES DE TAEKWONDO - 93
  • CAPÍTULO 11 VALIDAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DA UNIVERSIDADE DE WASHINGTON SOBRE A QUALIDADE DE VIDA PARA PACIENTES COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO LARINGECTOMIZADOS - 101
  • CAPÍTULO 12 APTIDÃO FÍSICA, SONO, PRESSÃO ARTERIAL E QUALIDADE DE VIDA EM ESCOLARES ADOLESCENTES - 105
  • CAPÍTULO 13 DANÇA, ESTRESSE, DEPRESSÃO E ANSIEDADE EM MULHERES - 109
  • CAPÍTULO 14 COMPORTAMENTO CIRCADIANO EM AMBIENTE EXTREMO - 113
  • CAPÍTULO 15 ATIVIDADE FÍSICA E AMBIENTE CONSTRUÍDO - 117
  • CAPÍTULO 16 SEDENTARISMO, ATIVIDADE FÍSICA, FORÇA, QUALIDADE DE VIDA E CÂNCER - 123
  • CAPÍTULO 17 AVALIAÇÃO NEUROMOTORA, MORFOFISIOLÓGICA, CAPACIDADE FÍSICA E FUNÇÃO TÁTICA EM MODALIDADES ESPORTIVAS - 129
  • CAPÍTULO 18 FUNÇÃO AUTONÔMICA CARDÍACA, ATIVIDADE FÍSICA, FREQUÊNCIA CARDÍACA, PRESSÃO ARTERIAL, ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO E EXERCÍCIO RESISTIDO - 135
  • CAPÍTULO 19 TESTE DE DEGRAU DE 6 MINUTOS E LOMBALGIA CRÔNICA INESPECÍFICA - 139
  • CAPÍTULO 20 TREINAMENTO DE FORÇA E/OU TREINAMENTO FÍSICO COMBINADO E CARDIOPATIA - 145
  • CAPÍTULO 21 ATIVIDADE FÍSICA, CONCEITOS, CONTEXTOS, MÉTODOS DE AFERIÇÃO E O CRISTIANISMO - 151
  • CAPÍTULO 22 EFEITOS DA PRESSÃO ARTERIAL APÓS UMA SESSÃO AGUDA DE ATIVIDADE CARDIORRESPIRATÓRIA, OBSERVANDO O CONSUMO ALIMENTAR, CRONONUTRIÇÃO, EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES - 155
  • CAPÍTULO 23 OS POLIMORFISMOS GENÉTICOS FTO E PPAR-GAMMA, PERFIL ANTROPOMÉTRICO, NUTRICIONAL E QUIMIOTERAPIA - 161
  • CAPÍTULO 24 APLICATIVO MÓVEL, AVALIAÇÃO, MONITORAMENTO E CÂNCER - 169
  • CAPÍTULO 25 QUALIDADE DE ASSISTÊNCIA, INCAPACIDADE RELACIONADA A DOR E QUALIDADE DE VIDA NO CONTEXTO DA SAÚDE - 173
  • CAPÍTULO 26 EDUCAÇÃO EM SAÚDE E CÂNCER DE MAMA - 177
  • CAPÍTULO 27 POLIMORFISMO GENÉTICO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E CONSUMO ALIMENTAR - 181
  • CAPÍTULO 28 INSTRUMENTOS DE ANTROPOMETRIA, COMPOSIÇÃO CORPORAL E QUALIDADE DE VIDA - 187
  • CAPÍTULO 29 ANÁLISE DE DESEMPENHO NO FUTSAL - 191
  • CAPÍTULO 30 FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM POLICIAIS MILITARES - 195
  • CAPÍTULO 31 QUESTIONÁRIO BREVE DE HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADE FÍSICA EMOVE - 201
  • CAPÍTULO 32 TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E VALIDAÇÃO DO LOWER LIMB FUNCTIONAL INDEX PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO - 205
  • CAPÍTULO 33 FATORES QUE INFLUENCIAM A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS: delineamentos e possibilidades de manipulação - 209
  • CAPÍTULO 34 FLOOR FIGHT: experiência didática de uma proposta de esporte adaptado para pessoas com deficiências visuais - 233
  • CAPÍTULO 35 PRODUÇÃO CIENTIFICA DE ESTUDOS BRASILEIROS SOBRE OS FATORES MOTIVACIONAIS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA - 243
  • CAPÍTULO 36 FATORES MOTIVACIONAIS PARA A PRÁTICA DE TAEKWONDO E JUDÔ - 255
  • CAPÍTULO 37 DESCRIÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ESTUDOS SOBRE OS FATORES MOTIVACIONAIS PARA A PRÁTICA DE FUTSAL E FUTEBOL - 261
  • ÍNDICE REMISSIVO - 273
  • SOBRE OS ORGANIZADORES - 277
  • SOBRE OS AUTORES - 279
ANTONIO COPPI NAVARRO

Professor, pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação Física, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.
Doutor em Engenharia Biomédica (UMC).
Mestre em História da Ciência (PUC-SP).
Especialista em Supervisão, Administração, Coordenação da Educação Básica (UnG).
Graduado em Pedagogia (UnG).
Graduado em História-Licenciatura (PUC-SP).
Graduado em História-Bacharelado (PUC-SP).

ISAAC DE SOUSA LOURENÇO

Mestrando em Educação Física (UFMA).
Especialização Fisiologia do Exercício (Faculdade do Interior Paulista).
Especialização em Nutrição Esportiva (Faculdade Roraimense de Ensino Superior FARES).
Graduação em Educação Física-Bacharelado (UNIASSELVI).
Graduação em Educação Física-Licenciatura (Faculdades Integradas de São Paulo).

ITÂNIO DA SILVA SOARES

Mestrando em Educação Física (UFMA).
Especialização em Ensino da Educação Especial em uma Perspectiva de Inclusão (Instituto de Ensino Superior Franciscano).
Graduado em Educação Física-Licenciatura (UFMA).

SÉRGIO AUGUSTO ROSA SOUZA

Professor, pesquisador permanente no Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação Física, Universidade Federal do Maranhão, São Luís-MA, Brasil.
Doutor em Estudos da Criança (IE/Universidade do Minho).
Mestre em Lazer e Desenvolvimento Local (FCDEF/Universidade de Coimbra).
Especialização em Educação Física Escolar (UEM).
Graduado em Educação Física (UEM).

ALICE MENEZES GONÇALVES

Mestranda em Educação Física (UFMA).
Graduada em Educação Física (UFMA).

ALMIR VIEIRA DIBAI FILHO

Professor, pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação Física, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.
Doutor em Reabilitação e Desempenho Funcional (USP).
Mestre Fisioterapia (Unimep).
Especialista em Fisioterapia Fisiátrica (UFSCAR).
Graduado em Fisioterapia (Centro de Estudos Superiores de Maceió).

ANA KARINNE MORAIS CARDOSO

Mestrando em Educação Física (UFMA).
Especialização em Fisioterapia Hospitalar (Faculdade Inspirar).
Especialização em Saúde do Idoso (Universidade Estácio de Sá).
Graduada em Fisioterapia (Faculdade Santa Terezinha).
Graduada em Pedagogia (UEMA).

ANDRÉA DIAS REIS

Professora, pesquisadora permanente no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação Física, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.
Doutora em Ciências da Motricidade (UNESP).
Mestre em Saúde do Adulto e da Criança (UFMA).
Especialização em Gestão em Saúde (UEMA).
Espacialização em Treinamento Esportivo (Faculdade Pitágoras).
Graduada em Educação Física-Licenciatura (UFMA).

AUGUSTO RIBEIRO DE OLIVEIRA

Mestrando em Educação Física (UFMA).
Graduado em Educação Física (PUC-MG).

ÁVILA FABIANE DE OLIVEIRA FERNANDES

Mestranda em Educação Física (UFMA).
Especialização em Fisiologia Clínica do Exercício (UFSCAR).
Graduada em Fisioterapia (Universidade CEUMA).

BIANCA FERNANDA DE ALMEIDA SILVA

Mestranda em Educação Física (UFMA).
Graduada em Fisioterapia (Faculdade Santa Terezinha).
Bruno Fernando Pereira Pinto
Mestrando em Educação Física (UFMA).
Graduado em Educação Física-Licenciatura (UEMA-MA).

CARLOS EDUARDO NEVES AMORIM

Professor, pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação Física, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.
Doutor em Medicina (UNIFESP).
Especialização em Fisiologia do Exercício (Universidade Veiga de Almeida).
Graduação em Educação Física (Universidade de Marília).

CINTHYA WALTER

Professora, pesquisadora permanente no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação Física, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.
Doutora em Educação Física e Esporte (USP).
Mestre em Educação Física e Esporte (USP).
Especialização em Fisiologia do Exercício (Universidade Veiga de Almeida).
Graduada em Educação Física-Licenciatura (Universidade de Pernambuco).

CHRISTIANO EDUARDO VENEROSO

Professor, pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação Física, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.
Doutor Ciencias de la Actividad Fisica y del Deporte (Universidad de León).
Graduado em Educação Física (Centro Universitário Belo Horizonte).

CHRISTIAN EMMANUEL TORRES CABIDO

Professor, pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação Física, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.
Doutor em Ciências do Esporte (UFMG).
Mestre em Ciências do Esporte (UFMG).
Graduado em Educação Física (UFMG).

CLEUDIANE DIAS MARQUES

Mestranda em Educação Física (UFMA).
Especialização em Gestão e Supervisão Escolar (Instituto de Ensino Superior Franciscano).
Especialização em Educação Física Escolar (Instituto de Ensino Superior Franciscano).
Graduada em Educação Física (Instituto de Ensino Superior Múltiplo).

DANIELA BASSI DIBAI

Professora e pesquisadora nos programas de pós-graduação: Mestrado em Programas e Serviços de Saúde; Mestrado em Meio Ambiente; Mestrado e Doutorado em Odontologia da Universidade Ceuma).
Pós-Doutorado (UFSCAR).
Doutorado em Fisioterapia (UFSCAR / University of Chicago at Illinois).
Mestrado em Fisioterapia (UFSCAR).
Especialização em Fisioterapia Hospitalar (Hospital São Francisco).
Graduada em Fisioterapia (Centro Universitário Central Paulista).

DENILSON DE MENEZES SANTOS

Mestrando em Educação Física (UFMA).
Graduado em Educação Física-Licenciatura (UFMA).

DENÍLSON SILVA MARTINS

Mestrando em Educação Física (UFMA).
Graduado em Fisioterapia (Centro universitário Maurício de Nassau).
Graduado em Educação Física-Licenciatura (UFMA).

DÉBORA FERREIRA MORAES GUIMARÃES

Mestranda em Educação Física (UFMA).
Graduada em Educação Física-Bacharelado (UFMA).

DIEGO NUNES NAVARRO

Doutorando em Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia – USP).
Mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática (Universidade Federal do ABC).
Especialista em Gestão Escolar (USP).
Especialista em Docência e Gestão na Educação à Distância (UCAM).
Graduação em Química-Bacharelado (Universidade Federal do ABC).
Graduação em Química-Licenciatura (Universidade Federal do ABC).
Graduação Ciência e Tecnologia (Universidade Federal do ABC/ University of East London).

EDUARDO MENDONÇA PIMENTA

Doutor em Ciencias de la Actividad Fisica y del Deporte (Universidad de Léon).
Mestrado em Fisiologia do Exercício (Universidad de Léon).
Especialização em Treinamento Esportivo (UGF).
Graduado em Educação Física (UFMG).

EMANUEL PÉRICLES SALVADOR

Professor, pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação Física, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.
Doutor Nutrição e Saúde Pública (USP).
Mestre em Saúde Pública (USP).
Graduado em Educação Física (Universidade Estadual de Londrina).

FLÁVIO DE OLIVEIRA PIRES

Professor, pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação Física, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.
Doutor em Biotecnologia (UFMA).
Mestre em Educação Física (UFMG).
Especialização em Fisioterapia Esportiva (PUC-MG).
Graduado em Fisioterapia (Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG).

FLAVIO HENRIQUE BASTOS

Doutor em Educação Física e Esporte (USP).
Mestre em Educação Física e Esporte (USP).
Graduado em Educação Física (USP).

FRANCISCO BASILIO DA SILVA JUNIOR

Mestrando em Educação Física (UFMA).
Graduado em Fisioterapia (Faculdade Maurício de Nassau).

FRANCISCO EDUARDO LOPES DA SILVA

Mestrando em Educação Física (UFMA).
Graduado em Educação Física-Licenciatura (UFMA-Pinheiro).

FRANCISCO NAVARRO

Professor, pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação Física, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.
Doutor em Biologia de Sistemas (ICB-USP).
Mestre em Biologia de Sistemas (ICB-USP).
Graduado em Educação Física (ICB-USP).

GABRIEL MOREIRA PEREIRA

Mestrando em Educação Física (UFMA).
Graduado em Educação Física-Bacharelado (UFMA).

GABRIEL SANTOS DE CASTRO LIMA

Mestre em Educação Física (UFMA).
Especialização em Bases Fisiológicas do Treinamento Personalizado e Nutrição Esportiva (Faculdade de Empreendedorismo e Ciências Humanas).
Graduado EM Educação Física (Universidade CEUMA).

GUILHERME DE AZAMBUJA PUSSUELDI

Professor, pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação Física, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.
Doutor em Ciencias de la Actividad Fisica y del Deporte (Universidade de León).
Mestre em Ciências do Esporte (UFMG).
Especialização em Condicionamento Físico (Escola Superior de Educação Física de Muzambinho).
Graduado em Educação Física (Faculdade de Ciências da Saúde do Instituto Porto Alegre).

GUSTAVO DE SÁ OLIVEIRA LIMA

Mestrando em Educação Física (UFMA).
Graduado em Educação Física-Licenciatura (UEMA).

HERIKSON ARAUJO COSTA

Professor, pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação Física, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.
Doutor em Ciências da Saúde (UFMA).
Mestre em Saúde do Adulto e da Criança (UFMA).
Especialização em Medicina e Ciência do Esporte (UFMA).
Graduado em Educação Física-Licenciatura (UFMA).

ISABELLA CRISTINA LOIOLA DE MORAES PEREIRA

Mestranda em Educação Física (UFMA).
Especialização em Gestão de UAN (Universidade de Franca).
Graduada em Nutrição (UFMA).

JANAINA DE OLIVEIRA BRITO MONZANI

Professora, pesquisadora permanente no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação Física, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.
Pós-Doutorado (Universidade São Judas Tadeu).
Doutora em Ciência da Reabilitação (Universidade Nove de Julho/Wright State University).
Mestre em Educação Física (Universidade São Judas Tadeu).
Graduada em Educação Física (Universidade São Judas Tadeu).

JEAN LUIZ SOUZA MACIEL GOMES

Mestrando em Educação Física (UFMA).
Especialização em Treinamento Desportivo (UNIASSELVI).
Graduado em Educação Física-Licenciatura (Faculdade Pitágoras).

JHONATA BOTELHO PROTAZIO

Mestrando em Educação Física (UFMA).
Graduado em Educação Física - Bacharelado (UFMA).

JODIMAR RIBEIRO DOS REIS JUNIOR

Mestrando em Educação Física (UFMA).
Graduado em Educação Física-Bacharelado (UFMA).

JOYCE LUISE SABÁ ASSUNÇÃO

Mestranda em Educação Física (UFMA).
Fisioterapia em Terapia Intensiva (Faculdade Inspirar).
Graduada em Fisioterapia (Universidade CEUMA).

LEONARDO PEREIRA DA SILVA

Mestrando em Educação Física (UFMA).
Graduado em Educação Física-Licenciatura (UEMA).

LETÍCIA CAMPOS AGUIAR

Mestranda em Educação Física (UFMA).
Graduada em Educação Física-Licenciatura (UFMA).

LYRIAN LORENA FREIRE LIRA

Mestranda em Educação Física (UFMA).
Graudada em Educação Física - Bacharelado (Faculdade PITÁGORAS).

LUIS FELIPE CASTRO ARAÚJO

Mestrando em Educação Física (UFMA).
Especialização em Nutrição Esportiva (Faculdade Roraimense de Ensino Superior FARES).

MANOEL RENATO MUNIZ FARIAS

Mestrando em Educação Física (UFMA).
Especialização em Treinamento Desportivo (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá).
Especialização em Treinamento Desportivo (Faculdade Conhecimento e Ciência).
Graduado em Educação Física (UFMA).

MARCOS ANTONIO DO NASCIMENTO

Professor, pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação Física, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.
Doutor em Medicina Translacional (UNIFESP).
Especialização em Bases Metabólicas e Fisiológicas aplicadas à Atividade Física e Nutrição (ICB-USP).
Graduado em Educação Física (UMC).

MAYARA RAÍSSA DE MIRANDA BEZERRA

Mestranda em Educação Física (UFMA).
Graduada em Educação Física-Licenciatura (UEMA).

MATHEUS GOMES CASTRO

Mestre em Educação Física (UFMA)
Graduado em Educação Física (UFMA).

MATHEUS FELIPE JOSHUA SILVA LOPES

Mestrando em Educação Física (UFMA).
Graduado em Educação Física (Faculdade Pitágoras).

MICHELE MARIA DE OLIVEIRA SERRA

Mestranda em Educação Física (UFMA).
Graduado em Educação Física-Licenciatura (UFMA).

MICHELE MACEDO MORAES

Pós-Doutorado (UFMG).
Doutora Ciências do Esporte (UFMG).
Mestre em Ciências do Esporte (UFMG).
Graduada em Educação Física (UFMG).

MILLER GOMES DE ASSIS

Mestrando em Ciências do Esporte (UFMG).
Especialista em Ortopedia e Traumatologia (Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte).
Graduado em Medicina (UFMG).

NATHALIA COELHO GARCIA

Mestranda em Educação Física (UFMA).
Graduada em Educação Física (UFMA-Pinheiro).

NÁRJARA MARGARIDA TEIXEIRA DE FREITAS

Mestranda em Educação Física (UFMA).
Especialização em Ensino e Treinamento do Futebol e Futsal (Instituto de Ensino Superior Franciscano, IESF).
Graduada em Educação Física-Bacharelado (UNIASSELVI).
Graduada em Educação Física-Licenciatura (Universidade CEUMA).

PALOMA LAYS FONSECA MARINHO

Mestranda em Educação Física (UFMA).
Especialização em Docência em Educação Profissional e Tecnológica (Instituto Federal do Amapá).
Especialização em Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva (Faculdade Venda Nova do Imigrante).
Especialização em Educação à Distância (UNIP).
Especialização em Gestão e Docência no Ensino Superior (Faculdade de Teologia e Ciências Humanas).
Graduada em Educação Física-Licenciatura (Centro Universitário Claretiano).
Graduada em Pedagogia (Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz).

PLINIO DA CUNHA LEAL

Professor, pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação Física, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.
Doutor em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar (UNIFESP).
Mestre em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar (UNIFESP).
Especialização em Anestesiologia-Residência Médica (UNIFESP).
Especialização em Cuidados Paliativos (Sírio-Libanês).
Graduado em Medicina (UFMA).

POLIANE DUTRA ALVARES

Mestre em Educação Física (UFMA).
Especialização em Treinamento Esportivo (Faculdade Pitágoras).
Graduada em Educação Física-Licenciatura (UFMA).

RONALD SOUSA ARAUJO

Mestrando em Educação Física (UFMA).
Graduado em Educação Física-Licenciatura (UFMA).

ROSA MARIA ESTEVES ARANTES

Professora Titular (UFMG).
Ex-coordenadora Programa de Pós-Graduação em Patologia (UFMG).
Ex-vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular (UFMG).
Professora e Orientadora nos Programa de Pós-Graduação em Patologia (UFMG) e em Biologia Celular (UFMG).
Doutora em Biologia Celular (UFMG).
Mestre em Patologia (UFMG).
Especialização em Psychoanalysis (Círculo Psicanalítico de Minas Gerais).
Especialização em Clínica Médica-Residência (UFMG).
Especialização em Anatomia Patológica e Citopatologia do Hospital das Clínicas da UFMG (UFMG).
Especialização em Anatomia Patológica e Citopatologia (UFMG).
Graduada em Antropologia (UFMG).
Graduada em Medicina (UFMG).

THALIA MESQUITA DA LUZ

Mestranda em Educação Física (UFMA).
Graduada em Educação Física-Licenciatura (Faculdade Estácio de São Luis, MA).

THIAGO TEIXEIRA MENDES

Professor, pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação Física, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil.
Doutor em Ciências do Esporte (UFMG).
Mestre em Educação Física (UFMG).
Graduado em Educação Física (UFMG).

VIVIANNE DA SILVA BRAGA MARTINS

Mestre em Educação (UFMA).
Especialização em Enfermagem Obstétrica e Neonatal (Universidade CEUMA).
Especialização em Gestão de Serviços de Saúde e Hospital (Faculdade Atenas Maranhense).
Especialização em Educação Especial (UFMA).
Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UFMA).
Graduada em Enfermagem (Faculdade Santa Terezinha).
Graduada em Educação Física (UFMA).