Capa do livro: EDUCAÇÃO DE SURDOS: <br>reflexões e práticas

EDUCAÇÃO DE SURDOS:
reflexões e práticas

Autores: Miranda, Dayse Garcia - Pinheiro, Rodrigo Carlos - Freitas, Luciana (Organizadores)

Nos questionamos de que modo a aprovação de leis e outros dispositivos legais voltados para direitos linguísticos e educacionais das pessoas surdas tem, de fato, se convertido em ações e mecanismos que garantem o efetivo respeito a esses direitos. Dito de outra forma, como podemos ver, no cotidiano das pessoas surdas, o impacto dessa legislação de modo a trazer efetivas mudanças na educação de surdos? O livro “Educação de Surdos: reflexões e práticas”, de alguma forma, responde a esse questionamento trazendo para a discussão uma grande variedade de temas relacionados à educação de surdos e à Libras, mostrando alguns avanços alcançados, mas também os desafios enfrentados nesse processo.



Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4951-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-4952-3
DOI: 10.24824/978652514951.6
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

APRESENTAÇÃO..................................................11
Dayse Garcia Miranda
Rodrigo Carlos Pinheiro
Luciana Freitas
PREFÁCIO ..................................................13
Giselli Mara da Silva
LITERATURA SURDA: diversidade de cenários ..................................................17
Michelle Andrea Murta
Isabelle Cornelio Balbi Soza
Dinalva Andrade Martins
ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS: ressonâncias da prática pedagógica no discurso de docentes em formação..................................................27
Luciana Cardoso Araújo
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
O RECURSO IMAGÉTICO COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS COMO SEGUNDA LÍNGUA..................................................43
Dayse Garcia Miranda
Luciana Freitas
Vanessa Souza de Paula
A PRESENÇA DA INTERLÍNGUA NO TEXTO SURDO E A SEQUENCIAÇÃO NAS ATIVIDADES DE LÍNGUA
PORTUGUESA ESCRITA ..................................................59
Viviane Barbosa Caldeira Damacena
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA PARA SURDOS: uma proposta para o trabalho com verbos no infinitivo..................................................71
Andreia Chagas Rocha Toffolo
Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães
ENSINO DE LIBRAS COMO L2: uma proposta de material didático ..................................................85
Luciana Freitas
Rômulo Francisco de Souza
ETNOMATEMÁTICA SURDA EM ESCOLAS DE SURDOS: práticas discursivas sobre ensino de matemática..................................................95
Bruna Fagundes Antunes Alberton
“SURD@ ASSIM SURD@ ASSIM CULTURA ASSIM”: pessoas surdas como sujeitos de cultura..................................................111
Rodrigo Carlos Pinheiro
Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
INCLUSÃO DE SURDOS, ENSINO DE CIÊNCIAS E ATUAÇÃO DOS TRADUTORES E INTÉRPRETES EDUCACIONAIS DE LÍNGUA DE SINAIS/PORTUGUÊS NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM SALA DE AULA..................................................123
Vinícius Catão
VIDEOPROVAS EM LIBRAS: campo de atuação para tradutores e intérpretes educacionais..................................................139
Fernando Eustáquio Guedes
Carlos Henrique Rodrigues
ELAN: uma ferramenta acessível para a transcrição e análise de dados em pesquisas na área da surdez ..................................................161
Reginaldo Rodrigues da Silva
ÍNDICE REMISSIVO ..................................................173
SOBRE OS AUTORES..................................................175

DAYSE GARCIA MIRANDA
Doutora em Estudos de Linguagens pelo CEFET/MG, Mestre em Educação pela UFMG, especialista em Educação Inclusiva pela Fundação João Pinheiro e Psicóloga pela FUMEC. Atualmente, é professora no Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem da UFOP. É membro do Núcleo de Estudos de Libras, Surdez e Bilinguismo, NELiS.

RODRIGO CARLOS PINHEIRO
Doutor em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela UFMG, Mestre em Educação Matemática pela UFOP, especialista em Ensino de Matemática pela PUC Minas, especialista em Libras e Educação para Surdos pela Unopar e graduado em Matemática pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – Unibh. É docente no Centro Universitário Newton Paiva e na Pós-Graduação em Educação Matemática da Unipac. É, também, professor de Matemática no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS-BH). Membro do Grupo de Estudos sobre Numeramento (GEN) e do Grupo de Pesquisa de Etnomatemática na Universidade Federal de Ouro Preto.

LUCIANA FREITAS
Doutora e mestre em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. Pedagoga pelo Centro Universitário de Belo Horizonte –  Unibh. Especialista em Alfabetização e Letramento (UFSJ) e em Educação Inclusiva (IESDE). Tem experiência como alfabetizadora de crianças surdas na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e no Atendimento Educacional Especializado – AEE. Atua, também, como Especialista em Educação Básica no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS-BH). Além disso, desde 2020, atua na Diretoria de Educação Inclusiva e Diversidade Étnico-racial – DEID/SMED.