Autores: Miranda, Dayse Garcia - Pinheiro, Rodrigo Carlos - Freitas, Luciana (Organizadores)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4951-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-4952-3
DOI: 10.24824/978652514951.6
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
APRESENTAÇÃO..................................................11
Dayse Garcia Miranda
Rodrigo Carlos Pinheiro
Luciana Freitas
PREFÁCIO ..................................................13
Giselli Mara da Silva
LITERATURA SURDA: diversidade de cenários ..................................................17
Michelle Andrea Murta
Isabelle Cornelio Balbi Soza
Dinalva Andrade Martins
ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS: ressonâncias da prática pedagógica no discurso de docentes em formação..................................................27
Luciana Cardoso Araújo
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
O RECURSO IMAGÉTICO COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS COMO SEGUNDA LÍNGUA..................................................43
Dayse Garcia Miranda
Luciana Freitas
Vanessa Souza de Paula
A PRESENÇA DA INTERLÍNGUA NO TEXTO SURDO E A SEQUENCIAÇÃO NAS ATIVIDADES DE LÍNGUA
PORTUGUESA ESCRITA ..................................................59
Viviane Barbosa Caldeira Damacena
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA PARA SURDOS: uma proposta para o trabalho com verbos no infinitivo..................................................71
Andreia Chagas Rocha Toffolo
Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães
ENSINO DE LIBRAS COMO L2: uma proposta de material didático ..................................................85
Luciana Freitas
Rômulo Francisco de Souza
ETNOMATEMÁTICA SURDA EM ESCOLAS DE SURDOS: práticas discursivas sobre ensino de matemática..................................................95
Bruna Fagundes Antunes Alberton
“SURD@ ASSIM SURD@ ASSIM CULTURA ASSIM”: pessoas surdas como sujeitos de cultura..................................................111
Rodrigo Carlos Pinheiro
Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
INCLUSÃO DE SURDOS, ENSINO DE CIÊNCIAS E ATUAÇÃO DOS TRADUTORES E INTÉRPRETES EDUCACIONAIS DE LÍNGUA DE SINAIS/PORTUGUÊS NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM SALA DE AULA..................................................123
Vinícius Catão
VIDEOPROVAS EM LIBRAS: campo de atuação para tradutores e intérpretes educacionais..................................................139
Fernando Eustáquio Guedes
Carlos Henrique Rodrigues
ELAN: uma ferramenta acessível para a transcrição e análise de dados em pesquisas na área da surdez ..................................................161
Reginaldo Rodrigues da Silva
ÍNDICE REMISSIVO ..................................................173
SOBRE OS AUTORES..................................................175