Autores: Rondini, Carina Alexandra - Galindo, Monica Abrantes
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-730-6
ISBN DIGITAL:978-65-5868-726-9
DOI: 10.24824/978655868730.6
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 162
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ANGELA MARIA SOUZA LIMA
Assistente Social/BSE/NAE/PRAE/UFSM, Coordenadora Financeira Movimento Negro Unificado/MNU, Fundadora do Coletivo Marias Bonitas Fazendo História, Integrante NEABI UFSM
CAMILA INCAU
Bolsista Capes nível doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciência (FC), Câmpus Bauru. Mestra em Ensino e Processos formativos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Câmpus São José do Rio Preto. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAs), Câmpus Assis.
CLARISSA MARIA MARQUES OGEDA
Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Marília (2020), linha Educação Especial. Graduada em Pedagogia pela mesma universidade (2017). Teve pesquisas financiadas pela Fundação De Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atuou como educadora do Programa de Atenção ao estudante Precoce com Comportamento de Superdotação (PAPCS) – UNESP/Marília. Atualmente é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Membro do Grupo de Pesquisa “Diferença, desvio e estigma” (UNESP/Marília).
DAMIÃO SILVA
Psicólogo, Neuropsicologo, Especialista em Altas Habilidades/Superdotação e Mestrando em Avaliação Psicológica – Universidade São Francisco
DENISE DE SOUZA FLEITH
É psicóloga, Ph.D. em Psicologia Educacional pelo National Research Center on the Gifted and Talented da University of Connecticut. Realizou pós-doutorado no National Academy for Gifted and Talented Youth, na University of Warwick, e na Universidade do Minho. É professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, pesquisadora colaboradora sênior no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar da UnB, e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Presidente atual do World Council for Gifted and Talented Children e membro do Conselho Técnico-científico da Rede Nacional Ciência para Educação.
FRANCINNE GONZALEZ ANDRIONI
Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Sudoeste Paulista (UniFSP), da qual foi membro da Comissão Organizadora de Eventos em Psicologia da UniFSP. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP, Bauru/SP). Especialização em Psicologia Comportamental e Cognitiva. Membro de dois Grupos de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA, superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento e; Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação (GIEPAHS). Foi bolsista e facilitadora de aprendizagem pelo Programa “Formação Didático-Pedagógica para Cursos de Modalidade a Distância” – UNIVESP/UNESP.
HUMBERTO PERINELLI NETO
Docente da Unesp/Ibilce/São José do Rio Preto.
JANAINA CHNAIDER
Psicóloga pela Universidade Mogi das Cruzes, Mestre e doutoranda em Psicologia pela PUC Campinas.
KETILIN MAYRA PEDRO
Graduada em Pedagogia, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos, e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista. Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Especial, Tecnologias Assistivas, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Altas Habilidades/Superdotação. Vice-líder do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação –GIEPAHS e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento”.
MÁRCIA ELIANE LEINDCKER DA PAIXÃO
Professora do Departamento de Fundamentos da Educação-UFSM; líder dos grupos de estudos e pesquisas feministas Elas e Metamorfose; Integrante do Comitê de Igualdade de Gênero da UFSM; docente no Curso de Especialização em Estudos de Gênero; coordenadora de projetos de extensão e pesquisa, vinculando gênero/feminismos, educação popular, teologia feminista e situação prisional.
MARIA CAROLINA DE ALENCAR PERY
Superdotada acadêmico-intelectual, em liderança e em artes. Bacharel em Farmácia e Bioquímica e especializada em Farmácia Clínica. Atua na área de ciências da saúde, na interface entre criação de produtos cosméticos, sustentabilidade e desenvolvimento humano. Em pesquisa, trabalha com os temas de saúde, diversidade e interseccionalidade de gênero, raça, classe social e neurodivergência, mais especificamente, altas habilidades ou superdotação.
MARINA PORTO
É psicóloga, mestre em Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde e doutora em psicologia pela Universidade Autônoma de Madri. É professora da Universidade Católica do Uruguai e na Universidade da Empresa do Uruguai. Pesquisadora nas áreas de criatividade, multiculturalismo e gênero, tendo publicado artigos sobre esses temas.
PATRICIA NEUMANN
Superdotada acadêmico-intelectual e em liderança. Bacharel em Psicologia. Licenciada em Filosofia. Mestra em Educação. Atua em Educação Especial na área de Altas Habilidades ou Superdotação. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Eduacação (GIEDH), na Unicentro/PR, e do Grupo Integrador de Extensão e de Pesquisa em Altas Habilidades/Superdotação (GIEPAHS), no IFPB/PB. Pesquisa a Teoria da Desintegração Positiva, sobre-excitabilidade, vida adulta, desenvolvimento socioemocional e interseccionalidade nas altas habilidades ou superdotação. Atua com psicoterapia, avaliação psicoeducacional, formação profissional em educação e saúde e produção científica na área da superdotação.
RENATA MUNIZ PRADO
É psicóloga e professora adjunta no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, no Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento. Realizou o mestrado e doutorado na mesma instituição no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, com período sanduíche na Florida State University. Membro delegada do World Council for Gifted and Talented Children. Autora e pesquisadora na área de superdotação e desenvolvimento de talentos.
ROSEMARY RODRIGUES DE OLIVEIRA
Doutora em Educação para a Ciência (FC/UNESP). Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Economia, Administração e Educação (FCAV/UNESP), e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino e Processos Formativos (UNESP Ilha Solteira/São José do Rio Preto/Jaboticabal). Realiza pesquisas sobre: gênero e sexualidades na educação em interface com os estudos feministas, decoloniais; formação de professores e ensino de ciências e biologia.
SAMIR BRUNE FERRAZ DE MORAIS
Superdotado acadêmico-intelectual, em artes, em esportes e em liderança. Licenciado em Física. Especialista em Educação Especial e Inclusiva, em Metodologia do Ensino Superior e em Ensino à Distância. Membro do Grupo Integrador de Extensão e de Pesquisa em Altas Habilidades/Superdotação (GIEPAHS), do IFPB/PB. É coautor de mais de 120 Conteúdos Digitais para Ensino de Física. Atua como organizador de Olimpíadas Nacionais e Internacionais do conhecimento em Física, Astronomia e Astronáutica desde 2018. Pesquisa Enriquecimento Curricular. Tem coordenado projetos de extensão em que se oferece Enriquecimento Curricular em Física, Astronomia e Astronáutica. Atua como professor de Física no Instituto Federal da Bahia (IFBA).
TATIANA DE CASSIA NAKANO
Docente permanente do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, pesquisadora da linha de Instrumentos e processos em avaliação psicológica. Visiting scholar na University of Califórnia –Berkeley (dez/2019 a dez/2020, bolsista Fapesp). Pós-Doutorado na Universidade São Francisco (2009, bolsista Fapesp), Mestrado e Doutorado em Psicologia pela PUC-Campinas (2003 e 2006, bolsista CNPq). Pesquisadora produtividade nível 2 CNPq. Ex-presidente e atual membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação, membro colaborador do Conselho Brasileiro para Superdotação e membro do grupo de trabalho Psicologia Positiva e Criatividade na Anpepp.
TATIANE NEGRINI
Professora do Departamento de Educação Especial/UFSM; líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social – GPESP/UFSM; Credenciada no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional/PPPG/UFSM; Coordenadora de projetos de pesquisa e extensão, destacando-se o GEIM – Grupo de Enriquecimento das Inteligências Múltiplas.
VERÔNICA LIMA DOS REIS
Graduação em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (USC Bauru). Especialização em Psicologia da Saúde: Práticas clínicas e hospitalares (UNESP Bauru). Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Bauru). Especialização em Neuropsicologia (Instituto Ampliatta Bauru). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Araraquara). Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista (UNESP Bauru).