Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5227-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-5228-8
DOI: 10.24824/978652515227.1
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 144
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
- PREFÁCIO - 13
- INTRODUÇÃO - 17
- LEITURA FÁCIL: contextualização histórica e conceitual - 23
- LEITURA FÁCIL: amparos jurídicos - 29
- LEITURA FÁCIL: perfil do público-alvo em potencial - 31
- PROPOSITURAS METODOLÓGICAS PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS EM LEITURA FÁCIL - 39
- IDENTIFICAÇÃO DO NÍVEL DE COMPREENSÃO DO PÚBLICO EM LEITURA FÁCIL - 43
- A AVALIAÇÃO EM LEITURA FÁCIL - 79
- A VALIDAÇÃO EM LEITURA FÁCIL - 87
- GUIA RÁPIDO DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS EM LEITURA FÁCIL - 95
- Identificação do nível de compreensão do público em Leitura Fácil - 97
- Adequação do conteúdo escrito – layout design - 101
- Avaliação do texto pelo adequador - 105
- Validação do texto pelo público - 111
OSILENE CRUZ
Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP). Mestra em Estudos Linguísticos e Estudos da Tradução (UFMG). Licenciada em Letras Português-Inglês (AEDB). Atua como professora adjunta no INES, nos cursos de graduação e pós-graduação. Professora permanente no curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (UFF/CMPDI) e professora visitante no Curso de Doutorado Ciências, Tecnologias e Inclusão (UFF/PGCTin). É líder de grupos de pesquisa dedicados à produção de materiais didáticos, formação docente, políticas linguísticas e educacionais, análise do discurso com base na Linguística Sistêmico-Funcional.
PAULA SANTOS
Mestranda em Diversidade e Inclusão pela UFF. Formada em Comunicação Social pela PUC-Rio e graduanda em Pedagogia Bilíngue pelo INES. É pós-graduada em Neuroeducação; Psipedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar; Psicomotricidade; Libras: Tradução/Interpretação e Educação de Surdos em perspectiva Bilíngue pelo INES. Na área da educação, já atuou em ambientes institucionais e terapêuticos. Atualmente, pesquisa e desenvolve materiais em Leitura Fácil para Educação Bilíngue (Libras/Português). Seus materiais são empregues com êxito no Ensino Superior de estudantes Surdos nas modalidades presencial, EAD e extensão universitária.