ANA SARA CORTEZ IRFFI
Professora do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará – UFC. Possui Mestrado e Doutorado em História Social pela UFC. É bolsista do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará UFC.
DARLAN DE OLIVEIRA REIS JUNIOR
Doutor em História Social pela Universidade Federal do Ceará, com pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense. Professor Associado do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri, docente do Mestrado Profissional em Ensino de História, PROFHISTÓRIA e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará. Membro do INCT- PROPRIETAS.
JANAÍNA VALÉRIA PINTO CAMILO
Doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Campinas – UNICAMP, onde desenvolveu, também, estágio pós-doutoral com o projeto “O mapa como documento histórico: As representações cartográficas dos séculos XVI ao XIX”. Atualmente é professora adjunta I do curso de História do Centro de Formação de Professores da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, professora colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Regional do Cariri – ProfHistória URCA e orientadora do projeto de iniciação científica O disegno da cidade: O patrimônio edificado de Cajazeiras – PB (1920 a 1940) que conta com bolsa do CNPq.
ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, professor do curso de Licenciatura em Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos da Universidade Federal do Amapá.
ANA PAULA DA CRUZ
Possui Doutorado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Cajazeiras (IFPB – Campus Cajazeiras).
CHAYENNE DA SILVA FARIAS CAMBRAIA
Licenciada em História e Mestra em Estudos de Fronteira pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira, ambos da Universidade Federal do Amapá.
FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA
Licenciado em História (UFPB). Doutor em Educação (UFRN). Pós-Doutor em Educação (UFF). Professor titular do IFRN
em cursos de graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (IFRN), em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT – Mestrado Profissional em Rede Nacional) e em Ensino – Posensino (UERN/IFRN/
UFERSA). Líder do Grupo de Estudos Trabalho, Educação e Sociedade (G-Tres).
GABRIEL PEREIRA DE OLIVEIRA
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (2012), mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros.
JOSÉ GERARDO BASTOS DA COSTA JÚNIOR
Licenciado em História (UECE), mestre em Ensino (Posensino – Associação ampla entre a UERN, o IFRN e a UFERSA). Professor de História do IFRN/Mossoró e pesquisador do Grupo de Estudos Trabalho, Educação e Sociedade (G-Tres).
JOSEAN RICARDO DE SOUZA E SILVA
Professora de História na Educação Básica e, desde a sua graduação, nunca saiu do chão da escola, com 20 anos de experiência entre educação no campo e no meio urbano, tendo como foco do seu labor um ensino de História focado em contestações das interpretações historicizantes relacionadas às permanências e descontinuidades no tempo em uma sociedade fundada e caracterizada pela desigualdade social, pelo racismo, pelo machismo e imposições aos gêneros e sexualidades percebidos fora das imposições normatizadas pela colonialidade europeia cristã. Em 2016, tendo a possibilidade de pesquisar e aperfeiçoar sua prática pesquisou a Heteronormatividade na Cultura Escolar do Amapá (obtendo o título de Mestre em Ensino de História), oportunidade na qual produziu e dirigiu o documentário educativo Colorindo.
JÚLIA MONNERAT BARBOSA
Professora Adjunta de Metodologia Ensino de História da Universidade Federal do Amapá, feminista e pensadora sobre o mundo a partir da identificação de sistemas de opressão e das possibilidades de resistência. Pesquisou Movimentos Grevistas no Rio de Janeiro entre 1945 e 1954 (para obtenção do título de Mestre em História pela UERJ), a relação entre produção literária e a militância no Partido Comunista nas trajetórias de Jorge Amado e Graciliano Ramos (para a obtenção do título de Doutora em História pela UFF), fez parte da Comissão Estadual da Verdade do Amapá e atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa Democracias e Ditaduras da UNIFAP, onde desenvolve pesquisas sobre história das mulheres e relações de gênero e da sexualidade, sobretudo a partir de questões relacionadas ao ensino de História.
KATIANA DE SOUSA VALE
Aluna do curso de História da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e bolsista CNPq com o projeto O disegno da cidade: O patrimônio edificado de Cajazeiras – PB (1920 a 1940).
KLEITON DE SOUSA MORAES
Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará. Possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor da disciplina de História do Brasil Contemporâneo e de Teoria da História.
MARCIO ANTÔNIO BOTH DA SILVA
Professor do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Investigador do INCT-Proprietas.
MARIA CELMA BORGES
Professora titular do curso de História, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Trabalha com as áreas de História Rural, Escravidão e Liberdade, História indígena e História e Movimentos Sociais. Integra a Rede Proprietas, INCT História Social das Propriedades e Direitos de Acesso.
MARIA LEOPOLDINA DANTAS MÁXIMO
Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Mestranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará – UFC, com área de concentração em História Social.
MARINA MONTEIRO MACHADO
Professora de História Econômica da Faculdade de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista do programa Prociência-UERJ. Vice coordenadora e pesquisadora fundadora do INCT Proprietas.
MAURA LEAL DA SILVA
Professora Adjunta de História do Brasil República da Universidade Federal do Amapá. Graduada em História pela mesma instituição (1994). Mestra em História pela PUC/SP (2007). Doutora em História pela UnB (2017). Atuou como professora da Educação Básica da Rede Pública do Estado do Amapá, entre os de 1992 a 2013. Foi comissionária da Comissão Estadual da Verdade do Amapá, entre os anos de 2013 e 2017. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa Ditaduras e Democracias, no qual desenvolve pesquisas nas áreas do Brasil República, com ênfase em estudos regionais, Ditadura Civil-Militar brasileira e do Amapá e do Ensino de História da ditadura.
PEDRO PARGA RODRIGUES
Bolsista da Capes de pós-doutorado no PPGH-UFRRJ. Pesquisador do INCT Proprietas e do NUPEP.
VITOR WAGNER NETO DE OLIVEIRA
Professor associado do curso de História, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Trabalha com as áreas de História Social do Trabalho, História Regional Platina e História indígena.
VIVIAN LUIZ FONSECA
Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Universidade Federal Fluminense (2006), mestrado (2009) e doutorado (2014) em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas – RJ. É Coordenadora do Programa de História Oral e da Licenciatura em História da Escola de Ciências Sociais/CPDOC da FGV, onde é Pesquisadora Plena e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais. É, ainda, Professora Adjunta do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/Maracanã), instituição na qual também atua como Docente do PROGRAMA de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA.