Capa do livro: Tratado de semiótica musical:<br> A linguagem do samba - Batucada Brasileira

Tratado de semiótica musical:
A linguagem do samba - Batucada Brasileira

Autores: Nícia Ribas D'ávila

Resgatando as origens do Samba, ouvindo, executando e grafando suas vertentes musicais afro-brasileiras (Candomblé, Umbanda, MPB, Batucadas e Baterias das Escolas de Samba) durante mais de 40 anos, a fim de dedicar-se à “linguagem rítmico-melódica”, a autora diplomou-se na Escola Semiótica de Paris, Universidade Sorbonne, Paris III, para a elaboração da análise do texto musical “Batucada” – O samba em percussões. Coloca-se aqui o grande mérito das teorias semióticas aplicadas, e de seus fundadores e Mestres, Algirdas Julien Greimas e Jean-Claude Coquet. Desses pilares surge o presente Tratado, numa inédita Teoria Semiótica Musical Daviliana, cuja Forma da Expressão e a do Conteúdo se revelam isentas de qualquer significação verbal.

A autora, mestre e doutora sob a direção e orientação desses eminentes professores, e pós-doutorada (sob a direção de Jean-Claude Coquet), constrói seu Corpus desde os primórdios das percussões no Brasil, conciliando seu domínio com a linguagem popular e a acadêmica, sendo percussionista, professora, pianista, maestrina, linguista, semioticista, artista plástica e poetisa.

Nícia descobriu e musicalmente grafou o “Motivo do Balanço” e seu “Núcleo Sêmico” nesta obra (aquele que “faz-mexer” mediante a “ginga” que o Samba provoca), responsável pelo sucesso do Carnaval do Rio de Janeiro que atrai o turismo internacional ao Maior Espetáculo da Terra.

Trata-se de uma pesquisa inédita do SAMBA, cujas percussões respondem pela autonomia do sistema, como um autêntico fenômeno Musical Brasileiro, na admirável trajetória acadêmico-científica da autora.

Nícia tocou seu repique na Bateria nota Dez da “União da Ilha” no Carnaval do Rio, em 1988, agradecendo o Batismo da Escola de Samba francesa “Unidos da Tia Nícia” (E.S.U.T.N.) ao Mestre Paulão, e à ”Escola de Samba União da Ilha do Governador” – Bateria Estandarte de Ouro/1985.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1850-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-1846-8
DOI: 10.24824/978652511850.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 382
Formato do Livro: 21x28 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 15
  • CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES - 17
  • A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO - 25
  • O “CORPUS” - 69
  • A BATUCADA É UM CONJUNTO SIGNIFICANTE - 77
  • ANÁLISE SEMIÓTICA – TEORIA OBJETAL DE ALGIRDAS-JULIEN GREIMAS - 169
  • ANÁLISE SEMIÓTICA – TEORIA SUBJETAL DE JEAN-CLAUDE COQUET - 193
  • VARIANTES DO PROCESSO NO SISTEMA BATUCADA - 341
  • BIBLIOGRAFIA - 355
  • A GRAMÁTICA DO CONTEÚDO EM SEMIÓTICA MUSICAL - 367
  • PERCURSO GERATIVO DA SIGNIFICAÇÃO MUSICAL: Teoria daviliana - 371
  • ÍNDICE REMISSIVO - 375
  • CURRICULUM VITAE LATTES – RÉSUMÉ - 379
NÍCIA RIBAS D'ÁVILA

Tendo estudado no Conservatório Musical de Santos (SP) desde a adolescência, Prof.ª Dr.ª Nícia Ribas D’Ávila obteve os seguintes títulos: Diploma de Teoria Musical aplicada ao ensino instrumental (piano); diploma de Composição, Canto Coral, História da Música e Ciências Biológicas aplicadas à Música. Anos mais tarde, aperfeiçoando-se em piano (diploma Federal), tornou-se concertista, e especializou-se em Educação Musical.
Continuando seus estudos acadêmicos, após diplomar-se em Escola Normal, concluiu as faculdades de Estudos Sociais, Pedagogia, e Educação Artística no IAP – Instituto de Artes do Planalto - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), formando-se em Regência de Coro, Banda e Orquestra. Dentre as disciplinas cursadas, surge a Semiótica de Charles S. Peirce, vivenciada durante 5 anos. Esta abriu caminho a seus estudos e pesquisas em Semiótica Francesa, precipuamente aqueles dirigidos pelos eminentes mestres drs. Algirdas-Julien Greimas e Jean-Claude Coquet.
Mais tarde, na França, após mestrado em Éducation Musicale - Université D’Aix-Marseille, dedicou-se, em Paris, ao aprendizado desses grandes Mestres, concluindo primeiramente o DEA (equivalente ao Mestrado - diploma de Estudos Avançados em Linguística e Fonética na Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle, opção Semiótica e Linguagens. Na continuidade desses estudos, concluiu o Doutorado em Ciências da Linguagem, com a tese intitulada “Approche sémiotique du fait musical brésilien Batucada” (menção máxima “très bien”, equivalente a distinção e louvor), cuja revalidação, pela competência linguística, foi outorgada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com equivalência ao doutorado em Linguística – Semiótica.
No Brasil, implementou suas teorizações semióticas e submeteu-as à apreciação em eventos científicos internacionais, a exemplo de Congressos em Siena e Urbino, na Itália; Albi, na França; em Lisboa (Fundação Calouste Gulbenkian); e por inúmeros encontros em Paris com o prof. dr. Jean-Claude Coquet, na Universidade de Paris VIII, e no Café Rostand – Jardim Luxembourg/1998), que a orientava, outrossim, em seus estudos pós- doutorais na “Semiótica Subjetal”.
No Brasil, após 10 anos de credenciamento na UNESP-Bauru, no Programa de Pós-graduação em Comunicação Midiática, e durante 5 anos no programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de Marília, acumulou larga experiência na construção metalinguística e aplicabilidade da Semiótica na Comunicação verbal, não-verbal (visual, musical) e sincrética (publicidade televisiva, cinema, jingles etc). Seu trabalho fundamenta-se nas Teorias Semióticas da Escola de Paris (Greimas e Coquet, para a linguagem verbal); e na Teoria Semiótica Daviliana (para a não-verbal e sincrética): a dos tracemas, na semiótica visual; e a dos sonoremas, na semiótica musical. Em sua teorização define o Percurso Gerativo do Sentido na linguagem musical (popular e erudita), e na visual e sincrética, enfatizando cada nível de estruturação do Conteúdo - sem prescindir da Expressão - em suas respectivas Formas e Substâncias indispensáveis para a Semiosis.
Possui pós-doutorado na Université de Paris VIII - Vincennes-Saint-Denis – com o professor Jean Claude Coquet (1998, 2000 e 2005) em Semiótica Subjetal, e  nessa mesma instituição (1999), assistida pelo prof. Dr. Michel Costantini, onde fora convidada a ministrar a disciplina “Sémiotique musicale et publicité;  e, como conferencista, na Sorbonne Panthéon - Paris I, com o tema “Semiotique Visuelle et Publicité”, quando apresentou sua teorização para a semiótica visual, somente publicada em 2003, com o título  “Rythme Statique, Syncope et Figuralité”, in: “Sémiotique du Beau”, pela editora L’Harmattan.
Em 2005, desenvolveu outros estudos pós-doutorais com o prof. Dr. Jean-Claude Coquet em “Semiótica das Instâncias”, na Universidade de Paris VIII; e com o prof. Dr. François Rastier em “Semiótica das Culturas”, na Universidade de Paris X. Nesse mesmo ano, ministrou conferências na Sorbonne Paris V - Université René Descartes, a convite da prof.ª Dr.ª Anne-Marie Houdebine.
Os pilares de suas pesquisas constituem-se no ritmo, na síncopa e na poeticidade, verificáveis, em parte, nas seguintes publicações: Revue Marges Linguistiques (Albi, França, 2000; 2 artigos na Visio - Revue Internationale de Sémiotique Visuelle (Laval-Québec, Canadá), 2003, pela Associação Internacional de Semiótica Visual (AISV);  “Semiótica Sincrética Aplicada”, livro publicado em 2007 pela Editora Arte & Ciência (SP); Revue Dégrés (Bruxelas, Bélgica), com o artigo “Niemeyer, sémiotique spatiale et idéologie”. Pour une théorisation de la figurativité visuelle”, em 2014; e o livro intitulado “Semiótica Verbal e Sincrética, verbo-visual e verbo-musical”. Teorias e Aplicabilidade. Editora Canal6, Bauru, 2015.  
Na eterna busca do sentido articulado em significação, seus cursos desenvolveram-se sob forma direcionada à preocupação pedagógico-didática com a Educomunicação, com a Coordenação motora, o Multiletramento e a Formação de docentes das Letras, da Comunicação Midiática, da Psicomotricidade, da Música, das Artes...