Capa do livro: ESPAÇO, TEMPORALIDADES E O ENSINO DE HISTÓRIA – VOL. 2

ESPAÇO, TEMPORALIDADES E O ENSINO DE HISTÓRIA – VOL. 2

Autores: Irffi, Ana Sara Cortez – Junior, Darlan Reis – Camilo, Janaína Valéria (Orgs.)

O livro discute as relações entre as temporalidades e o espaço enquanto dimensão histórica, com suas implicações para o Ensino de História. A relação Tempo e Espaço se materializa nas ações humanas e se apresenta nas narrativas históricas, no ritmo das mudanças e permanências do meio histórico, na remodelação e reinterpretação das paisagens, na dinâmica de convivências entre as personagens, nas relações sociais de classe, nos conflitos e resistências do cotidiano. O leitor encontrará capítulos sobre as cinco regiões do Brasil e as diferentes possibilidades para o Ensino da História. Ele está dividido em três seções: I – Teoria e métodos; II – Meios e linguagens; III – Sujeitos e resistências. Ensinar e aprender História é uma prática que passa pela reflexão do Espaço e das Temporalidades. É o que pretendemos fazer com os textos dos nossos autores e autoras.



Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4936-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-4933-2
DOI: 10.24824/978652514936.3
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 340
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • Apresentando a série - 9
  • Apresentação - 11
  • Prefácio - 13
  • A relação espaço-tempo no ensino da História Regional e local: conflitos e resistências no meio histórico - 17
  • r Desenhos de um Brasil colonial: mapas e ensino de História - 35
  • Diálogos entre História Ambiental e História da Cartografia: propostas para pensar as relações com o espaço no ensino de História - 59
  • Nas fronteiras e nos sertões: as contribuições do estudo do espaço e suas ocupações para o ensino da História - 73
  • “O Coração da Terra”: questões de espaço, tempo e memória em torno do sertão - 89
  • A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB): um campo de possibilidades para ensinar e aprender História - 113
  • As ruas, os becos, os patrimônios: os tempos da cidade e o Ensino de História - 133
  • Ensino de História e (de novo?) a narrativa: notas para uma reflexão necessária - 157
  • Patrimônio edificado de Cajazeiras – PB (1920 a 1940): uma proposta de pesquisa e ensino de História - 173
  • Os tempos históricos no Ensino de História e nos estabelecimentos escolares - 189
  • Agricultura, ciência e instrução rural no Brasil do século XIX: aspectos da sociogênese de um campo - 205
  • “A memória vai à escola”: o que a Comissão Estadual da Verdade do Amapá tem a nos ensinar sobre o Ensino da Ditadura Civil-Militar? - 233
  • Colorindo o espaço escolar: gênero e sexualidade na formação inicial de professoras e professores de História no Amapá - 259
  • Exclusão e silenciamento: a história de vida de uma mulher trans na fronteira Brasil – Guiana Francesa - 283
  • Povos originários nos sertões do Mato Grosso do Sul: fontes para o ensino de História - 303
  • Índice remissivo - 329
  • Sobre os organizadores e autores - 335
ANA SARA CORTEZ IRFFI

Professora do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará – UFC. Possui Mestrado e Doutorado em História Social pela UFC. É bolsista do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará UFC.

DARLAN DE OLIVEIRA REIS JUNIOR

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Ceará, com pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense. Professor Associado do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri, docente do Mestrado Profissional em Ensino de História, PROFHISTÓRIA e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará. Membro do INCT- PROPRIETAS.

JANAÍNA VALÉRIA PINTO CAMILO

Doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Campinas – UNICAMP, onde desenvolveu, também, estágio pós-doutoral com o projeto “O mapa como documento histórico: As representações cartográficas dos séculos XVI ao XIX”. Atualmente é professora adjunta I do curso de História do Centro de Formação de Professores da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, professora colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Regional do Cariri – ProfHistória URCA e orientadora do projeto de iniciação científica O disegno da cidade: O patrimônio edificado de Cajazeiras – PB (1920 a 1940) que conta com bolsa do CNPq.

ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, professor do curso de Licenciatura em Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos da Universidade Federal do Amapá.

ANA PAULA DA CRUZ

Possui Doutorado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Cajazeiras (IFPB – Campus Cajazeiras).

CHAYENNE DA SILVA FARIAS CAMBRAIA

Licenciada em História e Mestra em Estudos de Fronteira pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira, ambos da Universidade Federal do Amapá.

FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA

Licenciado em História (UFPB). Doutor em Educação (UFRN). Pós-Doutor em Educação (UFF). Professor titular do IFRN
em cursos de graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (IFRN), em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT – Mestrado Profissional em Rede Nacional) e em Ensino – Posensino (UERN/IFRN/
UFERSA). Líder do Grupo de Estudos Trabalho, Educação e Sociedade (G-Tres).

GABRIEL PEREIRA DE OLIVEIRA

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (2012), mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros.

JOSÉ GERARDO BASTOS DA COSTA JÚNIOR

Licenciado em História (UECE), mestre em Ensino (Posensino – Associação ampla entre a UERN, o IFRN e a UFERSA). Professor de História do IFRN/Mossoró e pesquisador do Grupo de Estudos Trabalho, Educação e Sociedade (G-Tres).

JOSEAN RICARDO DE SOUZA E SILVA

Professora de História na Educação Básica e, desde a sua graduação, nunca saiu do chão da escola, com 20 anos de experiência entre educação no campo e no meio urbano, tendo como foco do seu labor um ensino de História focado em contestações das interpretações historicizantes relacionadas às permanências e descontinuidades no tempo em uma sociedade fundada e caracterizada pela desigualdade social, pelo racismo, pelo machismo e imposições aos gêneros e sexualidades percebidos fora das imposições normatizadas pela colonialidade europeia cristã. Em 2016, tendo a possibilidade de pesquisar e aperfeiçoar sua prática pesquisou a Heteronormatividade na Cultura Escolar do Amapá (obtendo o título de Mestre em Ensino de História), oportunidade na qual produziu e dirigiu o documentário educativo Colorindo.

JÚLIA MONNERAT BARBOSA

Professora Adjunta de Metodologia Ensino de História da Universidade Federal do Amapá, feminista e pensadora sobre o mundo a partir da identificação de sistemas de opressão e das possibilidades de resistência. Pesquisou Movimentos Grevistas no Rio de Janeiro entre 1945 e 1954 (para obtenção do título de Mestre em História pela UERJ), a relação entre produção literária e a militância no Partido Comunista nas trajetórias de Jorge Amado e Graciliano Ramos (para a obtenção do título de Doutora em História pela UFF), fez parte da Comissão Estadual da Verdade do Amapá e atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa Democracias e Ditaduras da UNIFAP, onde desenvolve pesquisas sobre história das mulheres e relações de gênero e da sexualidade, sobretudo a partir de questões relacionadas ao ensino de História.

KATIANA DE SOUSA VALE

Aluna do curso de História da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e bolsista CNPq com o projeto O disegno da cidade: O patrimônio edificado de Cajazeiras – PB (1920 a 1940).

KLEITON DE SOUSA MORAES

Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará. Possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor da disciplina de História do Brasil Contemporâneo e de Teoria da História.

MARCIO ANTÔNIO BOTH DA SILVA

Professor do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Investigador do INCT-Proprietas.

MARIA CELMA BORGES

Professora titular do curso de História, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Trabalha com as áreas de História Rural, Escravidão e Liberdade, História indígena e História e Movimentos Sociais. Integra a Rede Proprietas, INCT História Social das Propriedades e Direitos de Acesso.

MARIA LEOPOLDINA DANTAS MÁXIMO

Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Mestranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará – UFC, com área de concentração em História Social.

MARINA MONTEIRO MACHADO

Professora de História Econômica da Faculdade de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista do programa Prociência-UERJ. Vice coordenadora e pesquisadora fundadora do INCT Proprietas.

MAURA LEAL DA SILVA

Professora Adjunta de História do Brasil República da Universidade Federal do Amapá. Graduada em História pela mesma instituição (1994). Mestra em História pela PUC/SP (2007). Doutora em História pela UnB (2017). Atuou como professora da Educação Básica da Rede Pública do Estado do Amapá, entre os de 1992 a 2013. Foi comissionária da Comissão Estadual da Verdade do Amapá, entre os anos de 2013 e 2017. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa Ditaduras e Democracias, no qual desenvolve pesquisas nas áreas do Brasil República, com ênfase em estudos regionais, Ditadura Civil-Militar brasileira e do Amapá e do Ensino de História da ditadura.  

PEDRO PARGA RODRIGUES

Bolsista da Capes de pós-doutorado no PPGH-UFRRJ. Pesquisador do INCT Proprietas e do NUPEP.

VITOR WAGNER NETO DE OLIVEIRA

Professor associado do curso de História, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Trabalha com as áreas de História Social do Trabalho, História Regional Platina e História indígena.

VIVIAN LUIZ FONSECA

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Universidade Federal Fluminense (2006), mestrado (2009) e doutorado (2014) em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas – RJ. É Coordenadora do Programa de História Oral e da Licenciatura em História da Escola de Ciências Sociais/CPDOC da FGV, onde é Pesquisadora Plena e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais. É, ainda, Professora Adjunta do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/Maracanã), instituição na qual também atua como Docente do PROGRAMA de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA.