Capa do livro: ESTUDOS SOBRE OS REGISTROS VISUAIS, TÁTEIS E SIGNWRITING PARA AUXÍLIO DA COMUNIDADE COM SURDOCEGUEIRA<br>Coleção: Horizontes táteis: o mundo das escritas para surdocegos<br>VOLUME 1

ESTUDOS SOBRE OS REGISTROS VISUAIS, TÁTEIS E SIGNWRITING PARA AUXÍLIO DA COMUNIDADE COM SURDOCEGUEIRA
Coleção: Horizontes táteis: o mundo das escritas para surdocegos
VOLUME 1

Autores: França, Andressa - Costa, Maria da Piedade Resende da

Esta obra descreve os estudos direcionados às escritas de sinais para a surdocegueira, a fim de que haja avanços, análises e reflexões, com o intuito de dar visibilidade às comunidades surdocegas. Para isso, é preciso repensar as formas como têm sido construídas as estratégias para os processos de ensino, aprendizagem e acessibilidade, frente às tecnologias e avanços propostos.
O SignWriting foi descrito detalhadamente para desmistificar o estereótipo de um registro complexo, impreciso e confuso. Como toda e qualquer escrita de uma língua – seja ela direcionada à língua oral ou sinalizada – demanda de estudos sistematizados, treinamentos e práticas constantes, a fim de que haja avanços gradativos de domínio, até se chegar ao alcance da proficiência.
Os dados a respeito das escritas de sinais ainda permanecem escassos, diante deste estudo, mas comprovam a vivacidade de seu uso em diferentes campos. A área da Ciência da Computação se destacou pela complexidade dos materiais desenvolvidos para a comunidade surda, ainda que não tenham apresentado adaptações para indivíduos com baixa visão ou cegos. Frente à surdocegueira, não foram encontradas inovações específicas sobre escritas táteis, demonstrando a fragilidade do processo de ensino e aprendizagem, principalmente, para os sinalizantes que dependem de constante transposição linguística para a compreensão de informações em diferentes sistemas e códigos.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5401-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-5402-2
DOI: 10.24824/978652515401.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 150
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

APRESENTAÇÃO....................................................9
As Autoras
PREFÁCIO ....................................................11
Fátima Elisabeth Denari
CAPÍTULO 1 MEMÓRIA E ESCRITA: correlações e desenvolvimento ....................................................13
CAPÍTULO 2 A ESCRITA DAS LÍNGUAS ORAIS E SINALIZADAS: factual relevância....................................................19
CAPÍTULO 3 SIGNWRITING EM FOCO: perspectivas e possibilidades ....................................................43
CAPÍTULO 4 O PERCURSO PARA O ESTUDO ....................................................59
CAPÍTULO 5 O QUE APONTAM OS ESTUDOS SOB DUAS PERSPECTIVAS: o registro escrito visual e tátil da língua de sinais.................................................69
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................123
REFERÊNCIAS....................................................127
ÍNDICE REMISSIVO ....................................................147

ANDRESSA FRANÇA
Licenciada em Letras, habilitação Português/Espanhol na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialista em Gestão da Aprendizagem e Educação Cognitiva (Unicesumar). Especialista em Neuropsicopedagogia (Faculdade Metropolitana). Mestre em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - bolsista Capes). Doutoranda em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - bolsista Capes).

MARIA DA PIEDADE RESENDE DA COSTA
Psicóloga e Pedagoga pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Fonoaudióloga pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Foi professora dos Departamentos de Psicologia e de Metodologia do Ensino da Universidade Federal da Paraíba e do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos com orientação no mestrado e doutorado e supervisão de pós-doutorado. Possui publicações em livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados. Livros em Surdocegueira: Descobrindo a Surdocegueira (2005 1ª edição); Surdocegueira: Estudos e Reflexões (2015); Surdocegueira por Síndrome de Usher (2016); Surdocegueira: Níveis e Formas de Comunicação (2016).